quarta-feira, 13 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 43 (13 de Junho de 2018)
(Bergues – Dunquerque – Malo les Bains - Bergues)
A manhã apresenta-se com poucas nuvens mas o vento frio mantém-se.
Neste parque de estacionamento destinado às autocaravanas em Bergues passaram a noite 20 autocaravanas, sendo que a maioria delas já são de diversos países, essencialmente Alemãs, Holandesas e Belgas.
Após o pequeno-almoço saímos para Dunquerque onde chegámos por volta das 9,30 horas e estacionámos na Avenida da República François Miterrand.
Dunquerque é uma cidade portuária no norte de França, no departamento do “Nord”, da região dos “Altos da França” e situada a 10 Kms da fronteira com a Bélgica. Está ligada por ferry-boat a Ramsgate e Dover em Inglaterra.
O nome de Dunquerque provém do “neerlandês” (também conhecida como língua holandesa ou holandês), que significa “igreja nas dunas”.
Dunquerque é o terceiro maior porto francês e é também uma cidade industrial, dependente do aço, indústria alimentar, refinação do petróleo, estaleiros navais e indústria química.
Dunquerque foi muito fustigada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido palco da célebre “Batalha de Dunquerque” que recebeu o nome de código de “Operação Dínamo”, e que tinha como objectivo resgatar por via marítima em dois dias cerca de 45 mil soldados da “Força Expedicionária Britânica” que se encontravam encurralados por uma divisão panzer das tropas alemãs no “Canal da Mancha”.
Esta “Operação Dínamo” também conhecida como “Milagre de Dunquerque”, (nas palavras de Winston Churchill), foi considerada como uma das maiores retiradas estratégicas da história militar tendo estado envolvidas 222 embarcações de guerra e 665 embarcações organizadas por civis (navios mercantes, corvetas, navios de transporte, rebocadores, navios costeiros, embarcações fluviais, salva-vidas, barcos de pesca e outras embarcações pequenas).
A “Operação Dínamo” acabou por se prolongar por nove dias de (26 de Maio a 4 de Junho de 1940) e permitiu resgatar 338.226 soldados aliados por via marítima da cidade de Dunquerque até à cidade de Dover na Inglaterra. Durante esta operação 68.000 soldados foram mortos, feridos ou capturados. Das tropas resgatas cerca de 80 mil foram em barcos civis, alguns dos quais pequenos e transportados em grupos de 6 a 200 soldados. Os soldados resgatados durante esta operação eram, britânicos 59%, franceses 39% e 2% eram da Bélgica ou Holanda.
A “Operação Dínamo” ocorreu debaixo de um bombardeamento constante dos aviões nazistas que tentam impedir a evacuação das tropas, enquanto pilotos britânicos, canadenses e poloneses lutaram para manter o céu desimpedido dos aviões nazistas. Este intenso combate aéreo culminou com bastantes aviões abatidos, 84 aviões da força aérea real (RAF) e 78 aviões da Luftwaffe, das forças aéreas nazistas.
O vice almirante da Marinha Real Inglesa foi o estratega e responsável pela “Operação Dínamo” e também por planejar e comandar as forças navais aliadas na invasão da Normandia em 1944 e muitas vezes referido como o “Dia D”, esta que foi a maior invasão por mar da história.
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O local onde estacionámos em Dunquerque dista cerca de 25 minutos a pé até ao centro da cidade. Em seguida fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas e verificámos que a temperatura estava nos 15º C. O Posto de Turismo de Dunquerque funciona na “Torre do Campanário”, “Tour de Beffroi”. Este campanário originalmente era a torre medieval de sino da igreja de “Saint-Eloi”, “Santo Eloi” que foi parcialmente destruída durante um incêndio no ano de 1558. Entretanto a nova igreja foi reconstruída mas o campanário ficou separado da igreja por uma parte das ruínas da primeira igreja. Actualmente o campanário encontra-se separado da igreja por uma rua.
O Campanário construído no ano de 1440, é uma torre quadrada em tijolo, medindo 15 metros na sua base e com uma altura de 58 metros, sendo a base de estilo românico e a parte superior de estilo gótico. Este campanário tem seis andares e apresenta um carrilhão de 48 sinos. No piso térreo funciona o Posto de Turismo.
O campanário encontra-se classificado como Património Mundial da UNESCO e Monumento Histórico.

Torre do Campanário "Tour de Beffroi" em
Dunquerque, França

 A Igreja de “Saint-Eloi”, “Santo Eloi”, apelidada de “Catedral das Areias” de estilo gótico, foi construída no ano de 1560.
No interior da igreja encontram-se os restos mortais do famoso corsário francês “Jean Bart”.

Igreja de Santo Elói em Dunquerque, França

Portal de entrada da Igreja de Santo Elói em
Dunquerque, França



Nave e altar mor da Igreja de Santo Elói em
Dunquerque, França

Jean Bart foi um corsário francês que ficou célebre pelos seus sucessos no reinado de Luis XIV, para quem trabalhava e que o fará nobre em 1694, como recompensa por todos os serviços prestados à coroa.
Este corsário era conhecido principalmente por atacar os barcos mercantes holandeses.

Estátua de "Jean Bart" em Dunquerque, França

Continuámos o nosso percurso até à “Tour du Leughenaer” é uma torre octogonal de 30 metros de altura e 7,50 metros de diâmetro, construída no ano de 1450.
Esta torre ou farol tinha como finalidade a vigilância do porto.
A “Tour du Leughenaer” (leugenaar antiga palavra holandesa que significa "mentiroso"), ficou também conhecida como “Torre do Mentiroso”, pois segundo a lenda, o farol ali instalado enviava sinais falsos aos barcos que por ali passavam para que estes encalhassem num dos muitos bancos de areia ali existentes a fim de serem presos e saqueados.
A “Tour du Leughenaer” é o monumento mais antigo de Dunquerque e encontra-se classificada como Monumento Histórico.
Esta torre é a última torre das 28 que formavam o muro defensivo da cidade no século XV.

A "Torre de Leughenaer" em Dunquerque, França

Em seguida vimos o edifício da Câmara Municipal, “Hôtel de Ville” do século XIX de estilo neo-flamengo e que apresenta um campanário de 75 metros de altura. O campanário encontra-se listado como património mundial da UNESCO, entre os campanários da Bélgica e da França.

"Hotel de Ville" em Dunquerque, França

Algumas fotos de Dunquerque


A antiga "Porta da Marina" em Dunquerque, França

Vista do porto de Dunquerque em França

Vista do porto de Dunquerque em França



Após esta visita regressámos à autocaravana e fomos para Malo-les-Bains onde chegámos por volta das 13,00 horas e estacionámos no parque “Maison de Quartier du Méridiien”. Do estacionamento à praia são menos de 5 minutos.
Malo-les-Bains é uma importante estância balnear e turística e a sua praia com 4 kms de extensão no Mar do Norte, é a principal praia de Dunquerque, sendo chamada de “rainha das praias do norte. Esta praia foi um dos locais da “Operação Dynamo” em 1940 (evacuação das tropas britânicas após o avanço das tropas alemãs).




Após termos almoçado fomos passear um pouco pela cidade e também pela avenida junto à praia. 
A praia encontra-se práticamente deserta o céu está sem qualquer nuvens mas o vento frio mantem-se.

Praia em Malo-les-Bains, França

Praia em Malo-les-Bains, França






Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Malo-les-Bains,
França

Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Malo-les-Bains,
França

Nave e altar mor da Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração
em Malo-les-Bains, França

Nave e altar mor da Igreja de Nossa Senhora do
Sagrado Coração em Malo-les-Bains, França

Altar mor da Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração em
Malo-les-Bains, França

Memorial das vítimas civis das 1ª e 2ª Guerras Mundiais em
Malo-les-Bains, França

Memorial das vítimas civis das 1ª e 2ª Guerras Mundiais em
Malo-les-Bains, Franla
Ao fim do dia regressámos novamente para Bergues.
Estacionamento e pernoita num parque de estacionamento destinado ás autocaravanas, (coordenadas N 50º 57’ 56”  E 02º 26’ 09”)
Percurso de Bergues a Dunkerque, 12 Kms
Percurso de Dunkerque a Malo les Bains, 3 Kms
Percurso de Malo les Bains a Bergues, 15 Kms
Percorridos no dia, 30 Kms

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