terça-feira, 19 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 49 (19 de Junho de 2018)
(Chinon – Angles sur l’Anglin – Chauvigny - Poitiers)
Hoje o dia apresentou-se com alguma nebulosidade mas com bastante calor. Neste parque de estacionamento passaram a noite 4 autocaravanas, sendo 2 de matrícula francesa, 1 alemã e 1 portuguesa, a nossa.
Após o pequeno-almoço saímos para Angles-sur-l’Anglin onde chegámos por volta das 11,00 horas tendo no percurso feito a manutenção das águas da autocaravana na AS de Vicq-sur-Gartempe.
Angles-sur-l’Anglin encontra-se localizada no departamento de Vienne, na região administrativa da “Nova Aquitânia”.
Angles-sur-l’Anglin apresenta as suas ruas medievais e na parte alta da vila as casas e ruas estão enredadas de uma maneira pitoresca enquanto a parte baixa da vila é dominada pelo seu imponente castelo ocupando uma posição estratégica pois domina o vale de Anglin.
A jóia mais importante de Angles-sur-l’Anglin é o seu sítio pré-histórico de “Roc-aux- Sorciers”, “Rocha dos Feiticeiros / Bruxas”.
Angles-sur-l’Anglin encontra-se classificada entre as aldeias mais belas de França e também se encontra classificada na listagem das aldeias floridas de França.
Após termos estacionado num estacionamento que estava referenciado deslocámo-nos ao Posto de Turismo, o qual se encontrava fechado, pelo que optámos por passear descontraidamente pelas ruas da vila.
O castelo de Angles-sur-l’Anglin foi construído entre os séculos X e século XV, com a sua posição estratégica no alto de umas falésias que domina o vale de Anglin. Curiosamente este castelo teve como proprietários mais famosos os bispos de Poitiers, sendo um edifício episcopal. Após muitas mudanças, destruições, incêndios e transformações ao longo dos séculos foi abandonado.
O castelo de Angles-sur-l’Anglin encontra-se classificado como Monumento Histórico.

Castelo medieval de "Angles-sur-l'Anglin", França

Castelo medieval de "Angles-sur-l'Anglin", França

Castelo medieval de "Angles-sur-l'Anglin", França

Castelo medieval de "Angles-sur-l'Anglin", França

O sítio pré-histórico de “Roc-aux-Sorciers”, “Rocha dos Feiticeiros / Bruxas” é um abrigo rochoso localizado ao pé das  falésias de calcário na margem direita do rio “Anglin”, ocupado várias vezes durante o período da “Madalena” (em homenagem ao local “La Madeleine” em Périgord) há 15.000 anos e que ficou famoso por uma série de esculturas em relevo efectuadas nas paredes e que se estendem por mais de cinquenta metros.
Este sítio pré-histórico é composto de duas secções geologicamente distintas: Abaixo encontra-se o “Abri Bourdois”, um local clássico de abrigo de rochas sob uma leve saliência e acima está a “Cave Taillebourg” que é um vestíbulo mais profundo. Estas duas partes estão separadas por uma zona que ainda não foi escavada, mantida em reserva.
 “Roc-aux-Sorciers”, “Rocha dos Feiticeiros / Bruxas” é um sítio de esculturas pré-históricas excepcional em que nos apresenta um friso esculpido de 20 metros de comprimento, datado de 15.000 anos atrás, conhecido como “Lascaux de escultura”. O friso esculpido foi descoberto a partir do ano de 1950 e é composto por animais (bisontes, cavalos, cabras selvagens e felinos) e por representações femininas, figuras sem cabeça e sem pés, do tipo convencionalmente chamado “Vénus”. Estas representações femininas estilizadas são raras nas arte esculpida pré-histórica.
O sítio pré-histórico de “Roc-aux-Sorciers”, “Rocha dos Feiticeiros / Bruxas” encontra-se classificado como Monumento Histórico.


Escultura em relevo efectuada em parede, no sítio "pré-histórico"
de "Roc-Aux-Sorciers" em "Angles-sur-l'Anglin", França

Angles-sur-l’Anglin forma um local particularmente harmonioso com as suas belas casas, seu rio tranquilo e as ruínas de seu castelo medieval que dominam o conjunto.

Vista de "Angles-sur-l'Anglin", França

Vista da parte baixa de "Angles-sur-l'Anglin", França

"Mairie" de Angles-sur-l'Anglin, França










Moinho em "Angles-sur-l'Anglin", França

Depois do almoço saímos para Chauvigny onde chegámos por volta das 14,30 horas.
A cidade medieval de Chauvigny localiza-se a cerca de 20 Kms a leste Poitiers, no departamento de Vienne, da região administrativa da “Nova Aquitânia”.
A cidade alta de Chauvigny situada sobre um promontório que domina todo o vale do rio “Vienne”, constitui um conjunto medieval único com os seus cinco castelos agrupados e protegidos por uma mesma muralha (o castelo baronal ou o castelo dos Bispos, o castelo de Harcourt, vestígios do castelo de Montléon, a fortaleza de Gouzon e a torre de Flins).
Chauvigny seduz os visitantes com o seu rico património arquitectónico, cidade de arte e também o berço da Porcelana em Poitou-Charents.
Após termos estacionado num estacionamento próximo da cidade medieval fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas.

Posto de Turismo de Chauvigny, França

A “Église Collégiale Saint-Pierre”, Igreja Colegiada de São Pedro, encontra-se localizada no coração da cidade medieval, tendo sido construída no século XII sendo uma das jóias da arte romana. A cabeceira impressiona pela organização harmoniosa dos volumes e pela riqueza da decoração esculpida. Toda a riqueza está reunida no coro. As capitais das seis colunas engajadas são mundialmente famosas, pois apresentam vários episódios da vida da Virgem e de Jesus, além de uma profusão de animais e monstros.


"Église Collégiale Saint-Pierre" em Chauvigny, França

Nave e altar mar da "Église Collégiale Saint-Pierre"
em Chauvigny, França

Altar-mor da "Église Collégiale Saint-Pierre"
em Chauvigny, França

O Castelo de Harcourt tem o nome de uma ilustre família normanda, cujos membros se casaram por volta de 1280, com a viscondessa de Châtellerault, que originalmente era a dona desse campo. Este castelo desprovido de ponte levadiça foi reconstruído em finais do século XIII por João II de Harcourt.
A entrada no castelo é gratuita.

Castelo de Arcourt em Chauvigny, França

Sala do castelo de Arcourt em Chauvigny, França

Sala com exposição no castelo de Arcourt em Chauvigny, França

O castelo Baronal ou o castelo dos Bispos foi construído no século XI pelos bispos de Poitiers. É um edifício complexo com 80 metros de comprimento e 50 metros de largura. Muitas vezes foi danificado e reconstruído. No final do século XVII ele já estava quase abandonado.
Hoje em dia é possível assistirmos ali a um show de pássaros em voo livre (“Les Géants du Ciel” “Os Gigantes do Céu), onde predominam aves de rapina e pernaltas.
A entrada no castelo para assistir ao show de falcoaria é de 12.50 € e 9.00 €, respectivamente para adultos e jovens / crianças dos 4 aos 9 anos.
 O Castelo Baronal ou o castelo dos Bispos encontra-se listado como Monumento Histórico.

Castelo Baronal em Chauvigny, França

Castelo Baronal em Chauvigny, França



Passeámos descontraidamente pelas ruas de paralelepípedos da cidade medieval, onde pudemos apreciar os ateliers de artesãos: pintura, escultores de pedra, oleiros, cesteiros, etc.
Outras fotos da cidade medieval de Chauvigny.


Vista da cidade de Chauvigny, França

Vista da cidade de Chauvigny, França

Vista da cidade de Chauvigny, França

Muralhas medievais na cidade de Chauvigny, França

Muralhas medievais na cidade de Chauvigny, França




Praça na cidade medieval de Chauvigny, França

Escultura na cidade medieval de Chauvigny, França




Após esta visita saímos para Poitiers onde chegámos pelas 17,30 horas. 
Poitiers é uma cidade localizada no centro-oeste da França, às margens do rio “Clain”. O nome da cidade, Poitiers, é derivado do romano “Pictávio”, o que acredita-se ser derivado da tribo celta os“pictões” que habitava a região. Antes do período romano, era conhecida também como “Lemono.
Poitiers é a capital do departamento de Vienne na região da Nova Aquitânia.
Visitar Poitiers é percorrer 2000 anos de Arte e História podendo apreciar o seu rico património arquitectónico e religioso.
Falar de Poitiers é obrigatório referir-se o “Futuroscope” inaugurado em 1987 e que se situa a 10 Kms da cidade.
O “Futuroscope” é um parque temático que tenta explicar como será a vida no futuro com atrações baseadas em suportes multimédia, técnicas cinematográficas, audiovisuais e robótica do futuro.
O “Futuroscope” ´´e o segundo parque mais visitado da Europa e tem uma imensa área com atrações, brinquedos, espectáculos noturnos, concertos, 12 hotéis e vários restaurantes.
Quase à entrada de Poitiers cruzámo-nos com um camião português.
Estacionámos a autocaravana num parque de estacionamento situado na Praça Jean de Berry que fica sensivelmente a 20 minutos a pé do centro da cidade.
Depois de devidamente estacionados deslocamo-nos até ao centro da cidade de Poitiers e como o Posto de Turismo já se encontrava fechado, optámos por passear descontraidamente por algumas ruas da cidade.
A Prefeitura “Hôtel de Ville” de Poitiers, localizada na Praça do Marechal Leclerc, antiga Praça de Armas, construída entre 1869 e 1875, apresenta uma majestosa fachada de estilo neo-renascentista.
As fachadas, os telhados e a grande escadaria encontram-se registados como Monumentos Históricos.

"Hôtel de Ville" de Poitiers, França

A Igreja de Nossa Senhora a Maior de Poitiers “Église Notre-Dame-la-Grande de Poitiers” é uma jóia da arte românica, com a sua fachada totalmente esculpida na Idade Média, século XII, época em que a imagem era rara, e todos os olhos se voltaram para ela para ler a mensagem cristã e apreciar a beleza das cenas do Antigo e Novo Testamento, que sobretudo fazem referência à Virgem.
O interior da Igreja também é típico do estilo românico.
A abóbada em forma de quarto de esfera da abside (parte que termina o coro) conserva afrescos do século XI: um Cristo e a Virgem com o menino, rodeados por santos.

"Église Notre-Dame-la-Grande" de Poitiers, França

"Église Notre-Dame-la-Grande" de Poitiers, França



Nave e altar-mor da "Église Notre-Dame-la-Grande"
de Poitiers, França

Altar-mor da "Église Notre-Dame-la-Grande"
de Poitiers, França
 

A "Torre Maubergeon” constitui com a grande sala cerimonial um dos principais elementos medievais do palácio dos Condes de Poitou, Duques da Aquitânia.
O antigo palácio dos Condes de Poitou, Duques da Aquitânia é actualmente o Palácio da Justiça de Poitiers.

A torre "Maubergeon" em Poitiers, França

A “Torre Cordier”  “La Tour Cordier” é um  vestígio das antigas fortificações medievais de Poitiers.
A “Torre Cordier”  “La Tour Cordier” hoje localizada no centro da Praça Jean de Berry, importante entroncamento rodoviário apelidado de “Porta de Paris”, é um  vestígio das antigas fortificações medievais de Poitiers.
Todo este recinto antigo do qual a “Torre Cordier” faz parte encontra-se classificado como Monumento Histórico.

A "Torre Cordier" em Poitiers, França

Após este breve passeio regressámos à autocaravana dando por finda, por hoje, esta visita à cidade de Poitiers
Dia muito quente pois ao fim da tarde ainda estavam 27º C.
Estacionamento e pernoita num parque de estacionamento, (coordenadas N 46º 35’ 26.9”  W 0º 20’ 24.2”)
Percurso de Chinon a Angles-sur-l’Anglin, 89 Kms
Percurso de Angles-sur-l’Anglin a Chauvigny, 25 Kms
Percurso de Chauvigny a Poitiers, 30 Kms
Percorridos no dia, 144 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário