Espanha e França 2018
Dia 47 (17 de Junho de 2018)
(Evreux – Le Mans)
Saímos de Evreux com destino à
cidade de “Les Mans” mas parámos no Intermaché de Verneuil-sur-Avre, para
metermos gasóleo, litro do gasóleo a 1.399 €. Continuámos a viagem e na
direcção de “Mortagne-au-Perche” parámos na “Fonte da Grade” “Fontaine de La
Herse”.
A “Fonte da Grade” “Fontaine de
La Herse” é uma fonte milagrosa da época romana encontrada no século XVII, com
seis pedras e duas fontes de cura.
Em 1862, um estudo científico concluiu
que as duas nascentes que nascem neste local têm propriedades medicinais: uma
ferruginosa e outra arsenical, com virtudes curativas.
Em frente, do outro lado da
estrada, existe um lindo lago com águas acastanhadas.
A lenda conta que a lagoa nasceu quando
um camponês quis cultivar esse campo e acabou por ser engolido com o seu arado
e o seu cavalo por uma fonte.
Quando chegámos à cidade de “Les
Mans” por volta das 12,15 horas, deparamo-nos com o trânsito algo lento e ao
passarmos em frente à catedral vimos que ali havia uma feira / mercado que
estava bastante concorrida.
Apesar da feira / mercado
conseguimos estacionar no estacionamento que trazíamos referenciado e que fica
precisamente à beira do rio “Sarthe”, por trás da Catedral de São Julião “Saint
Julien”. Este estacionamento estava bastante concorrido e ali já se encontravam
várias autocaravanas.
A cidade de “Le Mans” é a capital
do departamento de “Sarthe” da região administrativa de “País do Loire”,
localizada nas margens do rio “Sarthe”, no portão do Grande Oeste, entre a
região de Paris e a Bretanha e candidata ao Património Mundial da Humanidade
(classificação da UNESCO).
A cidade de “Le Mans” é
mundialmente conhecida pela corrida de carros que ali se realiza anualmente,
denominada as “24 horas de Le Mans”.
Após o almoço começamos a nossa
visita nesta cidade, precisamente junto ao parque de estacionamento ao correr
das muralhas em direcção ao antigo centro histórico.
Ao centro histórico medieval da
cidade de Le Mans anteriormente designado de Vindunum ou cidade
vermelha, em referência à cor dos muros das suas muralhas galo-romanas, foi atribuído
no ano de 2003 o nome de “Cité
Plantagenêt”, nome de marketing turístico, com o propósito de afirmar a
identidade desta cidade que é rotulada como a “cidade de arte e história”.
A “Cité Plantagenêt”, com os seus vinte hectares de ruas pavimentadas de
paralelepípedos, a muralha galo-romana, a “Catedral Saint-Julien” e o seu menir
e muitas casas renascentistas e medievais alguns dos quais são classificados
como monumentos históricos.
A cor avermelhada das muralhas galo-romanas em "Le Mans",
França
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A cor avermelhada das muralhas galo-romanas
em Le Mans, França
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A catedral de Le Mans, passou por
muitas construções e reconstruções desde a sua fundação. Iniciada por volta de
1060, foi concluída em sua forma atual por volta de 1430, sendo um dos maiores
edifícios da era gótico-românica da França e um caso único no Ocidente,
apresentando 134 metros de comprimento e a sua torre de 64 metros de altura.
A catedral apresenta uma
diversidade de estilos que encontram coerência em uma fusão de
castanho-avermelhado, calcário e vidro, uma riqueza que faz dela a catedral “arqueológica”
da arte religiosa medieval.
Atacada pela poluição do ar ao
longo dos anos, propensa ao envelhecimento natural, a catedral de São Julião
“Saint Julien” é um projeto de renovação quase permanente.
Catedral "Saint Julien" na cidade de Le Mans, França |
Catedral "Saint Julien" na cidade de Le Mans, França |
Nave e altar-mor da Catedral "Saint Julien" na
cidade de Le Mans, França
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È neste bairro que se encontram
as “impressões dos vencedores” que são um conjunto de placas de bronze
inseridas na estrada pedonal para homenagear os vencedores da célebre corrida,
as “24 horas de Le Mans”. Esta homenagem aos vencedores da corrida as “24 horas
de Le Mans” é feita a partir do ano de 1991.
Todos os anos, após o término da
corrida, os pilotos vencedores são convidados a deixar as “suas impressões
digitais” em gesso para depois serem moldadas em bronze e posteriormente
coladas num placa como a roda de um carro e que contém igualmente a assinatura
do piloto e o ano da vitória.
Todos os anos, alguns dias antes
da famosa corrida, durante uma cerimónia que serve de prelúdio, é inaugurada
uma nova placa aos vencedores do ano anterior.
"impressões dos vencedores" da corrida as "24 horas de Le Mans",
na cidade de Le Mans, França
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"impressões dos vencedores" da corrida as "24 horas
de Le Mans" na cidade de Le Mans, França
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"impressões dos vencedores" da corrida as "24 horas de Le Mans",
na cidade de Le Mans, França
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Como hoje é Domingo a quase
totalidade de comércio e monumentos encontram-se fechados.
Percorremos descontraidamente as
ruas desta cidade e deixamos abaixo algumas fotos.
Outras fotos da cidade de Le
Mans.
Este ano a equipa japonesa da
Toyota foi a vencedora, com o carro nº 8 pilotado por Fernando Alonso, Kazuki
Nakajima e Sébastien Buemi.
Na prova havia também três
pilotos portugueses concorrentes: Pedro Lamy, Filipe Albuquerque e António
Félix da Costa.
A cidade de Le Mans tem muito
mais para ver e alguns museus de referência, “o museu da corrida as 24 horas de
Le Mans”, o “museu de arqueologia e história da região (Carré Plantagenêt)” e o
“museu de Tesse”.
Estacionamento e pernoita num
parque de estacionamento, (coordenadas N48º 0’ 42” W 0º 11’ 55”)
Percorridos no dia, 170 Kms
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