segunda-feira, 18 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 48 (18 de Junho de 2018)
(Le Mans – Saumur – Turquant - Chinon)
Durante a noite ainda choveu um pouco.
Após o pequeno-almoço saímos com destino a Saumur mas no percurso da viagem ao passarmos em Longué-Jumeles fizemos a manutenção das águas da autocaravana na AS local. Chegámos a Saumur às 10,44 horas. A chuva que apareceu quase logo à saída de Ler Mans manteve-se até a poucos kms de Saumur. Em Saumur estacionámos num parque de estacionamento destinado às autocaravanas junto do Castelo.


Saumur é uma pequena cidade histórica situada no coração dos vinhedos de “Angevin”, na confluência dos rios “Loire” e “Thouet” no departamento (subprefeitura) de “Maine-et-Loire” da região administrativa da “País de Loire”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Saumur foi o local da “Batalha de Saumur em 1940” em que a cidade se defendeu com êxito do avanço de 40.000 soldados das tropas alemãs.
No ano de 1945 a cidade de Saumur foi condecorada com a “Cruz de Guerra” como símbolo da sua resistência e demonstração do patriotismo francês durante a Segunda Guerra Mundial.
Saumur é famosa não só pelo seu castelo que domina o Vale do Loire, mas também pelos seus vinhos com destaque para o “Saumur Champigny, pelo Museu de Cogumelos e pela sua escola de cavalaria “Le Cadre Noir” e sua escola de equitação nacional.
Saumur é, de facto, uma cidade com grande tradição equestre, sendo famosa desde o século XVI pelos seus cavaleiros e escolas de equitação.
A nossa visita começou precisamente pelo castelo, palácio fortificado, dos Duques de Anjou, localizado num planalto que domina toda a cidade e o rio.
O castelo dos Duques de Anjou, castelo de Saumur, foi sucessivamente ao longo dos tempos, uma fortaleza, casa de lazer, residência dos governadores da cidade, prisão e depósito de armas e munições.
Em 1906, a cidade de Saumur adquiriu o castelo ao Estado e procedeu desde então a reformas sucessivas permitindo assim que o mesmo tenha um bom estado de conservação.
Actualmente o castelo dos Duques de Anjou, abriga um Museu de Artes Decorativas, museu de móveis, decorações e tapeçarias e um Museu do Cavalo, onde é mostrado o desenvolvimento da arte de montar e as técnicas de equitação ao longo dos séculos.
O castelo dos Duques de Anjou, castelo de Saumur, encontra-se classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Castelo de Saumur, França

Castelo de Saumur, França

Seguidamente fomos até ao centro da cidade ao Posto de Turismo solicitar mapas e informação turísticas.

Posto de Turismo de Saumur, França

Seguimos até à Igreja de São Pedro, “Église Saint-Pierre” de finais do século XII de estilos românico e gótico de Angevin.
Esta igreja fica localizada precisamente na Praça de São Pedro.

Igreja de São Pedro em Saumur, França

Nave e altar mor da Igreja de São Pedro em
Saumur, França




Outras fotos da cidade de Saumur

Praça de São Pedro em Saumur, França

Casa tipo enxaimel na cidade de Saumur, França

Casa tipo enxaimel na cidade de Saumur, França

Casa tipo enxaimel na cidade de Saumur, França

Pormenor das esculturas na madeira de uma casa
tipo enxaimel na cidade de Saumur, França







Vista da cidade de Saumur, França

Vista através do castelo da cidade de Saumur, França

Deslocámo-nos até à Capela Real do Santuário Mariano Notre-Dame-des-Ardilliers de Saumur, cuja construção se iniciou no ano de 1534 e prolongou-se até 1696.
No século XVI e mais no século XVII, o santuário tornou-se num dos lugares mais importantes da peregrinação mariana na França.
A Capela Real do Santuário Mariano Notre-Dame-des-Ardilliers de Saumur, encontra-se classificada como Monumento Histórico.

Capela Real do Santuário Mariano Notre-Dame-des-Ardilliers 
de Saumur, França

Capela Real do Santuário Mariano Notre-Dame-des-Ardilliers
de Saumur, França

Capela Real do Santuário Mariano Notre-Dame-des-Ardiliers
de Saumur, França

Após o almoço saímos para Turquant onde chegámos às 14,00 horas.
Turquant é uma vila localizada no coração do Parque Natural Regional Loire-Anjou-Touraine, entre Montsoreau e Saumur, no departamento de “Maine-et-Loire” da região administrativa da “País de Loire”.
Turquant é uma vila vinícola com cerca de 160 hectares de vinhas tendo como principais castas a “Cabernet Franc” e “Chenin”. Tem vários vinhos famosos de entre eles o “Saumur Champigny” e o “Carnet de Saumur” e que podem ser apreciados em degustações, caso se queira.
Também na parte agrícola, Turquant apresenta uma grande produção / cultivo de cogumelos.
Turquant encontra-se classificada na listagem das aldeias floridas de França e ainda na listagem das aldeias de carácter de França.
Esta listagem das aldeias de carácter de França tem como objectivo tentar valorizar a autenticidade e a diversidade do património de cidades pequenas, menos de 6.000 habitantes, dotadas de um conjunto arquitetónico coerente e de qualidade.


Turquant tem AS e vários parques de estacionamento onde é possível estacionar a autocaravana. Na AS estavam 6 autocaravanas.

AS de Turquant, França

Após termos estacionado fomos ao Posto de Turismo, que pensamos funciona tipo self-service, numa sala sem qualquer balcão para atendimento, mas em alternativa encontrava-se imensa informação turística à disposição de qualquer interessado.
Fomos à Igreja de “Saint-Aubin” cuja construção se iniciou no século XII, mas a maior parte do edifício data dos séculos XV e XVI.

Igreja de "Saint-Aubin" de Turquant, França

Altar mor da Igreja de "Saint-Aubin" de Turquant, França



Uma das atrações de Turquant é uma “zona troglodita”, reabilitada, apresentando várias “cavernas trogloditas” nas quais, no seu interior, vários artesãos têm os seus ateliers / galerias de arte, desde pintura, joalharia, cerâmica, madeira, objectos decorativos, bijuterias e ferro entre outras. Também nessas “cavernas trogloditas” se encontram instalados restaurantes e lojas de produtos típicos e locais e adegas vinícolas.

"zona troglodita reabilitada" em Turquant, França

"zona troglodita reabilitada" em Turquant, França


Atelier de escultor e pintor em "caverna troglodita reabilitada"
em Turquant, França

Bar restaurante em "caverna troglodita reabilitada" em
Turquant, França

Nesta zona existem muitos percursos para bicicletas e como tal vimos muita gente a fazer esses percursos e ao mesmo tempo aproveitavam para observarem as galerias / atelieres de arte instalados precisamente na “zona troglodita”.
Dada por finda esta visita seguimos para Chinon onde chegámos por volta das 16 horas. Estacionámos num parque de estacionamento destinado às autocaravanas, próximo do castelo e a 15 minutos do centro da Vila. Neste parque já se encontravam estacionadas 7 autocaravanas.


Chinon é uma cidade localizada nas margens do rio “Vienne” e no coração do Parque Natural Regional Loire-Anjou-Touraine, a 30 Kms de Saumur e a 50 Kms de Tours, no departamento de “Indre-et-Loire” da região administrativa do “Centro”.
A cidade de Chinon é dominada pelo seu castelo, uma fortaleza com muralhas.
Chinon é muito procurada turisticamente devido à sua excepcional herança arquitectónica, bem como pelos seus eventos culturais populares e também é muito apreciada pelos seus vinhos.
Como o castelo ou fortaleza real se localiza próximo do parque de estacionamento destinado às autocaravanas decidimos começar a nossa visita precisamente pelo castelo.
O Castelo de Chinon tinha uma posição estratégica muito importante, pois encontra-se localizado no afloramento rochoso com vista para o rio “Vienne” e a cidade medieval e costumava controlar a passagem sobre o rio
Este castelo ou fortaleza real foi originalmente construído no século X e teve sucessivas intervenções até ao século XV.
A fortaleza foi alvo de um dos maiores projectos de restauração da Europa, para restaurar seu antigo esplendor e coesão militar. Na visita a esta fortaleza pode-se apreciar os muitos recursos interativos bem como exposições temporárias que são renovadas todos os anos.
Não foi possível visitar o castelo / fortaleza real, devido a algumas obras de manutenção e conservação que se encontram em curso.
O castelo ou fortaleza real de Chinon encontra-se listado como Monumento Histórico.

Castelo de Chinon, França

Castelo de Chinon, França

Próximo do castelo ou fortaleza real que se situa na parte mais alta da cidade, existe um ascensor gratuito que pode ser utilizado para descer para a cidade e vice-versa, ou seja, também para subir da cidade para a parte mais alta próxima do castelo.

Ascensor na cidade de Chinon, França

Após termos utilizado o ascensor para descermos para a cidade, fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas.

Posto de Turismo de Chinon, França

Seguidamente fomos até à Igreja de “Santo Estevão” “Église Saint-Étienne” de Chinon, construída no século XV no estilo gótico Flamboyant, adornada com vitrais originais da vida de “Saint-Étienne” e cenas da história da cidade de Chinon.

Igreja de "Saint-Étienne" em Chinon, França



Nave e altar-mor da Igreja de "Saint-Étienne" 
em Chinon, França

Altar-mor da Igreja de "Saint-Étienne" em
Chinon, França

Santo António na Igreja de "Saint-Étienne"
em Chinon, França

Pia baptismal da Igreja de "Saint-Étienne"
em Chinon, França

Nesta altura existem alguns locais turísticos que se encontram fechados ao público, como a “Collégiale Saint-Mexme, a capela de “Sainte-Radegonde” que é um sítio troglodita particularmente original e o castelo, este devido a algumas obras de manutenção / conservação.
Decidimos optar por passear descontraidamente pelas ruas da cidade de Chinon.
No centro mais antigo ou medieval de Chinon existem ainda belas casas em “enxaimel” e mansões dos séculos XV a XVIII.

Casa tipo enxaimel em Chinon, França

Casa tipo enxaimel em Chinon, França

Casa tipo enxaimel em Chinon, França

Casa tipo enxaimel em Chinon, França

Casa tipo enxaimel em Chinon, França

Pormenores da fachada da casa em Chinon, França

Pormenores da fachada da casa em Chinon, França


Pormenor na fachada de casa em Chinon, França

Outras fotos da cidade de Chinon.

"Hotel de Ville" de Chinon, França




Estátua do escritor, padre e médico "François Rabelais" em
Chinon, França

Fontanário das "Três Graças" na Praça do Fontanário em
Chinon, França

Chafariz em Chinon, França


Vista da cidade de Chinon, França

Vista da cidade de Chinon, França, desde o castelo

Vista da cidade de Chinon, França

Vista da cidade de Chinon, França




Próximo do fim da tarde, cerca das 18,00 horas, e no estacionamento junto às autocaravanas, encontrava-se um balão de ar quente pertença de uma empresa turística. Elementos dessa empresa estavam à espera de clientes já agendados, para efectuar um voo turístico. O balão de ar quente nesse momento encontrava-se ainda em cima de um atrelado.



Estacionamento e pernoita num parque de estacionamento destinado às autocaravanas, (coordenadas N 47º 10’ 12”  W 0º 14’ 30”)
Percurso de Le Mans a Saumur, 107 Kms
Percurso de Saumur a Turquant, 9 kms
Percurso de Turquant a Chinon, 25 Kms
Percorridos no dia, 141 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário