sábado, 2 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 32 (02 de Junho de 2018)
(Lessay – Cap de La Hague – Cherbourg Octeville)
Hoje a noite apresentou-se algo fresca e o dia está com algumas nuvens.
Esta área de serviço de Lessay é agradável, bastante sossegada pois nem sequer passou durante a madrugada o carro de recolha do lixo, que normalmente é bastante ruidoso ainda no silêncio da noite.
Esta autarquia está de parabéns pela AS que disponibiliza aos autocaravanistas.
Ficaram aparcadas 11 autocaravanas durante a noite.
Após o pequeno-almoço efectuámos a manutenção da cassete e saímos em direcção a Cap de La Hague onde chegámos por volta das 11 horas ao parque de estacionamento reservado às autocaravanas.e que dista cerca de 15 minutos a pé até ao porto. Nesta AS já se encontravam cerca de 10 autocaravanas aparcadas.

Parque de estacionamento reservado a autocaravanas em
Cap de La Hague, França

O Cabo de La Hague, “ Le Cap de La Hague”, é o cabo que constitui a extremidade da “Península de Contentin”, na Normandia, no noroeste de França. Fica frente às “Ilhas do Canal” ou “Ilhas Anglo-Normandas” (Jersey, Guernsey e outras ilhas menores próximas). Apresenta belas paisagens naturais e conserva, no essencial, aldeias e um ambiente tradicional. Apresenta uma paisagem costeira de grandeza austera, com urzes e tojos, um litoral acidentado e falésias, contrastando com os bosques do interior.
As casas e os muros baixos tão características, dão a Hague o nome de “Pequena Irlanda”.
Ali situa-se um grande centro de processamento de detritos nucleares, fonte principal de recursos económicos e também de controvérsia.
Há um farol num minúsculo ilhéu a cerca de 800 metros ao largo da costa do cabo de La Hague.
O farol com a sua torre de granito de 48 metros de altura, concluída em 1897, após o naufrágio de 27 navios em 1823, serve como suporte para uma lanterna equipada com lentes poderosas com um alcance de 25 Kms.

Farol no "Cabo de La Hague", França

Esta zona é uma zona marítima muito perigosa apresentando uma das mais fortes correntes de maré do mundo, devido às águas rasas entre o Cabo Hague e as ilhas do Canal.
Tem um pequeno porto, “Porto de Goury”, para barcos de pesca e com algumas casas de pedra.

"Porto de Goury" no "Cabo de La Hague, França 

Estação de salvamento marítimo do "Porto de Goury" no
"Cabo de La Hague", França

No porto encontra-se uma importante estação de salvamento marítimo equipada com um potente barco, “Mona Rigolet”, com 17 metros de comprimento e equipado com dois motores de 350 CV que pode atingir uma velocidade de 18 nós.
Próximo do porto encontra-se uma cruz erigida em memória do naufrágio do submarino francês Vendémiaire, fazem deste local o mais visitado da Normandia depois do Monte de Saint-Michel.

Cruz em memória do naufrágio do submarino francês "Vendémiaire"
e ao fundo o farol, no "Cabo de La Hague", França

Mais algumas fotos que tirámos no "Cabo de La Hague" enquanto caminhava-mos a observar este belo local.





Fortificação militar do chamado "Muralho do Atlântico" da
2ª guerra mundial, em "Cabo de La Hague", França

Após o almoço saímos para Cherbourg-Octeville mas na passagem por Auderville parámos para visitar a igreja de Saint-Gilles.


Esta igreja abriga várias obras, incluindo fontes baptismais e baixos relevos, classificados como objectos para os Monumentos Históricos. No exterior da igreja encontra o cemitério.
Não visitámos a igreja por a mesma se encontra fechada.

Igreja de "Saint-Giles" em Auderville, França

Igreja de "Saint-Gilles", em Auderville, França

Cemitério e igreja de "Saint-Gilles", em Auderville, França 

Na Normandia podemos ver muitos vestígios de fortificações militares alemãs do chamado “Muralha do Atlântico” da segunda guerra mundial.


Após esta  breve paragem continuámos para Cherbourg-Octeville, onde chegámos por volta das 15,30 horas. A AS estava completamente lotada de autocaravanas (26) e acabámos por estacionar num espaço logo ali ao lado.


De salientar que os estacionamentos próximos da AS estavam com bastantes autocaravanas estacionadas.
Cherbourg-Octeville  resulta da fusão das cidades de Cherbourg e Octeville no ano de 2000.
Cherbourg-Octeville é uma cidade que se encontra localizada no topo da “Península Cotentin” e na ponta ocidental da Normandia, do departamento da Mancha. 
A cidade costeira de Cherbourg-Octeville é uma cidade voltada para o mar e possui uma rica herança marítima.
Cidade portuária, abriga o maior porto artificial do mundo e abriga especialmente a Cidade do Mar em seu terminal de cruzeiros transatlântico.
A Cidade do Mar, “Cité de la Mer”, é um vasto complexo científico, turístico e cultural dedicado ao mundo marinho, particularmente o oceano e o ambiente subaquático.
A cidade também possui cinco portos: um porto de pesca, uma marina, um porto comercial, um porto naval e um porto de cruzeiros.
Escala de navios transatlânticos, Cherbourg, foi o primeiro objectivo das tropas americanas aquando do desembarque da Normandia na segunda guerra mundial.
Durante a segunda guerra mundial, Cherbourg, tornou-se o primeiro porto do mundo e todo o esforço de guerra aliado passou pelo seu cais. A reconquista de Cherbourg pelos aliados não foi fácil, mas a cidade sofreu relativamente pouca destruição.
Depois de termos estacionado a autocaravana, fomos ao Posto de Turismo solicitar informações turísticas e mapas e dirigimo-nos para a “Basílica da Santíssima Trindade” para dar início à nossa visita.
A “Basílica da Santíssima Trindade”, “Basilique Sainte-Trinité de Cherbourg” data do século XV, de estilo gótico sendo um dos monumentos mais antigos da cidade.
Esta “Basílica da Santíssima Trindade”, “Basilique Sainte-Trinité de Cherbourg” encontra-se listada como Monumento Histórico.


Basilica de " Saint-Trinité de Cherbourg", França

Basílica de "Saint-Trinité de Cherbourg", França

Portal de entrada da Basílica de "Sainte-Trinité de
Cherbourg", França

Gravuras esculpidas no Portal de entrada da Basílica de
"Sainte-Trinité de Cherbourg", França


Nave e altar-mor da Basílica de "Sainte-Trinité de
Cherbourg", França


No altar-mor da “Basílica da Santíssima Trindade de Cherbourg”, encontra-se um retábulo esculpido representando o baptismo de Jesus.


Retábulo esculpido representando o baptismo de Jesus
na Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França

Imagem de "Santo António" na Basílica de "Sainte-Trinité
de Cherbourg", França

Estátua em pedra da Santa "Maria Madalena Postel",
na Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França

Na alta galeria esculpida da nave da ““Basílica da Santíssima Trindade de Cherbourg”, podemos observar de um lado a dança macabra e do outro lado, cenas da vida de Cristo e sua paixão. 


Passeámos descontraidamente pelas ruas desta cidade que apresentavam bastante movimento de pessoas, sendo muito turística.






Ao fim do dia mudei a autocaravana para a AS pois já se encontravam 3 lugares vazios.

AS em "Cherbourg-Octeville", França

Num dos estacionamentos encontrei alguns portugueses, 2 autocaravanas, sendo uns de Lisboa e outros de Guimarães com quem conversei durantes breves momentos. Posteriormente ao fim do dia e à noite não foi possível voltar a estar com eles, apesar das suas autocaravanas continuarem aqui aparcadas.
Andámos quase um mês sem ver sequer qualquer veículo de matrícula portuguesa e nestes dois últimos dias encontrámos 3 autocaravanas portuguesas.
Estacionamento e pernoita na AS de Cherbourg-Octeville, (coordenadas N 49º 38’ 34”  W -1º 37’ 03”)
Percurso de Lessay a Cap de La Hague, 73 Kms
Percurso de Cap de La Hague a Cherbourg-Octeville, 42 Kms
Percorridos no dia, 115 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário