sábado, 23 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 53 (23 de Junho de 2018)
(Foix)
Nesta AS de Foix passaram a noite 14 autocaravanas, sendo 10 de matrícula francesa, 1 britânica, 1 holandesa, 1 espanhola e 1 portuguesa, a nossa.
Foix localiza-se no sopé dos Pirinéus, na confluência dos rios “Ariège” e “Arget”, sendo a capital do departamento de “Ariège” na região administrativa de “Occitânia” e a cerca de 80 Kms a sul da cidade de “Toulouse”.
Tendo-se tornado uma fortaleza militar na Idade Média, a cidade de Foix desenvolveu-se em torno de um oratório construído pelo Imperador Romano “Carlos Magno” e que no século X se tornou na “Abadia de São Volusiano”.
Foix é um centro turístico atraente graças à sua vitalidade cultural, seu rico património e ambiente natural que, tanto no verão como no inverno, oferece uma gama ampla de actividades desportivas (ski, montanhismo, canoagem) e de lazer.
Após o pequeno-almoço fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas.

Posto de Turismo de Foix, França

A Igreja da Abadia de São Volusiano de Foix, “Église Abbatiale Saint-Volusien” do século XII em estilo românico foi reconstruída e renovada por várias vezes. Após as Guerras Religiosas foi novamente reconstruída, século XVII, e da igreja medieval permanece principalmente o portal e a base das paredes da nave.
A Igreja da Abadia de São Volusiano de Foix, “Église Abbatiale Saint-Volusien” encontra-se listada como Monumento Histórico.

Nave e altar-mor da Igreja da Abadia de Saint-
Volusien em Foix, França

Altar-mor da Igreja da Abadia de Saint-Volusien em Foix, França



Pia baptismal da Igreja da Abadia de Saint-Volusien
em Foix, França

O castelo medieval dos Condes de Foix localizado no topo de uma rocha calcária, dominando a cidade, preservou de seu passado de fortaleza inexpugnável as suas três torres e altas paredes.
O castelo é um dos principais lugares associados ao “Catarismo” e segundo alguma documentação a existência do castelo remonta ao século X. A torre redonda é a mais recente, século XV, pois as duas torres quadradas foram construídas antes do século XI e serviram como prisão para presos políticos e civis durante quatro séculos, até 1862.
No século XIX o castelo foi objecto de uma intensa restauração, que pretendia recuperar o seu estilo medieval.
Actualmente o castelo dos Condes de Foix alberga o museu departamental de Ariège, sendo um espaço que evoca a história do concelho de Foix e do castelo, através de exposições temáticas e colecções medievais compostas de objectos da vida, armas e armaduras.
O castelo medieval dos Condes de Foix encontra-se listado como Monumento Histórico.

Vista do Castelo dos Condes de Foix, França

Vista do Castelo dos Condes de Foix, França

Seguidamente optámos por passear um pouco pelas ruas do centro antigo da cidade de Foix, com as suas casas com fachadas tipo enxaimel, as fontes e praças.
Algumas fotos da cidade de Foix que é muito turística.

Casas tipo enxaimel em Foix, França




Fonte na cidade de Foix, França

Fonte na cidade de Foix, França







Hoje foi um dia em que passeámos um pouco e dedicado essencialmente a descansar e relaxar.
Estacionamento e pernoita na AS de Foix, (coordenadas N 42º 57’ 39”  W 01º 36’ 39”)

Sem comentários:

Enviar um comentário