domingo, 24 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 54 (24 de Junho de 2018)
(Foix – Pas de la Casa – Andorra la Vella)
Nesta AS de Foix passaram a noite 12 autocaravanas, sendo 8 de matrícula francesa, 1 britânica, 1 italiana, 1 espanhola e 1 portuguesa, a nossa.
Após o pequeno-almoço e feita a manutenção da cassete saímos para Andorra mais precisamente "Pas de la Casa", onde chegámos por volta das 9,15 horas, mas durante a viagem via-se alguma, pouca, neve nos pontos mais altos.


“Pas de la Casa” é um resort e uma estação de esqui em Andorra, na paróquia de “Encamp”, encontrando-se práticamente sobre a fronteira Andorra-França.
Seu primeiro elevador para o esqui foi aberto em 1957 e actualmente conta com 31 elevadores, 210 Kms de pistas e 6,26 Kms de terreno próprio para esqui. O ponto mais elevado situa-se a 2.640 m de altitude. Sua popularidade cresceu com a prática de “snowboard”. É a estação mais elevada de Andorra, onde há o melhor registo de neve. Integra-se com a estação de “Grau Roig”. As duas fazem parte do sistema de pistas “Gran Valira”, onde é possível usar os meios mecânicos com um único “forfait”.
Pas de la Casa tem ligação rodoviária com o resto de Andorra de duas formas: por uma estrada montanhosa que sob até ao pico chamado “Port d’Envalira” e daí desce para “Canillo”, “Encamp” e “Andorra-la-Vella” ou através de um moderno túnel que liga “Pas de la Casa” à estação de “Grau Roig”, que tem um pagamento de portagem de 6,70€.
Além do esqui, “Pas de la Casa” é um centro de compras, e é também um local muito popular nas escolhas das viagens de finalistas dos alunos do ensino secundário, dos países europeus.
O idioma oficial em “Andorra” é o “catalão”. Mas em “Pas de la Casa” a língua predominante nas ruas é o francês.
Com referi “Pas de la Casa” é essencialmente um centro de compras de todo o tipo de produtos e bens, com imensos supermercados, lojas de perfumarias, bares e restaurantes, entre outros.
À chegada a “Pas de la Casa” estacionámos logo à entrada em terreno de terra batida à beira da estrada, local onde já se encontravam várias autocaravanas estacionadas bem como alguns carros.


Em seguida percorremos algumas ruas de “Pas de la Casa” da qual deixamos algumas fotos.






Posteriormente saímos para “Andorra-la-Vella”, tendo optado pela estrada da montanha.
Esta estrada é de facto uma estrada de montanha pois após termos chegado ao pico chamado “Port d’Envalira”, começa uma longa e acentuada descida de cerca de 30 Kms até “Andorra-la-Vella”, onde chegamos por volta das 13 horas.

“Andorra” é um pequeno principado independente situado entre a França e a Espanha, nas montanhos dos Pirinéus.
O país é conhecido por suas estações de esqui e pelo status de paraíso fiscal que incentiva compras isentas de impostos.
Em poucos quilómetros há mais de mil lojas, centros e áreas comerciais que lhe oferecem produtos das mais prestigiadas marcas internacionais, que chegam de todos os lugares do globo.
O maior polo de atracção comercial é composto pela capital “Andorra-la-Velha” e “Escaldes-Engordany”. Neste núcleo existem um grande número de lojas especializadas, grandes superfícies e centros comerciais bem como as últimas novidades em tecnologia electrónica de consumo, a moda mais actual com as tendências mais ousadas, algumas das mais prestigiadas joalharias e relojoarias, lojas de moda e acessórios, perfumarias e centros de cosmética, ou as especialidades gastronómicas mais refinadas ao seu alcance, entre outras.

Em “Andorra-la-Vella”, optámos por ficar no parque de campismo “Valira”.



Depois de devidamente instalados e após o almoço saímos a pé até ao centro de “Andorra-la-Vella”, onde passeámos um pouco pelas ruas pedonais e pelo centro histórico.







A Igreja de “São Pedro Mártir”, “São Pere Màrtir”, de estilo neo-românico, construída no ano de 1956, em pedra talhada de granito e com um campanário de torre com três sinos.
A fachada encontra-se decorada com cerâmicas e serigrafias sobre as bem-aventuranças, obras do escultor “Sergi Mas”.
Esta igreja situada na zona mais alta da avenida principal de “Escaldes-Engordany” (avenida Carlemany) é dedicada aos “fiandeiros” tendo em conta a importância do sector têxtil nessa divisão administrativa. 

Igreja de "São Pedro Mártir" em Andorra-a-Velha

Cerâmicas e serigrafias a decorar a fachada da
Igreja de "São Pedro Mártir" em Andorra-a-Velha

Igreja de "São Pedro Mártir" em Andorra-a-Velha

Serigrafias a decorar a fachada da Igreja de "São Pedro Mártir"
em Andorra-a-Velha

A escultura em bronze “La Puntaire”, “A Rendeira”, representa uma mulher que faz rendas de bilros. Esta escultura é obra do escultor “Josep Viladomat”.
Esta escultura pública trás à memória a imagem das mulheres que aguardavam o regresso dos pescadores na costa catalã, enquanto faziam rendas de bilros.

"La Puntaine" escultura em bronze na Praça da
Igreja, em Andorra-a-Velha

"La Puntaire" escultura em bronze na Praça da Igreja, em
Andorra-a-Velha

A Igreja de Santo Estevão é de origem românica, do século XII mas durante o século XX sofreu remodelações consideráveis.
No exterior a abside semi-circular, de estilo românico, ainda é da construção original da igreja.
Interiormente a igreja conserva também uma trave de madeira policromada do século XII, bem como rtetábulos da época barroca. Destaca-se ainda a pintura “Quadro de las Almas” do século XVIII.
A Igreja de Santo Estevão encontra-se situada no centro histórico de Andorra-a-Velha, mais precisamente na Praça “Princep Benlloch”.

"Igreja de Santo Estevão" em Andorra-a-Velha

Nave e altar-mor da "Igreja de Santo Estevão" em
Andorra-a-Velha

Altar-mor da "Igreja de Santo Estevão" em
Andorra-a-Velha


A “Casa de la Vall” foi construída no ano de 1580 como uma mansão da família “Busquets” e fica situada no coração do centro histórico de Andorra, sendo um dos monumentos mais simbólicos do Principado de Andorra.
O edifício apresenta uma planta rectangular com dois andares seguindo a tipologia das casas de campo catalãs.
No ano de 1702 o “Conselho Geral”, parlamento andorrano, comprou o edifício, convertendo-o na sua sede até 2011. Nela tinham lugar as reuniões dos representantes das freguesias de Andorra, funcionando também como sede de justiça. 
No ano de 2011, o “Conselho Geral” mudou-se para um novo edifício, também em “Andorra-a-Velha”.
Na fachada principal da casa é possível contemplar o escudo da família “Busquets” e o escudo tradicional do Principado de Andorra, com o lema: “Virtus, Unita, Fortior” (a virtude, unida, é mais forte).

"Casa de la Vall" antigo parlamento andorrano em
Andorra-a-Velha


Na fachada da casa “Casa de la Vall” podemos ver uma escultura comemorativa do 7º centenário do acordo conhecido como o “Pariatge”.

A escultura o "Pariatge" na fachada da "Casa
de la Vall" em Andorra-a-Velha

Em frente à “Casa de la Vall”, encontra-se uma estátua de um casal de bailarinos que dança um contrapasso, uma dança tradicional de Andorra. Esta estátua / monumento é uma homenagem ao primeiro centenário da “Nova Reforma” que foi celebrada em 1866, que outorgou aos chefes de casa o direito de voto e ser eleitos, e que reformou a organização do “Conselho Geral”.

Monumento comemorativo do primeiro centenário
da "Nova Reforma" em Andorra-a-Velha

Esta visita a Andorra-la-Vella” é um turbilhão de ideias e sentimentos pois da cidade que nós tínhamos visitado à cerca de 35 anos não conseguimos sequer vislumbrar algo que nos recorde essa visita.
Ao regressarmos ao parque de campismo encontrava-se aparcada ao lado da nossa autocaravana uma autocaravana de matrícula portuguesa da zona do Algarve.
Em “Pas de la Casa” também vimos uma carrinha de matrícula portuguesa.
Estacionamento e pernoita no "Camping Valira", (coordenadas N 42º 30’ 06”  E 01º 30’ 54”)
Percurso de Foix a Pas de la Casa, 75 Kms
Percurso de Pas de la Casa a Andorra-la-Vella, 37 Kms
Percorridos no dia, 112 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário