domingo, 17 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 47 (17 de Junho de 2018)
(Evreux – Le Mans)
Saímos de Evreux com destino à cidade de “Les Mans” mas parámos no Intermaché de Verneuil-sur-Avre, para metermos gasóleo, litro do gasóleo a 1.399 €. Continuámos a viagem e na direcção de “Mortagne-au-Perche” parámos na “Fonte da Grade” “Fontaine de La Herse”.
A “Fonte da Grade” “Fontaine de La Herse” é uma fonte milagrosa da época romana encontrada no século XVII, com seis pedras e duas fontes de cura.
Em 1862, um estudo científico concluiu que as duas nascentes que nascem neste local têm propriedades medicinais: uma ferruginosa e outra arsenical, com virtudes curativas.
Em frente, do outro lado da estrada, existe um lindo lago com águas acastanhadas.
A lenda conta que a lagoa nasceu quando um camponês quis cultivar esse campo e acabou por ser engolido com o seu arado e o seu cavalo por uma fonte.
Este lago é muito frequentado por pescadores.






Quando chegámos à cidade de “Les Mans” por volta das 12,15 horas, deparamo-nos com o trânsito algo lento e ao passarmos em frente à catedral vimos que ali havia uma feira / mercado que estava bastante concorrida.
Apesar da feira / mercado conseguimos estacionar no estacionamento que trazíamos referenciado e que fica precisamente à beira do rio “Sarthe”, por trás da Catedral de São Julião “Saint Julien”. Este estacionamento estava bastante concorrido e ali já se encontravam várias autocaravanas.


A cidade de “Le Mans” é a capital do departamento de “Sarthe” da região administrativa de “País do Loire”, localizada nas margens do rio “Sarthe”, no portão do Grande Oeste, entre a região de Paris e a Bretanha e candidata ao Património Mundial da Humanidade (classificação da UNESCO).
A cidade de “Le Mans” é mundialmente conhecida pela corrida de carros que ali se realiza anualmente, denominada as “24 horas de Le Mans”.
Após o almoço começamos a nossa visita nesta cidade, precisamente junto ao parque de estacionamento ao correr das muralhas em direcção ao antigo centro histórico.
Ao centro histórico medieval da cidade de Le Mans anteriormente designado de Vindunum ou cidade vermelha, em referência à cor dos muros das suas muralhas galo-romanas, foi atribuído no ano de 2003 o nome de “Cité Plantagenêt”, nome de marketing turístico, com o propósito de afirmar a identidade desta cidade que é rotulada como a “cidade de arte e história”.
A “Cité Plantagenêt”, com os seus vinte hectares de ruas pavimentadas de paralelepípedos, a muralha galo-romana, a “Catedral Saint-Julien” e o seu menir e muitas casas renascentistas e medievais alguns dos quais são classificados como monumentos históricos.





A cor avermelhada das muralhas galo-romanas em "Le Mans",
França

A cor avermelhada das muralhas galo-romanas
em Le Mans, França











A catedral de Le Mans, passou por muitas construções e reconstruções desde a sua fundação. Iniciada por volta de 1060, foi concluída em sua forma atual por volta de 1430, sendo um dos maiores edifícios da era gótico-românica da França e um caso único no Ocidente, apresentando 134 metros de comprimento e a sua torre de 64 metros de altura.
A catedral apresenta uma diversidade de estilos que encontram coerência em uma fusão de castanho-avermelhado, calcário e vidro, uma riqueza que faz dela a catedral “arqueológica” da arte religiosa medieval.
Atacada pela poluição do ar ao longo dos anos, propensa ao envelhecimento natural, a catedral de São Julião “Saint Julien” é um projeto de renovação quase permanente.

Catedral "Saint Julien" na cidade de Le Mans, França

Catedral "Saint Julien" na cidade de Le Mans, França

Nave e altar-mor da Catedral "Saint Julien" na
cidade de Le Mans, França









O bairro de Saint-Nicolas, outrora o principal centro económico da cidade, corresponde ao centro da cidade de Le Mans e é pedestre desde Dezembro de 2008.
È neste bairro que se encontram as “impressões dos vencedores” que são um conjunto de placas de bronze inseridas na estrada pedonal para homenagear os vencedores da célebre corrida, as “24 horas de Le Mans”. Esta homenagem aos vencedores da corrida as “24 horas de Le Mans” é feita a partir do ano de 1991.
Todos os anos, após o término da corrida, os pilotos vencedores são convidados a deixar as “suas impressões digitais” em gesso para depois serem moldadas em bronze e posteriormente coladas num placa como a roda de um carro e que contém igualmente a assinatura do piloto e o ano da vitória.
Todos os anos, alguns dias antes da famosa corrida, durante uma cerimónia que serve de prelúdio, é inaugurada uma nova placa aos vencedores do ano anterior.

"impressões dos vencedores" da corrida as "24 horas de Le Mans",
na cidade de Le Mans, França

"impressões dos vencedores" da corrida as "24 horas
de Le Mans" na cidade de Le Mans, França

"impressões dos vencedores" da corrida as "24 horas de Le Mans",
na cidade de Le Mans, França

Como hoje é Domingo a quase totalidade de comércio e monumentos encontram-se fechados.
Percorremos descontraidamente as ruas desta cidade e deixamos abaixo algumas fotos.
Outras fotos da cidade de Le Mans.

Igreja de São Bento "Église Saint-Benoît" em
Le Mans, França










Só ao fim do dia é que nos apercebemos de que neste fim-de-semana se realizaram as corridas as “24 horas de Le Mans”, o que foi pena porque era um evento que de certeza iriamos ver.
Este ano a equipa japonesa da Toyota foi a vencedora, com o carro nº 8 pilotado por Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi.
Na prova havia também três pilotos portugueses concorrentes: Pedro Lamy, Filipe Albuquerque e António Félix da Costa.



A cidade de Le Mans tem muito mais para ver e alguns museus de referência, “o museu da corrida as 24 horas de Le Mans”, o “museu de arqueologia e história da região (Carré Plantagenêt)” e o “museu de Tesse”.
Estacionamento e pernoita num parque de estacionamento, (coordenadas N48º 0’ 42”  W 0º 11’ 55”)
Percorridos no dia, 170 Kms

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