sexta-feira, 22 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 52 (22 de Junho de 2018)
(Uzèrche – Saint Amand de Coly – Castelnaud la Chapelle - Foix)
Na AS de Uzèrche passaram a noite 30 autocaravanas, sendo 27 de matrícula francesa, 1 britânica, 1 espanhola e 1 portuguesa, a nossa.
Após o pequeno-almoço saímos para “Saint-Amand-de-Coly” onde chegámos por volta das 9,00 horas e estacionámos num parque de estacionamento à entrada da vila.


“Saint-Amand-de-Coly”, localiza-se entre dois vales arborizados do vale Vézère, na região administrativa da “Nova Aquitânia” do departamento “Dordonha” e a cerca de 20 Kms de Sarlat-la-Canéda.
A vila tem o nome de “Saint Amand” que era um eremita que vivia na encosta em uma gruta e que tinha vindo evangelizar a região, no século VI.
“Saint-Amand-de-Coly” encontra-se classificada entre as mais belas aldeias de França.
Como o Posto de Turismo se encontrava fechado dado a hora em que aqui chegámos, optámos por passear um pouco por esta pequena vila.

Posto de Turismo de "Saint-Amand-de-Coly", França

Considerada a mais bela igreja fortificada da “Dordonha”, a Igreja da Abadia de Saint-Amand-de-Coly data do século XII e encontra-se cercada pelos restos de um recinto fortificado. Reconstruída em grande parte entre os séculos XIX e XX, a igreja foi construída nos restos da antiga Abadia Agostiniana do século XII.
A igreja de estilo românico apresenta também elementos de estilo gótico.
A Igreja da Abadia de Saint-Amand-de-Coly encontra-se classificada como Monumento Histórico.

"Igreja da Abadia de Saint-Amand-de-Coly", França

"Igreja da Abadia de Saint-Amand-de-Coly",
França

Nave e altar-mor na "Igreja da Abadia de Saint-
Amand-de-Coly", França

Pia na "Igreja da Abadia de Saint-Amand-de-Coly".
França

Restos do recinto fortificado da "Abadia de Saint-Amand-de-Coly",
França

Algumas fotos desta pequena vila de “Saint-Amand-de-Coly” que é muito turística e muito conhecida pela sua arquitectura típica da Dordonha, com as suas casas em pedra e ardósias de Sarlat.

"Saint-Amand-de-Coly", França

"Mairie" de "Saint-Amand-de-Coly", França


Casa da Abadia em "Saint-Amand-de-Coly", França





Esta visita é algo rápida já que a vila é pequena e em seguida saímos para “Castelnaud-la-Chapelle” onde chegámos por volta das 10,40 horas. Estacionámos num parque gratuito destinado às autocaravanas e que fica localizado no centro da vila.
A vila medieval de “Castelnaud-la-Chapelle” situa-se num pico rochoso na confluência do rio “Dordonha” e o vale de “Céou”, na região administrativa da “Nova Aquitânia” do departamento “Dordonha” e a cerca de 15 Kms Sarlat-la-Canéda.
“Castelnaud-la-Chapelle” encontra-se classificada entre as mais belas aldeias de França.
A parte baixa da vila de “Castelnaud-la-Chapelle” fica situada à beira do rio “Dordogne”, com local de estacionamento, alguns bares / restaurantes e um agradável espaço verde.




A partir deste local é sempre a subir até chegarmos ao castelo que é o ponto mais alto da vila.

"Castelnaud-la-Chapelle", França

O “Castelo de Castelnaud-la-Chapelle” é uma fortaleza medieval, do século XIII, que se encontra restaurado e que actualmente abriga um museu de guerra da Idade Média. Ali encontramos uma colecção de armas e armaduras dos séculos XV ao XVII e exteriormente diversas armas de guerra, como o trabuco, que pode enviar projécteis de 80 Kg a uma distância de 300 metros.
A entrada no castelo fica por 10,80 € por adulto.
O “Castelo de Castelnaud-la-Chapelle” encontra-se listado como Monumento Histórico.

Porta de entrada no castelo de "Castelnaud-la-Chapelle", França

Vista do castelo de "Castelnaud-la-Chapelle", França

A Igreja de São Miguel Arcanjo, “Église Saint-Michel-Archange” de “Castelnaud-la-Chapelle” era uma igreja românica do século XVII, mas foi arruinada e reconstruída várias vezes. A sua aparência actual denota mudanças significativas no final do século XIX e infelizmente perdeu muito de seu carácter original.
Não foi possível visitar a igreja por se encontrar fechada.

Igreja de São Miguel Arcanjo em "Castelnaud-la-
Chapelle", França

Deixamos algumas fotos desta linda vila medieval de Castelnaud-la-Chapelle”, que se encontra estabelecida em terraços com as suas ruas ingremes de paralelepípedos e as antigas casas preservadas estão cobertas de ardósia de Sarlat.








"Mairie" de "Castelnaud-la-Chapelle", França





Esta visita também é algo rápida e aproveitámos para comer um crepe no “Bar du Chateau” que fica localizado junto ao castelo. Nessa zona existem vários bares e já se encontravam bastantes turistas a passear pela vila.
Em seguida saímos com destino a Foix, próxima paragem, onde chegámos por volta das 19,00 horas depois de no percurso termos parado na gasolineira do Intermaché em “Castelnau d’Estrétefonds” para abastecer de gasóleo a 1.429 € o litro. Na passagem por Toulouse enncontrámos imenso trânsito e com bastante demora já que andámos muitos kms no pára e arranca.
Chegados a Foix dirigimo-nos à AS local onde já se encontravam cerca de 10 autocaravanas estacionadas. Esta AS fica central, cerca de 10 minutos a pé até ao centro da Vila.
Este foi um dia com imenso calor.
Estacionamento e pernoita na AS de Foix, (coordenadas N 42º 57’ 39”  W 01º 36’ 39”)
Percurso de Uzèrche a Saint-Amand-de-Coly, 74 Kms
Percurso de Saint-Amand-de-Coly a Castelnaud-la-Chapelle, 34 Kms
Percurso de Castelnaud-la-Chapelle a Foix, 274 Kms
Percorridos no dia, 382 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário