Espanha e França 2018
Dia 43 (13 de Junho de 2018)
(Bergues – Dunquerque – Malo les Bains -
Bergues)
A manhã apresenta-se com poucas
nuvens mas o vento frio mantém-se.
Neste parque de estacionamento
destinado às autocaravanas em Bergues passaram a noite 20 autocaravanas, sendo
que a maioria delas já são de diversos países, essencialmente Alemãs,
Holandesas e Belgas.
Após o pequeno-almoço saímos para Dunquerque onde chegámos por volta das 9,30 horas e estacionámos na Avenida da
República François Miterrand.
Dunquerque é uma cidade portuária
no norte de França, no departamento do “Nord”, da região dos “Altos da França”
e situada a 10 Kms da fronteira com a Bélgica. Está ligada por ferry-boat a
Ramsgate e Dover em Inglaterra.
O nome de Dunquerque provém do “neerlandês”
(também conhecida como língua holandesa ou holandês), que significa “igreja nas
dunas”.
Dunquerque é o terceiro maior
porto francês e é também uma cidade industrial, dependente do aço, indústria
alimentar, refinação do petróleo, estaleiros navais e indústria química.
Dunquerque foi muito fustigada
durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido palco da célebre “Batalha de
Dunquerque” que recebeu o nome de código de “Operação Dínamo”, e que tinha como
objectivo resgatar por via marítima em dois dias cerca de 45 mil soldados da
“Força Expedicionária Britânica” que se encontravam encurralados por uma
divisão panzer das tropas alemãs no “Canal da Mancha”.
Esta “Operação Dínamo” também
conhecida como “Milagre de Dunquerque”, (nas palavras de Winston Churchill),
foi considerada como uma das maiores retiradas estratégicas da história militar
tendo estado envolvidas 222 embarcações de guerra e 665 embarcações organizadas
por civis (navios mercantes, corvetas, navios de transporte, rebocadores,
navios costeiros, embarcações fluviais, salva-vidas, barcos de pesca e outras
embarcações pequenas).
A “Operação Dínamo” acabou por se
prolongar por nove dias de (26 de Maio a 4 de Junho de 1940) e permitiu
resgatar 338.226 soldados aliados por via marítima da cidade de Dunquerque até
à cidade de Dover na Inglaterra. Durante esta operação 68.000 soldados foram
mortos, feridos ou capturados. Das tropas resgatas cerca de 80 mil foram em
barcos civis, alguns dos quais pequenos e transportados em grupos de 6 a 200
soldados. Os soldados resgatados durante esta operação eram, britânicos 59%,
franceses 39% e 2% eram da Bélgica ou Holanda.
A “Operação Dínamo” ocorreu
debaixo de um bombardeamento constante dos aviões nazistas que tentam impedir a
evacuação das tropas, enquanto pilotos britânicos, canadenses e poloneses
lutaram para manter o céu desimpedido dos aviões nazistas. Este intenso combate
aéreo culminou com bastantes aviões abatidos, 84 aviões da força aérea real
(RAF) e 78 aviões da Luftwaffe, das forças aéreas nazistas.
O vice almirante da Marinha Real
Inglesa foi o estratega e responsável pela “Operação Dínamo” e também por
planejar e comandar as forças navais aliadas na invasão da Normandia em 1944 e
muitas vezes referido como o “Dia D”, esta que foi a maior invasão por mar da
história.
*
O local onde estacionámos em
Dunquerque dista cerca de 25 minutos a pé até ao centro da cidade. Em seguida
fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas e
verificámos que a temperatura estava nos 15º C. O Posto de Turismo de
Dunquerque funciona na “Torre do Campanário”, “Tour de Beffroi”. Este
campanário originalmente era a torre medieval de sino da igreja de
“Saint-Eloi”, “Santo Eloi” que foi parcialmente destruída durante um incêndio
no ano de 1558. Entretanto a nova igreja foi reconstruída mas o campanário
ficou separado da igreja por uma parte das ruínas da primeira igreja.
Actualmente o campanário encontra-se separado da igreja por uma rua.
O Campanário construído no ano de
1440, é uma torre quadrada em tijolo, medindo 15 metros na sua base e com uma
altura de 58 metros, sendo a base de estilo românico e a parte superior de
estilo gótico. Este campanário tem seis andares e apresenta um carrilhão de 48
sinos. No piso térreo funciona o Posto de Turismo.
O campanário encontra-se
classificado como Património Mundial da UNESCO e Monumento Histórico.
Torre do Campanário "Tour de Beffroi" em
Dunquerque, França
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A Igreja de “Saint-Eloi”, “Santo Eloi”,
apelidada de “Catedral das Areias” de estilo gótico, foi construída no ano de
1560.
No interior da igreja encontram-se
os restos mortais do famoso corsário francês “Jean Bart”.
Igreja de Santo Elói em Dunquerque, França |
Portal de entrada da Igreja de Santo Elói em
Dunquerque, França
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Nave e altar mor da Igreja de Santo Elói em
Dunquerque, França
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Jean Bart foi um corsário francês
que ficou célebre pelos seus sucessos no reinado de Luis XIV, para quem
trabalhava e que o fará nobre em 1694, como recompensa por todos os serviços
prestados à coroa.
Este corsário era conhecido principalmente por atacar os barcos mercantes holandeses.
Este corsário era conhecido principalmente por atacar os barcos mercantes holandeses.
Continuámos o nosso percurso até
à “Tour du Leughenaer” é uma torre octogonal de 30 metros de altura e 7,50
metros de diâmetro, construída no ano de 1450.
Esta torre ou farol tinha como
finalidade a vigilância do porto.
A “Tour du Leughenaer” (leugenaar
antiga palavra holandesa que significa "mentiroso"), ficou também
conhecida como “Torre do Mentiroso”, pois segundo a lenda, o farol ali
instalado enviava sinais falsos aos barcos que por ali passavam para que estes
encalhassem num dos muitos bancos de areia ali existentes a fim de serem presos
e saqueados.
A “Tour du Leughenaer” é o
monumento mais antigo de Dunquerque e encontra-se classificada como Monumento
Histórico.
Esta torre é a última torre das
28 que formavam o muro defensivo da cidade no século XV.
A "Torre de Leughenaer" em Dunquerque, França |
Em seguida vimos o edifício da
Câmara Municipal, “Hôtel de Ville” do século XIX de estilo neo-flamengo e que
apresenta um campanário de 75 metros de altura. O campanário encontra-se
listado como património mundial da UNESCO, entre os campanários da Bélgica e da
França.
"Hotel de Ville" em Dunquerque, França |
A antiga "Porta da Marina" em Dunquerque, França |
Vista do porto de Dunquerque em França |
Vista do porto de Dunquerque em França |
Após esta visita regressámos à
autocaravana e fomos para Malo-les-Bains onde chegámos por volta das 13,00
horas e estacionámos no parque “Maison de Quartier du Méridiien”. Do
estacionamento à praia são menos de 5 minutos.
Malo-les-Bains é uma importante
estância balnear e turística e a sua praia com 4 kms de extensão no Mar do
Norte, é a principal praia de Dunquerque, sendo chamada de “rainha das praias
do norte. Esta praia foi um dos locais da “Operação Dynamo” em 1940 (evacuação
das tropas britânicas após o avanço das tropas alemãs).
Após termos almoçado fomos
passear um pouco pela cidade e também pela avenida junto à praia.
A praia
encontra-se práticamente deserta o céu está sem qualquer
nuvens mas o vento frio mantem-se.
Praia em Malo-les-Bains, França |
Praia em Malo-les-Bains, França |
Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Malo-les-Bains,
França
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Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Malo-les-Bains,
França
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Nave e altar mor da Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração
em Malo-les-Bains, França
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Nave e altar mor da Igreja de Nossa Senhora do
Sagrado Coração em Malo-les-Bains, França
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Altar mor da Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração em
Malo-les-Bains, França
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Memorial das vítimas civis das 1ª e 2ª Guerras Mundiais em
Malo-les-Bains, França
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Memorial das vítimas civis das 1ª e 2ª Guerras Mundiais em
Malo-les-Bains, Franla
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Ao fim do dia regressámos
novamente para Bergues.
Estacionamento e pernoita num
parque de estacionamento destinado ás autocaravanas, (coordenadas N 50º 57’ 56”
E 02º 26’ 09”)
Percurso de Bergues a Dunkerque,
12 Kms
Percurso de Dunkerque a Malo les
Bains, 3 Kms
Percurso de Malo les Bains a
Bergues, 15 Kms
Percorridos no dia, 30 Kms
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