quarta-feira, 6 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 36 (06 de Junho de 2018)
(Hermanville sur Mer – Bénouville – Caen – Beuvron en Auge - Honfleur)
 Após o pequeno-almoço e efectuada a manutenção das águas saímos com destino a Bénouville onde chegámos por volta das 9,00 horas. A nossa principal visita era a famosa “Ponte Pegasus”.


Ali chegados tivemos imensa sorte pois a ponte estava levantada, com o trânsito devidamente cortado e imensa gente já ali se encontrava para fazer essa visita que é imprescindível para a compreensão da história da 2ª guerra mundial.


"Ponte Pegasus" em Bénouville, França

"Ponte Pegasus" em Bénouville, França

"Ponte Pegasus" em Bénouville, França

Canhão de protecção na "Ponte Pegasus", em Bénouville, França


A “Ponte Pegasus” é o nome pelo qual ficou baptizada a ponte basculante sobre o “Canal de Caen” em Bénouville, na região da Normandia na França.
Durante a “Segunda Guerra Mundial” e na noite que antecederia o “Dia D”, “Desembarque da Normandia” por parte das tropas Aliadas, soldados paraquedistas da 6ª Divisão Aerotransportada Britânica, transportados em planadores “Horsa” e comandados pelo “Major John Howard”, tomaram de assalto a “Ponte de Bénouville” sobre o “Canal de Caen”.

Memorial ao "Major John Howard", em Bénouville, França

Memorial ao "Major John Howard", em
Bénouville, França

Dos seis planadores designados para esta missão, cinco deles conseguiram pousar a cerca de 200 metros da ponte, sem serem notados pelas tropas alemãs. Devido a esta situação de total surpresa, os soldados paraquedistas da 6ª Divisão Aerotransportada Britânica, tomaram imediatamente de assalto a ponte sofrendo apenas 2 baixas, o Tenente Denholm Botheridge que foi mortalmente alvejado após lançar uma granada para um “ninho” de metralhadora que protegia a ponte, (sendo assim a primeira vítima morta pelas tropas alemãs durante a Invasão da Normandia) e o Cabo Greenhlgh que morreu afogado após o planador onde se encontrava ter pousado.
Originalmente a “Ponte Pegasus” tinha o nome de “Bénouville”, mas foi rebatizada em homenagem aos paraquedistas britânicos que tomaram a ponte durante a “Batalha da Normandia”. O nome “Pegasus” deriva da insígnia que os militares britânicos aerotransportados ostentavam no seu uniforme, uma imagem de um cavalo alado, “Pégaso”.
Esta ponte basculante foi desmontada e removida para um museu próximo do local e em seu lugar, em 1994, foi erigida outra ponte, de características semelhantes, porém mais comprida e com uma elevação mais rápida.
A tomada da “Ponte Pegasus” era de uma importância estratégica e militar muito grande já que a mesma permitia a travessia do Canal de Caen de uma maneira mais rápida e fácil e que os alemães também usavam esta ponte para enviar mantimentos e reforços para as suas tropas ao longo das praias da Normandia. Com a tomada da ponte pelos Aliados as tropas alemãs ficavam assim privadas de receber mantimentos e reforços nessa zona e assegurava que durante o desembarque do “Dia D” as tropas Aliadas ficavam assim com os flancos protegidos e a sua progressão no terreno seria muito mais fácil.
Todos os anos, durante o aniversário do “Dia D”, são organizadas reconstituições da tomada da ponte.
A Ponte e os seus acessos estão classificados como Monumentos Históricos.
Após esta visita saímos com destino a Caen mais precisamente ao parque de estacionamento do “Memorial de Caen”, tendo chegado por volta das 10,15 horas.


O parque já estava cheio mas uma saída de uma autocaravana possibilitou o nosso estacionamento.
Apelidada de “A Cidade Dourada, a cidade de Caen é uma cidade do departamento de Calvados, da região administrativa da Normandia, França.
Caen é bastante conhecida pelas suas construções erguidas durante o reinado de “Guilherme o Conquistador” que foi o primeiro rei normando da Inglaterra, que governou de 1066 até à sua morte em 1087 e que era descendente de invasores “Vikings”, e também devido às batalhas da segunda guerra mundial, as quais deixaram a cidade práticamente destruída e a sua reconstrução só foi completada em 1962.
A cidade de Caen, localizada a poucos quilómetros das praias de desembarque, e seus arredores eram estrategicamente muito importantes para permitir às tropas Aliadas a construção de aeródromos uma vez que essa zona é muito plana e as mais abertas da Normandia, pelos que os comandantes da aviação Aliada queriam a região para construir uma base aérea.
A cidade de Caen só foi tomada pelos Aliados no dia 09 de Julho de 1944, depois de dois meses de uma sangrenta batalha com duros e intensos combates com muitas baixas civis e cerca de 50.539 militares mortos ou feridos.
Depois de devidamente estacionados deslocámo-nos de autocarro, “Bus” até ao centro da cidade, cada bilhete custou 1,50 € e fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas da cidade, tendo a nossa visita começado precisamente pela “Igreja de São Pedro”, a qual se encontra com obras exteriores (limpeza externa devido aos danos provocados pelas bombas durante a segunda guerra mundial).
A “Igreja de São Pedro”, “Église de Saint-Pierre”, de estilo gótico e renascentista e construída durante os séculos XIII a XVI.

Igreja de São Pedro em Caen, França

Nave e altar da Igreja de São Pedro em Caen, França

Altar da Igreja de São Pedro em Caen, França




"Santo António" na Igreja de São Pedro em Caen, França


Em seguida subimos até ao Castelo de Caen que se localiza próximo da Igreja de São Pedro.


Vista panorâmica do Castelo de Caen, França e da sua entrada
através da porta para a cidade "Porte sur la Ville"

O Castelo de Caen encontra-se construído numa pequena elevação, encontrando-se na actualidade no meio da cidade de Caen. Com uma área de 5,5 hectares, é um dos maiores castelos da Europa Ocidental e mantém as características essenciais da estratégia e política da Dinastia Normanda.
O castelo possui duas portas de entrada, a “Porta para a Cidade”, “Porte sur la Ville” e a “Porta para os Campos”, “Porte des Champs”.
Actualmente o castelo serve como um museu que acolhe:
            O Museu das Belas Artes de Caen
            O Museu da Normandia, juntamente com muitas exposições periódicas sobre
                          artes e história, na residência do castelo
            O “Erário Público da Normandia”, “Échiquier de Normandie” usado
                          temporariamente como galeria de exposições, onde esteve situada a
                           corte da Normandia.
            A Igreja de São Jorge, “Église Saint-Georges”
Um jardim que mostra plantas cultivadas na Idade Média.
           
Uma das portas de entrada no Castelo de Caen, França, a
"Porta para os Campos", "Porte des Champs"

Igreja de São Jorge no Castelo de Caen, França

"Museu da Normandia" no castelo de Caen, França

O "Erário Público da Normandia" no castelo do Caen, França

Exposição presente no "Erário Público da Normandia" no
castelo de Caen, França

Estátua o "Estudante" no castelo de Caen, França

Estátua do guerreiro "Antoine Bourdelle" no
castelo de Caen, França

Estátua de "Auguste Rodin" no castelo de
Caen, França


Do topo das muralhas temos umas excelentes vistas sobre a cidade de Caen.

Vista da cidade de Caen, França

Vista da cidade de Caen, França

O Castelo de Caen encontra-se classificado como Monumento Histórico.
Continuámos a nossa visita até à “Abadia das Mulheres”
A “Abadie Sainte-Trinité, ”Abadia da Santíssima Trindade”, também conhecida como “Abadia das Damas” ou “Abadia das Mulheres”, do século XI, é um antigo mosteiro de mulheres em Caen.
Inicialmente fundada como um mosteiro beneditino de freiras, tendo sido dispersa e reprimida pela Revolução Francesa e em 1823 o Conselho Municipal da Cidade decidiu transferir para ali o antigo “Hôtel-Dieu” passando assim a ser utilizado como um hospital. A partir de 1908 passou a funcionar como um lar de idosos e agora a casa para o Conselho Regional da Baixa Normandia. O complexo inclui a igreja da abadia.

"Hotel Dieu" em Caen, França

"Hotel Dieu" em Caen, França

"Hotel Dieu" em Caen, França

"Hotel Dieu" em Caen, França

Fachada da igreja de Santo Egídio, "Saint Gilles" do
complexo da "Abadia da Santíssima Trindade" em Caen, França

Porta da igreja de Santo Egídio, "Saint Gilles" do complexo da
"Abadia da Santíssima Trindade" em Caen, França

Nave e altar da igreja de Santo Egídio, "Saint Gilles" do
complexo da "Abadia da Santíssima Trindade" em Caen, França

Pia baptismal da igreja de Santo Egídio, "Saint Gilles" do 
complexo da "Abadia da Santíssima Trindade" em Caen, França

A “Abadie de Saint-Étienne”, “Abadia de Santo Estevão” também conhecida como “Abadia dos Homens”, do século XI, é um antigo mosteiro beneditino da cidade de Caen, dedicado a “Santo Estevão” e é um dos edifícios românicos mais importantes da Normandia. Actualmente funcionam ali os serviços da prefeitura “Hotel de Ville”.

A "Abadia dos Homens" em Caen, França

Em seguida passeámos um pouco pelas ruas da cidade.

"Palácio da Justiça" em Caen, França






Após esta visita efectuada no centro da cidade de Caen, regressámos novamente de autocarro “Bus” ao parque de estacionamento do “Memorial de Caen”.
Optámos por não visitar o memorial e após termos almoçado prosseguimos a nossa viagem até Beuvron-en-Auge, tendo chegado por volta das 15,30 horas.



“Beuvron-en-Auge” é uma aldeia do departamento de Calvados da região administrativa da Normandia, França e fica a leste de Caen.
A aldeia encontra-se localizada ao longo da rua principal que apresenta bastantes flores pelas bordas da estrada e com as suas belas casas em tipo enxaimel e na sua maioria são casas do século XVII.
Muitas das casas são agora bares, cafés, creperias, etc. e lojas que comercializam produtos locais e outras lojas de antiguidades e ateliês de artistas.
“Beuvron-en-Auge” faz parte da rota da “Rota da Cidra da Normandia”. Esta rota da cidra é uma rota que se encontra devidamente assinalada e que passa por várias aldeias e vários produtores de cidra na região.
“Beuvron-en-Auge” é uma aldeia dedicada exclusivamente para o turismo.
“Beuvron-en-Auge” encontra-se classificada entre as mais belas aldeias de França.
Passeámos um pouco descontraidamente de modo a podermos apreciar toda esta beleza e pacatez desta bela aldeia.













Casa classificada como um monumento histórico em que nos apresenta excelentes detalhes na madeira com rostos e padrões esculpidos.





Após esta breve visita continuámos a nossa viagem até à cidade de Honfleur.
Chegados à AS de Honfleur por volta das 18,00 horas, era impressionante o número de autocaravanas ali estacionadas, cerca de 150. As tomadas eléctricas disponíveis na AS não são suficientes para as autocaravanas que ali estacionam e como tal nós e muitos outros não conseguimos efectuar a ligação da electricidade.
Esta AS de Honfleur é paga, 11 € por um período de 24 horas, incluindo a manutenção de águas e electricidade.
Honfleur localiza-se no departamento de Calvados, na região administrativa da Normandia, França, na margem esquerda do rio Sena e aos pés da “Ponte da Normandia”.
Honfleur cidade fortificada do século XIV, quase não sofreu estragos durante a segunda guerra mundial tendo sido poupada pelos bombardeamentos, sendo libertada no dia 25 de Agosto de 1944 da ocupação alemã, pela 1ª Brigada de Infantaria Belga, conhecida como a “Brigada Piron”, conforme o nome do seu comandante, coronel Jean-Baptiste Piron.
Antiga cidade portuária normanda é uma das cidades mais bonitas de França e é famosa pelo seu ambiente de cidade pequena e sendo também o seu velho porto muito apreciado pelas casas geminadas com as suas belas fachadas coloridas. O reflexo dos barcos e casas na água atrai os olhares de artistas e turistas pelo que é um dos locais mais fotografados.
A cidade no século XVIII atraiu e inspirou grandes nomes do movimento impressionista, tais como Claude Monet e Gustave Coubert para formar a “escola de Honfleur”.
O porto de Honfleur actualmente recebe apenas pequenos barcos e elegantes iates.
O velho porto de Honfleur e as casas em torno do mesmo encontram-se classificados como Monumentos Históricos.
Após o jantar ainda fomos fazer um pequeno passeio a pé até à vila, mais precisamente até ao porto e como primeira impressão, foi algo surpreendente e fantástica. A zona do porto encontrava-se apinhada de gente e os seus bares e restaurantes estavam também com muita gente.
Pudemos apreciar a luz do pôr do sol incidindo sobre as fachadas coloridas das casas que se reflectiam na água do porto e nos proporcionava toda esta beleza.
Estacionamento e pernoita na AS de Honfleur, (coordenadas N 49º 25’ 10”  E 0º 14’ 30”)
Percurso de Hermanville-sur-Mer a Bénouville, 8 Kms
Percurso de Bénouville a Caen, 13 Kms
Percurso de Caen a Beuvron en Auge, 41 Kms
Percurso de Beuvron en Auge a Honfleur, 45 Kms
Percorridos no dia, 107 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário