segunda-feira, 25 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 55 (25 de Junho de 2018)
(Andorra la Vella - Cascante)
Ontem à noite, por volta das 22 horas, fomos brindados com um fogo-de-artifício que foi lançado em Andorra-a-Velha. Todas as pessoas que se encontravam no parque de campismo saíram para fora das autocaravanas para apreciar o fogo-de-artifício, possivelmente para comemorar o S. João. Curiosamente há cerca de 35 anos quando tínhamos estado também aqui em Andorra, num parque de campismo em Santa Júlia de Lória, também assistímos numa das noites ao lançamento de um espectacular fogo-de-artifício.
A noite esteve fresca e no parque de campismo havia bastantes autocaravanas.
De manhã após o pequeno-almoço e a manutenção das águas da autocaravana saímos com destino a Zaragoza, mais concretamente ao centro comercial Plaza. A finalidade era de aí estacionar e pernoitar ou então na AS da gasolineira Repsol (área de Zaragoza-Bonárea).
Ao chegarmos não nos pareceu ser boa ideia a de pernoitar em nenhuma das opções que estavam planeadas. Aproveitámos esta paragem no centro comercial “Plaza” para efectuar algumas compras no supermercado ali existente “Hipersimply Plaza” e também para almoçar num dos restaurantes. Após o almoço seguimos para a AS de Cascante onde chegámos por volta das 15,45 horas. Na AS já se encontravam mais 2 autocaravanas.

As de Cascante, Espanha

“Cascante” é um município de Espanha na província e comunidade autónoma de Navarra.
“Cascante” é uma cidade localizada entre o “Parque Natural de Bardenas Realesz” e a cordilheira de “Moncayo” e deve o seu nome à antiga vila celtiberiana de “anmax / caiscata”, que mais tarde se tornaria na cidade romana de “Cascantum”. A passagem dessas culturas deixou em “Cascante” um rico património histórico e arqueológico.
No século XIX foram instaladas fábricas de fósforos (primeira fábrica de fósforos espanhola), farinhas e fornos que gradualmente transformaram a cidade.
A cidade foi o berço de pessoas famosas, como o moderno escultor internacional Manuel Clemente Ochoa, o frade, escritor e teólogo Málon Echaide e a primeira mulher santa de Navarra, Santa Vicenta María López Y Vicuña.
Depois de devidamente instalados começámos a nossa visita pelos “Arcos del Romero”.
Os “Arcos del Romero” são um conjunto de 39 arcos semicirculares formando uma arcada, cuja data de construção é do século XVII. Esta arcada com os 39 arcos semicirculares faz a ligação da cidade à Igreja da “Basílica de Nossa Senhora do Romero” e tem como principal finalidade a de proteger do mau tempo os peregrinos e visitantes.

"Arcos do Romero" e ao fundo a "Basílica de Nossa Senhora do
Romero" em Cascante, Espanha

"Arcos do Romero" em Cascante, Espanha

A "arcada" formada pelos "Arcos do Romero" em Cascante,
Espanha

O monumento principal e mais imponente desta cidade é a “Basílica de Nossa Senhora do Romero” que é uma igreja barroca, cuja construção data do século XVII, tendo sido construída sobre as fundações de uma antiga igreja do século XII que havia sido devastada por um incêndio.
Não foi possível entrar na igreja por a mesma se encontrar fechada.

"Basílica de Nossa Senhora do Romero" em Cascante, Espanha

A “Basílica de Nossa Senhora do Romero” e o parque Romero ficam situados na parte mais alta da cidade.
O parque de Romero tem um ponto de vista magnífico que domina todo o vale de “Queiles”. Ali no parque encontra-se instalado o Museu Etnográfico de Cascante, que mantém vivas as memórias e tradições locais da cidade.

Vista desde o "Parque do Romero" da cidade de Cascante,
Espanha

No Parque Romero também se encontra o monumento dedicado ao frade, escritor e teólogo “Pedro Málon de Echaide” em homenagem à sua extensa obra literária e religiosa.

Monumento dedicado ao frade, escritor e teólogo, "Pedro Málon
de Echaide" em Cascante, Espanha

Monumento dedicado ao frade, escritor e teólogo 
"Pedro Málon de Echaide" em Cascante, Espanha

Na “Praça dos Fueros” encontra-se a “Igreja da Assunção” que é de estilo gótico do século XVI.
Não foi possível visitar a igreja por a mesma se encontrar fechada.

"Igreja da Assunção" em Cascante, Espanha

Algumas fotos da cidade de Cascante.





Estacionamento e pernoita na AS de Cascante, (coordenadas N 41º 59’ 35”  W 01º 41’ 17” )
Percurso de Andorra La Vella ao centro comercial Plaza em Zaragoza, 307 Kms
Percurso do centro comercial Plaza em Zaragoza para Cascante, 98 Kms
Percorridos no dia, 405 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário