sexta-feira, 8 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 38 (08 de Junho de 2018)
(Honfleur – Le Havre – Étretat - Fécamp)
A manhã apresenta-se com algum nevoeiro mas já se notava que as temperaturas estavam mais elevadas.
Após o pequeno-almoço seguimos pela ponte da Normandia, cujo custo de travessia foi de 6.30 € e chegamos à cidade de Le Havre, o nosso destino, por volta das 9,00 horas.

Le Havre encontra-se localizada na costa do Canal da Mancha e do estuário do rio Sena, no departamento de Seine-Maritime, da região administrativa da Normandia, França.
Le Havre, o segundo maior porto da França sofreu danos catastróficos durante a Segunda Guerra Mundial. A destruição da cidade atingiu o seu ponto mais alto durante a Batalha da Normandia, no verão de 1944. Durante os dias 5 e 6 de Setembro de 1944, as tropas Aliadas começaram a tomar de assalto a cidade para a libertar da ocupação alemã o que veio a acontecer no dia 12 de Setembro de 1944. A maioria das 132 bombas que atingiram a cidade durante o período da guerra, foram apelidadas de “tempestade de aço e fogo”.
Mais de 90% da cidade ficou em ruínas. Com o final da guerra e segundo dados da UNESCO, um total de 5.000 civis foram mortos, 12.500 construções destruídas e 80.000 pessoas desabrigadas.
A reconstrução da cidade após a Segunda Guerra Mundial foi efectuada com um planeamento intenso, com uma personalidade moderna e forte.
O centro da cidade de Le Havre foi declarado Património Mundial da UNESCO no ano de 2005.
Pelas indicações que tínhamos optámos por estacionar numa rua próxima de uma área de serviço localizada na Rua Andrei Sakharov. A cerca de 10 minutos a pé do local onde estacionámos encontra-se a paragem de Verlaine (“TransWay”, metro de superfície).
O custo de cada bilhete/título que tem a duração de validade de 1 hora é de 1,70 €. Se depois se recarregar este bilhete/título o preço já fica em 1,50 €.
Utilizámos este meio de transporte para nos deslocarmos até ao centro da cidade de Le Havre, tendo saído na paragem “Hotel de Ville”.

"Hotel de Ville" de Le Havre, França

Ali chegados percorremos a avenida em direcção à praia e posteriormente dirigimo-nos ao Posto de Turismo a solicitar informações turísticas e mapas.

Posto de Turismo em Le Havre, França

Depois de consultar um pouco os mapas e as informações fornecidas começámos a nossa visita precisamente pela Igreja de São Dinis, “Église Saint-Denis, Sainte Adresse”, construída entre 1874 e 1877 de estilo neogótico.

Igreja de São Dinis em Le Havre, França

Portal da fachada da Igreja de São Dinis em Le Havre, França

Fachada da Igreja de São Dinis em Le Havre, França

Nave e coro da Igreja de São Dinis em Le Havre, França

Pia baptismal da Igreja de São Dinis em Le Havre, França

Continuámos o nosso percurso até à igreja de São José, “Église Saint-Joseph”, construída entre 1951 e 1956, de arquitectura moderna inspirada na arquitectura neo-gótica e neoclássica.
Esta igreja é um edifício emblemático no centro da cidade e foi erguida em memória das vítimas dos atentados na Segunda Guerra Mundial.
Como um farol no coração da cidade, a igreja de Saint-Joseph distingue-se por uma torre octogonal de lanterna, de 107 metros de altura, que faz parte da base quadrada do edifício, reunindo nave e coro e apresenta 6.500 vitrais coloridos, em que as cores variam dependendo da orientação do sol, e apresenta as paredes  em concreto “cimento armado”. Esta obra-prima da arquitectura do século XX é de tirar o fôlego com a sua incrível beleza.
A igreja de São José, “Église Saint-Joseph”, encontra-se classificada como Monumento Histórico e também se encontra classificada como Património Mundial da UNESCO.

Igreja de São José em Le Havre, Normandia, França

Altar da Igreja de São José em Le Havre, França

Torre octogonal de lanterna da Igreja de São José
em Le Havre, França

Esta cidade apresenta um grande projecto do arquitecto brasileiro, Oscar Niemeyer.
No centro da cidade e próximo da Prefeitura, em frente à Praça do General de Gaulle, podemos admirar o “Centro Cultural le Havre”, conhecido como “o Vulcão”, precisamente da autoria do referido arquitecto Oscar Niemeyer. Esta obra emblemática considerada uma obra consagrada da arquitectura contemporânea, apresenta-nos além da composição visual o espaço de circulação pedestre que foi rebaixado de modo a proteger as pessoas dos fortes ventos da Normandia. Interiormente este centro cultural apresenta um teatro, cinema, estúdios de gravação e salas para apresentações e exposições temporárias.

Centro Cultural Le Havre, conhecido como "o Vulcão" em
Le Havre, França

Continuámos descontraidamente a nossa visita passeando um pouco pelas ruas da cidade.

Aproveitámos e efectuámos algumas compras, lã para um casaco de bébé, e alguma comida e em seguida regressámos à autocaravana, tendo utilizado novamente o transporte do “TransWay”, metro de superfície. Esta lã que foi comprada é para a minha mulher ir fazendo em alguns períodos de descanso durante estas férias, mais algumas peças de roupa para o bébé, futuro neto que está para nascer.
Após o almoço saímos com destino a Étretat onde chegámos por volta das 16,00 horas.
Estacionámos num estacionamento, junto à estação do caminho-de-ferro e que dista cerca de 10 minutos do centro da Vila. Neste estacionamento já se encontravam estacionadas mais 2 autocaravanas.
Étretat é uma vila localizada a norte de Le Havre, na costa do canal, também no departamento de Seine-Maritime, da região administrativa da Normandia, França.
Esta era uma modesta vila de pescadores mas que entretanto se tornou numa famosa estância balnear. A aparência extraordinária e monumental das suas falésias de pedra branca, quase imaculadas e praias de cascalho acinzentado tornaram-na como um dos principais destinos turísticos do mundo e que pintores famosos como Gustave Courbert, Eugène Boudin e Claude Monet imortalizaram com os seus quadros e contribuíram imenso para a sua publicidade.
As falésias mais importantes de Étretat são a “Falésia de Aval” e a “Falésia de Amont”.
Em seguida fomos até à Vila, mais precisamente ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas.

Posto de Turismo de Étretat, França

Começámos a nossa visita pela igreja de “Notre-Dame de Étretat” de estilos, românico e gótico, iniciada a sua construção no século XI, sendo posteriormente remodelada no século XIX. Esta igreja encontra-se classificada como Monumento Histórico.

Igreja de "Notre-Dame de Étretat", França

Porta da fachada da Igreja de "Notre-Dame de Étretat", França

Esculturas na porta da Igreja de "Notre-Dame de Étretat", França

Nave e altar da Igreja de "Notre-Dame de Étretat", França

Pia baptismal na Igreja de "Notre-Dame de Étretat", França

Passámos pelo antigo mercado localizado na Praça Foch. Esse mercado com uma estrutura em madeira tipo medieval e que apresenta no seu interior pequenas lojas de diversos produtos mas essencialmente souvenires de Ètretat.
Esse mercado serviu como hospital para soldados britânicos durante a primeira guerra mundial.

Antigo mercado de Étretat, França

Continuámos o nosso percurso e fomos até à Capela da Nossa Senhora da Guarda “Chapelle Notre Dame de La Garde”, tendo optado por subir os 351 degraus a partir do calçadão da praia. Também se pode aceder à capela de carro, tendo inclusive um estacionamento atrás da capela. Esta capela construída em 1854, de estilo neo-gótico com a sua nave em forma de casco, a fazer referência como sendo um lugar de culto para os marinheiros.
Durante a segunda guerra mundial esta capela foi destruída pelo exército alemão e posteriormente foi reconstruída e inaugurada em 22 de Agosto de 1950.

"Capela de Nossa Senhora da Guarda" em Étretat, França

"Gárgulas" com cabeças de peixes, na "Capela de Nossa Senhora
da Guarda" em Étretat, França

A capela encontra-se localizada no topo da “Falésia de Amont”.
A vista do alto desta falésia é incrível apesar do nevoeiro que nesta altura se fazia sentir.

Vista de Étretat, França desde a "Falésia de Amont"

Próximo da capela existe um monumento em forma de avião em homenagem aos pilotos Charles Nungesser e François Coli. Estes pilotos tentaram efectuar a travessia do Atlântico Norte na direcção Paris – Nova York, sem escala, no hidroavião Levasseur que foi baptizado de “Pássaro Branco”, “L’Oiseau Blanc”.
Os dois pilotos foram vistos pela última vez, no dia 8 de Maio de 1927, a voar em baixa altitude (entre 100 e 200 metros) por cima de Étretat.
A tentativa da travessia do Atlântico Norte na direcção Paris – Nova York, fracassou e os pilotos nunca foram encontrados.
Na “Falésia de Amont” encontram-se os “Jardins de Étretat”, instalados em vários níveis de terreno e que combinam paisagismo e arte moderna, como pedras e esculturas.
Por opção optámos por não visitar os jardins.

A descida da “Falésia de Amont”, foi efectuada também a pé, novamente até ao calçadão da praia e, devido ao nevoeiro que se fazia sentir em zonas mais próximas do mar, aproveitámos e fomos passear um pouco pelas ruas desta vila.
Pudemos também admirar algumas casas tipo enxaimel e em que algumas delas apresentam elaboradas esculturas de madeira.

Do nada, o nevoeiro junto à praia desapareceu um pouco, por breves momentos, e permitiu-nos ainda fazer estas fotos das famosas falésias.
A jóia de Étretat é sem dúvida alguma as suas famosas falésias.

A "Falésia d'Amont" vendo-se também no topo da falésia a" Capela
da Nossa Senhora da Guarda" em Étretat, França

O cartão postal de Étretat é sem dúvida o da famosa “Falésia de Aval”, com o seu arco e que mais parece um elefante mergulhando a sua tromba no mar.
Atrás do arco da Falésia de Aval há uma pedra com cerca de 70 metros de altura que emerge da água, sendo chamada de “a agulha”, “L’Aiguille”.

A "Falésia de Aval" em Étretat, França

Étretat vive essencialmente do turismo e é muito apreciada pelos imensos trilhos de caminhada pelo que é um oásis para os amantes da natureza. Esses trilhos também são usados pelos ciclistas do BTT.
Étretat é uma vila pequena e que deve ser explorada descontraidamente a pé.
Em toda a vila fomo-nos apercebendo de que havia indicações de estacionamentos proibidos em muitas das ruas e estacionamentos também condicionados das 05,00 ás 19,00 horas do dia seguinte ou seja dia 09 de Junho, devido a um casamento que se ia realizar.
Ao fim do dia quando regressámos à autocaravana verificámos de que também ali haviam sido afixadas as informações sobre as restrições aos estacionamentos para o dia seguinte incluindo já a madrugada. Após o jantar ainda percorremos alguns parques de estacionamentos mas não foi possível pernoitar já que os parques de estacionamento têm todos a proibição de estacionamento para as autocaravanas pelo que optámos por nos deslocar para Fécamp onde chegámos por volta das 21,00 horas. Em Fécamp estacionámos num descampado junto à lota e marina. Nesse local já se encontravam cerca de 40 autocaravanas.

Fécamp, antigo porto de pesca bacalhoeiro, é uma pequena vila que fica localizada na costa do Alabastro no Canal da Mancha, no departamento de Seine-Maritime, da região administrativa da Normandia, França.
Depois de devidamente instalados ainda fomos dar um breve passeio a pé pela vila.

"Porto náutico" em Fécamp, França

Praia em Fécamp, França

Escultura de Dominique Denry simbolizando "A Hora do Banho",
"L'Heure du Bain"na praia de Fécamp, França

Estacionamento e pernoita num descampado junto à lota e marina na Rue du Commandant Riondel, (coordenadas N 49º 45’ 43,9”  E 0º 22’ 7,7”)