Espanha e França 2018
Dia 32 (02 de Junho de 2018)
(Lessay – Cap de
La Hague – Cherbourg Octeville)
Hoje a noite apresentou-se algo
fresca e o dia está com algumas nuvens.
Esta área de serviço de Lessay é agradável,
bastante sossegada pois nem sequer passou durante a madrugada o carro de
recolha do lixo, que normalmente é bastante ruidoso ainda no silêncio da noite.
Esta autarquia está de parabéns
pela AS que disponibiliza aos autocaravanistas.
Ficaram aparcadas 11
autocaravanas durante a noite.
Após o pequeno-almoço efectuámos
a manutenção da cassete e saímos em direcção a Cap de La Hague onde chegámos
por volta das 11 horas ao parque de estacionamento reservado às autocaravanas.e
que dista cerca de 15 minutos a pé até ao porto. Nesta AS já se encontravam
cerca de 10 autocaravanas aparcadas.
O Cabo de La Hague, “ Le Cap de
La Hague”, é o cabo que constitui a extremidade da “Península de Contentin”, na
Normandia, no noroeste de França. Fica frente às “Ilhas do Canal” ou “Ilhas
Anglo-Normandas” (Jersey, Guernsey e outras ilhas menores próximas). Apresenta
belas paisagens naturais e conserva, no essencial, aldeias e um ambiente
tradicional. Apresenta uma paisagem costeira de grandeza austera, com urzes e
tojos, um litoral acidentado e falésias, contrastando com os bosques do
interior.
As casas e os muros baixos tão
características, dão a Hague o nome de “Pequena Irlanda”.
Ali situa-se um grande centro de
processamento de detritos nucleares, fonte principal de recursos económicos e
também de controvérsia.
Há um farol num minúsculo ilhéu a
cerca de 800 metros ao largo da costa do cabo de La Hague.
O farol com a sua torre de
granito de 48 metros de altura, concluída em 1897, após o naufrágio de 27
navios em 1823, serve como suporte para uma lanterna equipada com lentes
poderosas com um alcance de 25 Kms.
Farol no "Cabo de La Hague", França |
Esta zona é uma zona marítima
muito perigosa apresentando uma das mais fortes correntes de maré do mundo,
devido às águas rasas entre o Cabo Hague e as ilhas do Canal.
Tem um pequeno porto, “Porto de
Goury”, para barcos de pesca e com algumas casas de pedra.
"Porto de Goury" no "Cabo de La Hague, França |
Estação de salvamento marítimo do "Porto de Goury" no "Cabo de La Hague", França |
No porto encontra-se uma
importante estação de salvamento marítimo equipada com um potente barco, “Mona
Rigolet”, com 17 metros de comprimento e equipado com dois motores de 350 CV
que pode atingir uma velocidade de 18 nós.
Próximo do porto encontra-se uma cruz
erigida em memória do naufrágio do submarino francês Vendémiaire, fazem deste
local o mais visitado da Normandia depois do Monte de Saint-Michel.
Cruz em memória do naufrágio do submarino francês "Vendémiaire" e ao fundo o farol, no "Cabo de La Hague", França |
Mais algumas fotos que tirámos no "Cabo de La Hague" enquanto caminhava-mos a observar este belo local.
Fortificação militar do chamado "Muralho do Atlântico" da 2ª guerra mundial, em "Cabo de La Hague", França |
Após o almoço saímos para Cherbourg-Octeville mas na passagem por Auderville parámos para visitar a igreja de Saint-Gilles.
Esta igreja abriga várias obras, incluindo fontes baptismais e baixos relevos, classificados como objectos para os Monumentos Históricos. No exterior da igreja encontra o cemitério.
Não visitámos a igreja por a
mesma se encontra fechada.
Igreja de "Saint-Giles" em Auderville, França |
Igreja de "Saint-Gilles", em Auderville, França |
Cemitério e igreja de "Saint-Gilles", em Auderville, França |
Na Normandia podemos ver muitos
vestígios de fortificações militares alemãs do chamado “Muralha do Atlântico”
da segunda guerra mundial.
Após esta breve paragem continuámos para Cherbourg-Octeville,
onde chegámos por volta das 15,30 horas. A AS estava completamente lotada de
autocaravanas (26) e acabámos por estacionar num espaço logo ali ao lado.
De salientar que os
estacionamentos próximos da AS estavam com bastantes autocaravanas
estacionadas.
Cherbourg-Octeville resulta da fusão das cidades de Cherbourg e Octeville no ano de 2000.
Cherbourg-Octeville é uma cidade que se encontra localizada no topo da “Península Cotentin” e na ponta ocidental da Normandia, do departamento da Mancha.
Cherbourg-Octeville é uma cidade que se encontra localizada no topo da “Península Cotentin” e na ponta ocidental da Normandia, do departamento da Mancha.
A cidade costeira de
Cherbourg-Octeville é uma cidade voltada para o mar e possui uma rica herança
marítima.
Cidade portuária, abriga o maior
porto artificial do mundo e abriga especialmente a Cidade do Mar em seu
terminal de cruzeiros transatlântico.
A Cidade do Mar, “Cité de la
Mer”, é um vasto complexo científico, turístico e cultural dedicado ao mundo
marinho, particularmente o oceano e o ambiente subaquático.
A cidade também possui cinco
portos: um porto de pesca, uma marina, um porto comercial, um porto naval e um
porto de cruzeiros.
Escala de navios transatlânticos,
Cherbourg, foi o primeiro objectivo das tropas americanas aquando do
desembarque da Normandia na segunda guerra mundial.
Durante a segunda guerra mundial,
Cherbourg, tornou-se o primeiro porto do mundo e todo o esforço de guerra
aliado passou pelo seu cais. A reconquista de Cherbourg pelos aliados não foi
fácil, mas a cidade sofreu relativamente pouca destruição.
Depois de termos estacionado a
autocaravana, fomos ao Posto de Turismo solicitar informações turísticas e
mapas e dirigimo-nos para a “Basílica da Santíssima Trindade” para dar início à
nossa visita.
A “Basílica da Santíssima
Trindade”, “Basilique Sainte-Trinité de Cherbourg” data do século XV, de estilo
gótico sendo um dos monumentos mais antigos da cidade.
Esta “Basílica da Santíssima
Trindade”, “Basilique Sainte-Trinité de Cherbourg” encontra-se listada como
Monumento Histórico.
Basilica de " Saint-Trinité de Cherbourg", França |
Basílica de "Saint-Trinité de Cherbourg", França |
Portal de entrada da Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França |
Gravuras esculpidas no Portal de entrada da Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França |
Nave e altar-mor da Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França |
No altar-mor da “Basílica da
Santíssima Trindade de Cherbourg”, encontra-se um retábulo esculpido
representando o baptismo de Jesus.
Retábulo esculpido representando o baptismo de Jesus na Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França |
Imagem de "Santo António" na Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França |
Estátua em pedra da Santa "Maria Madalena Postel", na Basílica de "Sainte-Trinité de Cherbourg", França |
Na alta galeria esculpida da nave da ““Basílica da
Santíssima Trindade de Cherbourg”, podemos observar de um lado a dança macabra
e do outro lado, cenas da vida de Cristo e sua paixão.
Passeámos descontraidamente pelas
ruas desta cidade que apresentavam bastante movimento de pessoas, sendo muito
turística.
Ao fim do dia mudei a
autocaravana para a AS pois já se encontravam 3 lugares vazios.
Num dos estacionamentos encontrei
alguns portugueses, 2 autocaravanas, sendo uns de Lisboa e outros de Guimarães
com quem conversei durantes breves momentos. Posteriormente ao fim do dia e à
noite não foi possível voltar a estar com eles, apesar das suas autocaravanas
continuarem aqui aparcadas.
Andámos quase um mês sem ver
sequer qualquer veículo de matrícula portuguesa e nestes dois últimos dias
encontrámos 3 autocaravanas portuguesas.
Estacionamento e pernoita na AS de Cherbourg-Octeville,
(coordenadas N 49º 38’ 34” W -1º 37’
03”)
Percurso de Lessay a Cap de La Hague, 73 Kms
Percurso de Cap de La Hague a Cherbourg-Octeville, 42 Kms
Percorridos no dia, 115 Kms
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