sexta-feira, 15 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 45 (15 de Junho de 2018)
(Amiens - Beauvais)
A manhã está espectacular apresentando-se o céu sem nuvens e não corre nenhuma aragem.
Após o pequeno-almoço fomos novamente dar um passeio pela cidade.


Em Amiens viveu o famoso escritor Júlio Verne de 1871 até à sua morte em 1905.
Júlio Verne descrito frequentemente como o pai da ficção científica escreveu obras importantes destacando-se dentre elas a “Viagem ao Centro da Terra”, “Vinte Mil Léguas Submarinas” e a “Volta ao Mundo em Oitenta Dias”.
A casa em que o escritor Júlio Verne viveu durante 18 anos, mostra através de exposição mais de 700 objectos, a personalidade, as fontes de inspiração, a vida bem como a memória e obra do escritor.
Esta casa encontra-se aberta todo o ano com horários compreendidos entre as 10 ás 12,30 e das 14 ás 18 horas e com os bilhetes a 7,5€.
Não efectuámos esta visita uma vez que a mesma ainda se encontrava fechada.

Casa Museu do escritor Júlio Verne em Amiens, França



Ali próximo encontra-se o “Circo Municipal Júlio Verne” construído no ano de 1889 tendo a capacidade para 1.700 pessoas após ter sofrido obras de remodelação completa no ano de 2002 uma vez que a capacidade inicial era de 3.100 pessoas. Após as obras de remodelação que terminaram em Novembro de 2003 o circo foi inaugurado por Júlio Verne e a partir dessa altura o circo ficou oficialmente com o nome do escritor Júlio Verne.
Actualmente o “Circo Municipal Júlio Verne” tem como principal objectivo promover o circo em todas as suas formas desde o circo tradicional aos circos contemporâneos bem como outras formas e actividades artísticas.
O “Circo Municipal Júlio Verne” encontra-se classificado como Monumento Histórico pelas suas fachadas e telhados.

Circo Municipal Júlio Verne em Amiens, França

Continuámos o nosso percurso até à “Torre Perret” que é um edifico residencial e de escritórios e considerado o arranha-céu mais alto da Europa, com os seus 110 metros de altura, sendo visível a muitos quilómetros ao redor da cidade.
A arquitectura da torre divide-se em três partes distintas: uma secção quadrada de 19 andares, uma secção poligonal de cinco andares e uma portaria no último andar. Este complexo foi classificado como Monumento Histórico e sofreu uma grande restruturação nos anos 90. No 19º andar existe um apartamento “Perret Tower 360º” que oferece uma visão de 360º sobre a cidade de Amiens.
Não foi possível efectuar esta visita dado o mesmo estar interditado, conforme uma nota informativa afixada na porta de entrada do edifício.

A "Torre Perret" em Amiens, França

A "Torre Perret" em Amiens, França

Relógio de “Dewailly” e a estátua “Marie Sans Chemise”.
Numa praça próxima da Catedral, entre as ruas de “Dusevel” e “Des Sergentes” encontra-se uma coluna / estátua contendo o relógio de “Dewailly”.
O relógio de “Dewailly” é o nome de um ex-perfeito de Amiens que doou uma importância para a construção do relógio com a finalidade das pessoas poderem ver as horas de modo a não perderam o comboio.
Posteriormente foi acrescentado à coluna do relógio uma estátua em bronze evocando uma deusa (mulher quase nua) da primavera carregando um ramo de macieira. Esta deusa foi baptizada de “Marie Sans Chemise”, Maria Sem Camisa”.

A coluna / estátua do "Relógio de Dewailly"
e a estátua de "Maria Sem Camisa" em
Amiens, França

Outras fotos da cidade de Amiens

"Hotel de Ville" em Amiens, França

"Universidade da Picardie Jules Verne" em Amiens, França




"Galerie des Jacobins" em Amiens, França

"Galerie des Jacobins" em Amiens, França

"Galerie des Jacobins" em Amiens, França

Igreja de São Martinho em Amiens, França

Amiens tem muito mais para ver desde o “Museu de Picardie”, Jardim das Plantas, Baía de Somme, entre outros.
Por volta das 10,00 a temperatura já se encontrava nos 25º C.
Ao fim da manhã saímos em direcção a Beauvais e na passagem por Breteuil fomos ao supermercado E.Leclerc a fazer algumas compras. Chegámos a Beauvais, à AS por volta das 12,30 horas. Já se encontravam nesta AS 5 autocaravanas. Durante a viagem já se notavam as nuvens que estavam a surgir no céu e a temperatura baixou para os 21 º C.
Beauvais encontra-se localizada nas margens do rio “Thérain”, sendo a capital do departamento de "Oise", na região dos “Altos de França”, encontrando-se a norte da cidade de Paris da qual dista aproximadamente 79 Kms. Esta cidade dada a proximidade de Paris beneficia dos serviços do Aeroporto de Beauvais-Tille, também conhecido como Aeroporto de Paris Beauvais. Beauvais é também conhecida pela sua famosa catedral de estilo gótico e suas iluminações.
No ano de 1664 a cidade de Beauvais tornou-se famosa através da “Royal Tapestry Factory”, sendo uma referência na produção de tapeçarias.
Após o almoço saímos a pé para a cidade já que esta AS dista cerca de 15 minutos ao centro da cidade e, ali chegados fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas.

A cidade de Beauvais em França, vista da colina junto à AS

Posto de Turismo de Beauvais, França

A nossa visita começou precisamente pela “Catedral de Beauvais” ou “Catedral Inacabada”. A Catedral de São Pedro de Beauvais construída entre os séculos XIII e XVI, de estilo gótico, nunca tendo sido acabada devido aos altos custos com a obra.
Esta catedral tem a particularidade de possuir uma das mais altas abóbadas góticas das catedrais do mundo (a abóbada no interior do coro com 48 metros de altura).

Catedral de São Pedro de Beauvais, França

Catedral de São Pedro de Beauvais, França


Portas em madeira esculpida na "Catedral de São
Pedro de Beauvais", França

Portas em madeira esculpida na "Catedral de São
Pedro de Beauvais", França

"O Coro" e altar mor na "Catedral de São Pedro
de Beauvais", França

Vitrais na "Catedral de São Pedro de Beauvais",
França

"São Pedro" na "Catedral de São Pedro de
Beauvais", França

Capela da Fonte Baptismal na "Catedral de São Pedro de
Beauvais, França

Na catedral podemos admirar o “Retábulo da Paixão” “Le Retable de La Passion”, que é uma escultura em madeira pintada do ano de 1571 a 1573. Este retábulo apresenta-nos as cenas da Paixão de Cristo (prisão de Cristo, a Flagelação, a Ascensão ao Calvário, a Descida ao Limbo e a Ressurreição). Apresenta também uma cena da Crucificação e ainda na parte inferior encontram-se representados os Apóstolos em torno de Cristo na última Ceia.

"Retábulo da Paixão" na "Catedral de São Pedro de Beauvais",
França

Podemos ainda admirar o relógio astronómico construído nos anos de 1865 e 1866. Este relógio com 12 metros de altura e 6 metros de largura é animado por um espectáculo de luz e som e é o relógio medieval com sinos ainda em funcionamento. As horas e minutos são mostrados na face central que retrata Jesus Cristo e os doze apóstolos. Apresenta ainda 52 mostradores a exibir os tempos do nascer e pôr do sol e da lua, a posição dos planetas, o tempo actual em 18 cidades ao redor do mundo bem como os tempos de maré e a “epacta” que é a idade da lua no dia 1 de Janeiro de cada ano. 

"Relógio Astronómico" na "Catedral de São Pedro de
Beauvais, França

Ao lado da Catedral encontra-se a Igreja de Nossa Senhora do Baixo Menor de Beauvais, do século X, de estilo carolíngio, foi a primeira catedral de Beauvais e seu grande tamanho a classifica entre as grandes igrejas do seu tempo. Convém referir de que poucos edifícios desse período ainda são preservados no norte de França. Depois de dois incêndios, a fachada foi reconstruída em estilo românico em meados do século XI.
A Igreja apenas se encontra ocasionalmente aberta para eventos culturais ou por reserva.
Igreja de Nossa Senhora do Baixo Menor de Beauvais encontra-se classificada como Monumento Histórico.



O museu “Mudo-Musée de L’Oise” encontra-se localizado junto à Catedral de Beauvais, no antigo palácio renascentista dos bispos-condes de Beauvais, construído no século XII. Antigamente este palácio foi também prefeitura, bispado, depois tribunal e finalmente passou a ser museu no ano de 1981.
Este museu apresenta temas sobre arqueologia regional, arte contemporânea, artes decorativas, belas artes, história, obras dedicadas às paisagens bem como esboços pintados e modelos esculpidos e também magnificas cerâmicas, entre outras. Ali podemos apreciar 30.000 objectos catalogados nas colecções, incluindo 1.000 pinturas, 1.000 esculturas e 5.300 peças de cerâmica.
O museu encontra-se aberto das 11 horas às 18 horas, excepto às terças-feiras e alguns feriados, sendo a sua entrada gratuita.
O museu “Mudo-Musée de L’Oise” encontra-se classificado como Monumento Histórico.

O museu "Mudo-Musée de L'Oise" em Beauvais, França







A “Maison du XV Siècle” “casa do século XV”, é a casa mais antiga da cidade de Beauvais e é do ano de 1410. Originalmente esta casa encontrava-se localizada ao sul do centro da cidade, mas devido à sua deterioração foi efectuado o seu desmantelamento e depois foi efectuada a sua reparação e montagem na íntegra ao pé da catedral, local onde hoje se encontra. Esta casa é construída em madeira e lama, tipo enxaimel, e coberta com telhas planas reflectindo a imagem da era medieval do século XV.

"Casa do século XV" em Beauvais, França

Outras fotos de Beauvais.

"Hotel de Ville" de Beauvais, França






Fomos até à Praça de Jeanne-Hachette na qual se encontra a sua estátua em bronze.
Vamos referir um pouco de história sobre Jeanne-Hachette.
Jeanne-Hachette de seu nome Jeanne Laisné mas também conhecida como Jeanne Fourquet, apelido do pai, nasceu na cidade de Beauvais a 14 de Novembro de 1456. Em 27 de Junho de 1472 o Duque de Borgonha cercou a cidade de Beauvais a fim de a tomar. Nessa altura Jeanne tinha apenas 16 anos. A guarnição de defesa da cidade de Beauvais contava apenas com 300 homens o que era manifestamente insuficiente. As zonas periféricas da cidade foram rápida e facilmente ocupadas pelas tropas invasoras, mas a população sabendo o que lhes estava reservado caso se rendessem, defenderam ferozmente o centro da cidade até à chegada dos reforços que tinham sido pedidos. No mais encarniçado da luta, as mulheres com Jeanne à frente atiravam pedras e azeite a ferver sobre os adversários que pretendiam escalar as muralhas. Um deles, mais afoito, preparava-se para hastear aí a bandeira borgonhesa quando Jeanne ao vê-lo se atirou a ele, munida de uma machada (hachette), derrubando-o com um golpe certeiro e apoderou-se do estandarte. Vendo que não conseguia tomar a cidade, Carlos, Duque de Borgonha, levantou o cerco retirando-se.
Considerada uma heroína pela população, Jeanne ficaria conhecida através da alcunha de Jeanne-Hachette.

Estátua de Jeanne-Hachette em Beauvais, França

Estátua de Jeanne-Hachette em Beauvais, França

Durante a tarde as temperaturas voltaram a aumentar para os 25º C, apesar de algumas nuvens que existiam.
Estacionamento e pernoita na AS de Beauvais, (coordenadas N49º 25’ 27”  W 02º 04’ 48”)
Percorridos no dia, 63 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário