segunda-feira, 11 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 41 (11 de Junho de 2018)
(Le Hourdel - Coqueles)
Durante a noite, por volta das 2,00 horas, abateu-se sobre esta zona uma grande trovoada e com chuva bastante intensa.
A manhã apresentou-se sem neblina e a temperatura estava agradável.
Após o pequeno-almoço fomos caminhar um pouco até à praia e ao sair do passadiço de madeira e entrar nos “jógos de pedra” da praia, nessa altura foi possível contemplar a imensidão destas praias da “Baía de Somme” já que estava a maré cheia e por esse motivo a praia estava agradável com as ondas a baterem na pouca areia fina aqui existente. Não tem nada a ver estas praias com a maré cheia ou com a maré vazia.


A maré vazia permite aos amantes da natureza de flora e fauna uma observação mais diversificada e mais atraente de se ver, motivo pelo qual ontem havia tantas pessoas com binóculos e máquinas fotográficas próprias para fotografar a natureza, a observarem com muita atenção as aves.





Após este momento à beira-mar, decidimos sair com destino a Coquelles e no percurso ainda parámos em Etaples-sur-Mer para efectuarmos umas compras no supermercado E.Leclerc. Aproveitámos também para almoçar e após seguimos a viagem tendo chegado a Coquelles por volta das 15,00 horas.
Depois de instalados neste parque destinado às autocaravanas, fomos ao centro comercial ali existente no qual se encontra também o supermercado Carrefour, onde efectuámos algumas compras. O centro comercial fica do outro lado da estrada.
Este parque de estacionamento fica junto à entrada do “Eurotúnel” também chamado de “Túnel da Mancha”. O “Túnel da Mancha” é um túnel ferroviário que liga esta localidade de Coqueles a Folkestone, Kent, no Reino Unido. O túnel tem 50,450 Kms de comprimento, sendo que 37,9 Kms se encontram debaixo do mar. A profundidade média é de 35,7 metros abaixo do solo do mar e a máxima profundidade é de 60 metros.
O “Túnel da Mancha” é constituído por três túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros túneis através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores de manutenção tenham, acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
O túnel foi aberto para uso comercial no ano de 1994 e é gerido pela “Eurotunnel, oferecendo quatro tipos de serviço distintos:
“Eurostar” que é um serviço de trens  de  alta-velocidade  que  liga Dover na  Inglaterra,  com 
                 Paris, Lille e Bruxelas;
“Le Shuttle” que é veículo de transporte  de  cargas também designado por  “roll-on/roll-off”  que
                 é um tipo de cargueiro gigante para o transporte de automóveis e outros veículos, de
                 modo a que estes entrem e saiam do navio pelos seus próprios meios;
Transporte de camiões que viajam em trens nos vagões abertos e os motoristas viajam numa
                  carruagem, separados dos seus veículos;
“Europorte”, serviço de transporte de carga convencional.
No “Túnel da Mancha”, o trajecto dos passageiros e dos veículos automóveis ligeiros e pesados dura apenas 35 minutos.
Estacionamento e pernoita num parque de estacionamento destinado ás autocaravanas, (coordenadas N 50º 55’ 58”  E 1º 48’ 39”)
Percorridos no dia, 137 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário