terça-feira, 5 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 35 (05 de Junho de 2018)
(Port en Bessin Huppain – Colleville sur Mer – Bayeux – Arromanches les Bains – Courseulles sur Mer – Hermanville sur Mer)
O tempo esteve sempre nublado e com alguma chuva o que tornou difícil as visitas que estávamos a pensar fazer.
Como se havia decidido, após o pequeno-almoço saímos com destino a Colleville-sur-Mer para fazer uma visita ao “Overlord Museum” onde chegámos por volta das 9,30 horas pois é a essa hora que o museu abre as portas. Ali chegados veio falar connosco um “tropa” que é lusodescendente e os pais dele são da Covilhã. Esta conversa aconteceu simplesmente porque ele reparou na matrícula da autocaravana. Em seguida dirigimo-nos para o museu e comprámos os respectivos bilhetes de acesso que custam 7,80 por adulto.
Localizado no coração das praias do “Dia D”, em frente ao “Cemitério e Memorial Americano da Normandia”, o “Museu Overlord”, (inaugurado no dia 5 de Junho de 2013, por ocasião do 69º aniversário dos desembarques na Normandia), exibe uma única e excepcional exposição de, veículos e equipamentos militares usados durante a “Batalha da Normandia”, tanto pelos Aliados quanto pelos alemães e apresentada através de cenas reconstruídas em escala real com um realismo impressionante.
Esta exposição com mais de 10.000 peças, incluindo 35 veículos nas cores dos regimentos que lutaram, tanques, armas e peças de artilharia que datam da “Batalha da Normandia” e em que nos mostra, passo a passo, os “Desembarques da Normandia”.
Algumas dessas máquinas expostas são únicas e foram desenvolvidas apenas para a guerra e vêm de marcas entretanto desaparecidas.
O “Museu Overlord” apresenta-nos uma jornada cronológica desde o início da guerra até à libertação de Paris e para quem se interessa pela segunda guerra mundial e tem curiosidade em relação aos grandes veículos e armamentos de guerra este museu é imperdível. Também temos de realçar neste museu referência à “Resistência Francesa”.












No exterior junto aos parque de estacionamento também se encontravam muitos veículos militares expostos.
















Depois de terminada esta visita saímos para Bayeux  onde chegámos por volta das 11,15 horas e estacionámos num estacionamento na Rue Pierre Trébucien que não é pago das 8,00 ás 17 horas. Apenas a noite é paga, 4 €.
Bayeux é uma cidade do departamento de Calvados, na região da Normandia, França.
Bayeux foi a primeira cidade a ser libertada pelos Aliados, no dia 07 de Junho de 1944, após o desembarque na Normandia, “Dia D”, durante a segunda guerra mundial.
Bayeux não sofreu ataques dos bombardeiros Aliados, uma vez que as tropas alemãs estavam totalmente concentradas e envolvidas na defesa da cidade de Caen e como tal os edifícios da cidade ficaram práticamente intactos durante a “Batalha da Normandia”.
Após o desembarque nas praias da Normandia, “Dia D” e durante a “Batalha da Normandia”, escolas e outros espaços públicos em Bayeux, foram transformados em hospitais improvisados para tratar dos feridos que eram para ali transportados. Bayeux foi a base e centro de comando do exército britânico durante a “Batalha da Normandia”.
Bayeux é reconhecida mundialmente pela sua tapeçaria, bordado de lã sobre uma tela de linho feita no século XI. Esta tapeçaria é representada por um tapete bordado com cerca de 70 metros de comprimento e 50 centímetros de altura, relata através de 58 painéis a conquista de Inglaterra em 1066 por Guilherme, Duque da Normandia e encontra-se em exposição no “Museu da Tapeçaria de Bayeux.
A “Tapeçaria de Bayeux” encontra-se inscrita no registo “Memória do Mundo” da “Unesco”, a fim de ser protegida e listada como de interesse mundial.
Esta cidade apresenta um património arquitectónico excepcional, datado principalmente do período medieval.
Após termos estacionado a autocaravana fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas.

Posto de Turismo de Bayeux, França

A nossa visita começou pela “Cathédrale Notre-Dame de Bayeux” que é de estilo normando-românica e é a sede do Bispo de Bayeux. O local é antigo e já foi ocupado por santuários romanos. A catedral actual foi consagrada no dia 14 de Julho de 1077. Iniciada em tempos românicos, a catedral após sérios danos ocorridos no século XII, foi reconstruída em estilo gótico envolvendo a estrutura original românica.

Fachada da Catedral Notre-Dame de Bayeux, França

Fachada da Catedral Notre-Dame de Bayeux, França

Nave e altar da Catedral Notre-Dame de Bayeux, França

Altar da Catedral Notre-Dame de Bayeux, França




Bayeux abriga o maior cemitério britânico da segunda guerra mundial e o “Memorial dos Repórteres” em homenagem aos jornalistas mortos no exercício da sua profissão.
O “Memorial dos Repórteres de Bayeux”, inaugurado em 2006, é um memorial que foi construído em parceria com a associação Repórteres Sem Fronteiras e tem como objetivo manter a memória de jornalistas e repórteres mortos durante conflitos militares ou assassinados como parte de seu trabalho.
Ao longo da caminhada por este memorial encontram-se pilares que podem conter mais de um ano de referência e no qual se encontram gravados os nomes de todos os repórteres que foram mortos nesses períodos. Ao todo já se encontram gravados mais de 2.000 nomes de jornalistas mortos em todo o mundo desde 1944, no exercício da sua profissão.
Este memorial não é apenas sobre a segunda guerra mundial, mas sim para todos os anos desde a segunda guerra mundial.
O “Cemitério Militar Britânico” abriga 4.144 sepulturas de soldados da “Commonwealth” da segunda guerra mundial. Destas encontram-se 338 restos mortais não identificados e 500 representam outras nacionalidades. Entre as nacionalidades representadas estão canadenses, neozelandeses, australianos, sul-africanos, poloneses, franceses, tchecoslovacos, italianos, russos e alemães, estes em grande maioria.
Em seguida passeámos descontraidamente pelas ruas da cidade apreciando esta riqueza artiquectónica, incluindo algumas belas construções tipo enxaimel.

















Após este passeio pelas ruas de Bayeux almoçámos num bar e seguidamente saímos para Arromanches-les-Bains onde chegámos por volta das 14,00 horas.
Arromanches-les-Bains, é uma vila do departamento de Calvados, na região da Normandia, França.
Arromanches-les-Bains encontra-se classificada na listagem das aldeias floridas de França. 



Durante a segunda guerra mundial, esta pequena vila, situada a Oeste da praia de desembarque das tropas britânicas em “Gold Beach”, e que fica localizada entre dois morros escarpados, foi escolhida pelos Aliados para receber um dos dois portos artificiais “Mullberry”, que foram utilizados para desembarque de tropas e equipamentos.
Este porto artificial “Mullberry” tinha por objectivo receber o abastecimento necessário às tropas aliadas para levar a cabo a “Batalha da Normandia”. Todos os dias 9.000 toneladas de mercadorias chegavam a este porto, entre as quais material militar, instrumentos e mesmo abastecimentos.
As tropas aliadas tomaram a vila de Arromanches-les-Bains ao final da tarde do dia 6 de Junho.

Nesta altura estava bastante vento e a chuva havia aumentado e após percorrermos vários estacionamentos sempre sem sucesso pois estavam todos cheios e havia muito trânsito. Por fim lá conseguimos estacionar próximo da entrada da vila e ainda me desloquei para a vila de modo a poder observar a frente do mar onde se conseguiam ver alguns dos vestígios das fortificações militares que na altura haviam sido construídas e inclusive do porto artificial “Mullberry”.

Vestígios de destroços das fortificações militares construídas  durante  
a 2ª guerra mundial na praia de Arromanches-lesBains, França

Porto artificial "Mulberry", construído pelos Aliados, após os
desembarques da Normandia, "Dia D", durante a 2ª guerra mundial,
 na praia de Arromanches-les-Bains, França


Porto artificial "Mulberry", construído pelos Aliados, após os
desembarques da Normandia, "Dia D", durante a 2ª guerra mundial,
na praia de Arromanches-les-Bains, França

Na rua principal havia muita gente pois é preciso não esquecer que estamos nas datas da comemoração da “Batalha da Normandia” e da libertação da França durante a 2ª guerra mundial e por todos os lados onde temos andado temos assistido a essas manifestações.







Devido ao mau tempo regressei para a autocaravana e continuámos a viagem até Courselles-sur-Mer, e praia de ”Juno Beach”.
A responsabilidade de tomar a praia de ”Juno Beach” era principalmente do exército canadense. Os objectivos da 3ª Divisão de Infantaria Canadense no dia de desembarque, “Dia D” além de tomar a praia, era de cortar a estrada que liga “Caen-Bayeux”, capturar o aeroporto de Carpiquet a oeste de Caen e fazer uma ligação entre as praias de “Gold” e “Sword”, da responsabilidade das tropas britânicas.
Os desembarques iniciais das tropas canadenses no dia 06 de Junho de 1944, enfrentaram pesada resistência dos defensores alemães, dado que o bombardeio aéreo preliminar por parte dos bombardeiros aliados, tinha sido pouco eficiente o que originou que cerca de metade das tropas canadenses nas primeiras horas do desembarque tivessem sido dizimadas na praia.
Na praia de ”Juno Beach” encontra-se o memorial Canadiense, “Centro Juno Beach”.
O “Centro Juno Beach” presta homenagem aos 45.000 soldados canadenses que morreram durante a segunda guerra mundial, dos quais 5.500 soldados foram mortos durante a “Batalha da Normandia” e 359 deles morreram no dia 6 de Junho de 1944, dia do desembarque, “Dia D”. Para prestar homenagem a estes soldados e contar a sua história, o “Centro Juno Beach” foi inaugurado em 2003. Este centro é composto por um museu com exposições permanentes e temporárias, bem como um parque com visita comentada.
Os bilhetes de acesso ao parque com a visita guiada e ao centro são de 11,00 €.








Vista do porto de "Courselles-sur-Mer", Farnça

Vista do porto de "Courselles-sur-Mer", França

Em seguida saímos para Hermanville-sur-Mer onde chegámos às 17,00 horas à AS. 
Nesta AS encontravam-se 2 autocaravanas de matrícula francesa.

AS de "Hermanville-sur-Mer", França

Continuamos na Normandia, no departamento de Calvados, mais precisamente na vila de Hermanville-sur-Mer. Esta pequena vila foi libertada pelos Aliados no dia 06 de Junho de 1944, pelas 9,30 horas, precisamente no “Dia D”, primeiro dia do desembarque dos Aliados nas praias da Normandia.
Depois de termos estacionado a autocaravana fomos dar um pequeno passeio a pé por esta localidade.
A Câmara Municipal de Hermanville-sur-Mer, encontra-se instalada no antigo castelo que, durante a “Batalha da Normandia”, foi o quartel general, sede de comando, do General Rennie, comandante da 3ª Divisão de Infantaria Inglesa. Nos espaços do castelo foi instalado um hospital de campanha para tratamento dos soldados feridos, Britânicos, Alemães e também civis, durante a batalha de Caen.



"Mairie" de "Hermanville-sur-Mer", França

A Igreja de São Pedro, “Église Saint Pierre”, de construção românica, do século XI.
Durante os combates do dia 06 de Junho de 1944, a torre do sino foi destruída por um tiro de canhão, sendo posteriormente reconstruída.
Ao redor da igreja encontra-se o cemitério.
O coro e a torre do sino encontram-se listados como Monumentos Históricos.
Não visitámos a igreja uma vez que a mesma se encontrava fechada.

Igreja de São Pedro de "Hermanville-sur-Mer", França

Em seguida continuámos até ao poço da lagoa de São Pedro que durante a “Batalha da Normandia” ficou à ordem do exército inglês e entre o dia 06 de Junho a 01 de Julho de 1944, forneceu cerca de sete milhões de litros de água às tropas Aliadas.

Poço da lagoa de São Pedro em "Hermanville-sur-Mer", França

Estacionamento e pernoita na AS de Hermanville-sur Mer, (coordenadas N 49º 17’ 09”  W 0º 18’ 44”).
Esta AS é gratuita quer o estacionamento / pernoita quer a manutenção das águas.
Percurso de Port-en-Bessin-Huppain a Colleville-Sur-Mer, 10 Kms
Percurso de Colleville-sur-Mer a Bayeux, 28 Kms
Percurso de Bayeux a Arromanches-les-Bains, 18 Kms
Percurso de Arromanches-les-Bains a Courseulles-sur-Mer, 18 Kms
Percurso de Courseulles-sur-Mer a Hermanville-sur-Mer, 16 Kms
Percorridos no dia, 90 Kms

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