quinta-feira, 21 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 51 (21 de Junho de 2018)
(Oradour sur Glane – Limoges - Uzèrche)
Na AS de “Oradour-sur-Glane” passaram a noite cerca de 24 autocaravanas, mas na vila ainda havia mais autocaravanas estacionadas.
Durante a noite esteve bastante calor. De manhã às 07,30 horas já estavam 21º C.
Após o pequeno-almoço saímos para Limoges onde chegámos por volta das 08,15 horas. Em Limoges não é fácil arranjar estacionamentos sem ser a pagar.
Limoges está situada nas margens do rio “Vienne”, no coração da região administrativa da “Nova Aquitânia”, no departamento de “Alto Vienne”, sendo a segunda cidade mais populosa atrás de Bordéus. Limoges é apelidada de Cidade Vermelha ou Roma do Socialismo por causa da sua tradição de votar à esquerda. A cidade também foi reconhecida como uma cidade de Arte e História no final do ano 2000.
Limoges é conhecida mundialmente pela sua porcelana, porcelana de Limoges, pelos seus esmaltes medievais, esmaltes de Limoges, e pelos seus barris de carvalho que são usados na produção do conhaque (cognac).
Limoges foi um dos centros da resistência francesa à ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
Limoges desde 2017 que possui a distinção de Património Cultural Mundial da UNESCO.
Limoges é cidade natal de “Pierre- Auguste Renoir” célebre pintor francês que iniciou o desenvolvimento do movimento impressionista e conhecido por celebrar a beleza e especialmente a sensualidade feminina.
Após termos estacionado num local gratuito, preparámos o pequeno-almoço e em seguida fomos a pé até ao centro de Limoges. Este percurso demorou cerca de 25 minutos.
Entretanto passámos pelo Posto de Turismo e para solicitar mapas e informação turística.

Posto de Turismo de Limoges, França

A estação (gare) “Limoges-Bénédictins” construída no local de um antigo mosteiro beneditino, o qual deu o seu nome à estação, é a principal estação ferroviária de Limoges e também uma estação de autocarros regionais.
A estação é uma obra-prima eclética da arquitectura regionalista e símbolo da cidade e a estética do actual edifício inaugurado em 1929, empresta tanto do “Art Nouveau” como do “Art Deco” e “Neoclassicismo”.
O edifício é uma construção imponente com uma enorme cúpula de 31 metros de altura e um campanário com 61 metros de altura acima do solo.
A estação (gare) “Limoges-Bénédictins” encontra-se listada como Monumento Histórico.

Estação "Limoges-Bénédictins" em Limoges, França

A Catedral de Santo Estevão “Cathedral Saint Etienne” de Limoges encontra-se localizada no coração do bairro antigo da cidade. Esta catedral, cuja construção se prolongou por seis séculos, de 1273 a 1888, é um notável exemplo de arte gótica sendo  o principal monumento emblemático da cidade. Na sua fachada podemos ver o portal norte em estilo gótico extravagante. Na construção da catedral também podemos apreciar estilos renascentistas e românicos.
A Catedral de Santo Estevão “Cathedral Saint Etienne” de Limoges encontra-se listada como Monumento Histórico.

"Catedral de Santo Estevão" em Limoges, França

Portal norte da fachada da "Catedral de Santo
Estevão" em Limoges, França

Pormenores do portal da "Catedral de Santo
Estevão" em Limoges, França

Pormenores do portal da "Catedral de Santo
Estevão" em Limoges, França

Pormenores da porta de entrada na "Catedral de
Santo Estevão" em Limoges, França

Nave e altar-mor da "Catedral de Santo Estevão"
em Limoges, França

"São Marçal" Bispo de Limoges, na "Catedral de
Santo Estevão" em Limoges, França


Os “Jardins do Evêché” “Jardins de l’Évêché” é um jardim público municipal com uma área aproximadamente de 5 hectares, sendo o maior espaço verde do centro da cidade de Limoges e encontra-se contíguo à Catedral de Santo Estevão, “Cathedral Saint Etienne”.
Os “Jardins do Evêché” “Jardins de l’Évêché” encontram-se divididos em um jardim francês, um jardim público típico composto de lagoas e sebes de árvores e um vasto jardim botânico dividido em três áreas: jardim sistemático, jardim temático e jardim de ambientes naturais regionais.

"Jardim Évêché" em Limoges, França

Fonte no "Jardim Évêché" em Limoges, França

Torre sineira em granito da Catedral de Limoges,
no "Jardim Évêché" em Limoges, França

"Jardim Évêché" e ao fundo a "Catedral de Saint Étienne" em
Limoges, França

O “Pavilhão Verdurier” construído em 1919 é um edifício octogonal em concreto armado e decorado com mosaicos e azulejos de porcelana.
Este antigo pavilhão originalmente foi construído como um pavilhão refrigerado para o armazenamento e venda de carne importada da Argentina, amplamente consumida durante a Primeira Guerra Mundial.
O pavilhão é agora dedicado a exposições.
O “Pavilhão Verdurier” “Pavillon Verdurier” encontra-se listado como Monumento Histórico.

"Pavilhão Verdurier" em Limoges, França

A Igreja de São Pedro de Queyroix “Église Saint-Pierre-du-Queyroix”, de arquitectura gótica dos séculos XIII e XVI, mantém elementos do período românico como a sua torre sineira.
A igreja contém retábulos barrocos e um vitral do século XVI, representando a morte e a coroação da Virgem.
A Igreja de São Pedro de Queyroix “Église Saint-Pierre-du-Queyroix” encontra-se listada como Monumento Histórico.

"Igreja de São Pedro de Queyroix" em Limoges,
França

Nave e altar-mor da "Igreja de São Pedro de Queyroix"
em Limoges, França


Vitral na "Igreja de São Pedro de Queyroix" em
Limoges, França

Vitral na "Igreja de São Pedro de Queyroix" em
Limoges, França

A Igreja de São Miguel dos Leões, “Église Saint-Michel-des-Lions” é uma igreja de estilo gótico, construída entre os séculos XIV e XVI, com uma torre típica de “Limousin” (como a catedral St. Étienne) encimada por uma curiosa bola de metal.
No seu interior podemos ver vitrais e “Pietàs” do século XV e uma estátua de São Valério que data da mesma época.
 A “Église Saint-Michel-des-Lions” é uma das principais igrejas de Limoges e deve seu nome a dois leões de pedra galo-romanos que guardam a sua entrada.
A Igreja de São Miguel dos Leões, “Église Saint-Michel-des-Lions” encontra-se listada como Monumento Histórico.

"Igreja de São Miguel dos Leões" em Limoges,
França

 Nave e altar-mor da "Igreja de São Miguel dos
Leões" em Limoges, França



O “Jardim de Orsay” “Jardin d’Orsay” é um jardim público localizado no coração da cidade alta de Limoges. O jardim está localizado no “Anfiteatro Gallo-Romano Augustoritum”, agora extinto, parcialmente destruído e parcialmente enterrado no século XVIII. Parte das fundações do anfiteatro permanece visível perto da entrada sul do parque.

Coreto no "Jardim de Orsay" em Limoges, França

Limoges tem muito mais a visitar mas optámos por relaxar e passear descontraidamente pelas ruas da cidade.

Casas tipo enxaimel em Limoges, França

Casas tipo enxaimel em Limoges, França

Casas tipo enxaimel em Limoges, França

Casas tipo enxaimel em Limoges, França

Casas tipo enxaimel em Limoges, França

Casas tipo enxaimel em Limoges, França

Casa tipo enxaimel em Limoges, França

Após esta visita saímos com destino a Uzèrche onde chegámos por volta das 14,30 horas, depois de termos efectuado algumas compras no supermercado Super U que se localiza à entrada da vila.
Uzèrche encontra-se situada no topo de um afloramento rochoso, cercado por uma sinuosidade muito acentuada do rio ”Vézère” na região administrativa da “Nova Aquitânia” no departamento de “Corrèze”.
Uzèrche devido à sua localização estratégica e as suas imponentes fortificações era uma fortaleza inexpugnável, sendo por isso conhecida por “Uzerche a Virgem”, porque ninguém conseguiu conquistá-la.
A parte velha da vila, a vila medieval, que se encontra organizada em torno da rua da Justiça “Rue de la Justice” é a que se encontra no topo do afloramento rochoso e onde estão localizados a maioria dos antigos edifícios, enquanto as novas habitações se estendem na parte mais baixa e ao longo da estrada principal.
Uzèrche encontra-se classificada na listagem das aldeias floridas de França e ainda na listagem dos “mais belos desvios de França”.

“Os mais belos desvios de França” são uma associação francesa de pequenas vilas / cidades turísticas localizadas fora das estradas principais.
Essa associação é baseada em duas ideias:
            o efeito de treinamento recíproco de uma proporção colectiva de vilas /cidades de 2.000 a 20.000 habitantes com o mesmo objectivo sustentável de uma actividade turística de qualidade;
            trocando experiências entre si para encontrar as melhores maneiras de conseguir isso.

Depois de devidamente instalados na AS de Uzèrche, onde se encontravam já bastantes autocaravanas, e após o almoço passámos pelo Posto de Turismo para solicitar mapas e informações turísticas.


AS de Uzèrche, França

Posto de Turismo e ao lado a "Maison Eyssartier" em Uzèrche,
França

A Igreja da Abadia de São Pedro  “Église Saint-Pierre” de Uzèrche, cuja construção iniciada pelos Monges Beneditinos nos séculos XI e XII é de estilo românico. Esta igreja apresenta a forma típica das grandes igrejas de peregrinação e exteriormente a sua torre sineira é a parte mais notável pois parte de uma base quadrada e tendo vários níveis termina com um plano octogonal.
A Igreja da Abadia de São Pedro “Église Saint-Pierre” de Uzèrche encontra-se classificada como Monumento Histórico.

Igreja da Abadia de São Pedro em Uzèrche, França

Igreja da Abadia de São Pedro em Uzèrche, França

Nave e altar-mor da Igreja da Abadia de São Pedro
em Uzèrche, França

A “Maison Eyssartier”, datada do século XVI, revela uma bela fachada renascentista e foi habitada no século XIX por uma importante família de farmacêuticos.
A casa "Eyssartier", “Maison Eyssartier” encontra-se listada como Monumento Histórico.

"Maison Eyssartier" em Uzèrche, França

"Maison Eyssartier" em Uzèrche, França

"Maison Eyssartier" em Uzèrche, França

Pormenoras das janelas com montantes na "Maison Eyssartier",
em Uzèrche, França

"Maison Eyssartier" em Uzèrche, França

A Biblioteca “Médiathèque” Simone de Beauvoir é um serviço público para todos e contribui para o lazer, cultura e informação de todos os cidadãos.
Cerca de 18.000 documentos entre livros, revistas, CDs e DVDs, encontram-se disponíveis nos cerca de 400m2. A biblioteca possui também um centro de acesso gratuito à internet.


A biblioteca Simone de Beauvoir em Uzèrche, França

A Casa de “Tayac” construída no século XVII, revela uma torre em forma de cone e uma torre quadrada com um escudo que lembra os braços da vila de Uzèrche.
A Casa de “Tayac”, Château Tayac” encontra-se listado como Monumento Histórico.


A "Casa de Tayac" em Uzèrche, França

O “Château Pontier”, construído no século XVI pela família Pontier que havia deixado “Aix-en-Provence” por causa das guerras religiosas. Este castelo com um edifício principal rectangular ladeado por duas torres circulares e com telhados em forma de cone.
O castelo Pontier, “Château Pontier”, encontra-se listado como Monumento Histórico.


Castelo Pontier "Château Pontier" em Uzèrche, França

A Torre do Príncipe Negro “Tour du Prince Noir” do século XII encontra-se localizada na Praça dos Enólogos “Place de Vignerons” .
A origem do nome “Príncipe Negro” “Prince Noir” é controversa pois uns dizem que é filho de Eduardo III da Inglaterra e outros referem que é o bandido “Geoffroy Tête Noire”, ambas figuras emblemáticas da Guerra dos Cem Anos.
O apelido de “Príncipe Negro” seria devido à cor da capa que cobria a sua armadura e que o tornava reconhecível durante as batalhas.
A Torre do Príncipe Negro “Tour du Prince Noir encontra-se listada como Monumento Histórico.


"Tour du Prince Noir" em Uzèrche, França

A Porta Bécharie “Porte Bécharie” é a única das nove portas de acesso à vila medieval que é preservada na sua integridade.
A Porta Bécharie “Porte Bécharie” encontra-se listada como Monumento Histórico.

Porta Bécharie "Porte Bécharie" em Uzèrche,
França

O castelo Bécharie “Le Château Bécharie” data do século XV e era a mansão da família “Clédat”, notável da vila medieval.
Os edifícios do castelo encontram-se a ladear o portão da vila (Porta Bécharie “Porte Bécharie”).
O castelo apresenta murais sumptuosos dos finais dos séculos XVI e início do século XVII, atribuídos ao pintor Michel Cibille e portas de madeira do mesmo período. A varanda é encimada por uma estátua da virgem e os braços de Uzerche são esculpidos na pedra.
O castelo Bécharie “Le Château Bécharie” encontra-se listado como Monumento Histórico.

Castelo Bécharie "Château Bécharie" em Uzèrche, França

Estátua da Virgem com o Menino na fachada do
castelo Bécharie em Uzèrche, França


Jardins do castelo Bécharie em Uzèrche, França

Jardin do castelo de Bécharie em Uzèrche, França

Esta casa tipo enxaimel de finais do século XV ou início do século XVI, localizada perto do antigo portão de “Claurenson”, oferece um interesse arquitectónico particular em um conjunto urbano onde a pedra domina.
Os pisos são sustentados por vigas de madeira horizontais, deformadas pelo peso das partes superiores.
Esta casa tipo enxaimel encontra-se listada como Monumento Histórico.


Casa tipo enxaimel de finais dos séculos XV ou início do século XVI
em Uzèrche, França

A vila de Uzèrche desfrutando de uma aura importante atraiu durante os tempos, reis, papas, nobres e escritores (Henrique II de Inglaterra, Eleanor de Aquitânia, Ricardo Coração de Leão, Luís XVI, Carlos VII, o escritor Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal e o historiador e escritor romântico Prosper Mérimée), entre outros.
Uzèrche, apropriadamente chamada de “Pérola de Limousin” é uma cidade com charme singular, torres e campanários que se encontram, paredes de pedra e telhados de ardósia se fundem.
A magia do lugar liberta poder, riqueza e harmonia, fazendo desta vila um destino encantador.
Colocamos mais algumas fotos desta encantadora vila.

"Hotel de Ville" de Uzèrche, França

Hotel des Joyet de Maubec (dos séculos XVI e XVII) em
Uzèrche, França

"Hotel des de Chavailles" em Uzerche, França

"Notre Dame de Bécharie" em Uzèrche, França

"Notre Dame de Bécharie" em Uzèrche, França






Vista da Vila de Uzèrche, França

Vista da Vila de Uzèrche, França

Vista da Vila de Uzèrche, França

Vista da Vila de Uzèrche, França






A tarde esteve com muito calor.
Hoje já foi possível ver alguns camiões portugueses no percurso que fizemos.
Estacionamento gratuito em Limoges na Rua de Beaupuy, (coordenadas N 45º 50’ 13.8”  W 01º 15’ 1.8”)
Estacionamento e pernoita na AS de Uzèrche, (coordenadas N 45º 25’ 29”  W 01º 34’ 01”)
Percurso de Oradour-sur-Glane a Limoges, 24 Kms
Percurso de Limoges a Uzèrche, 60 Kms
Percorridos no dia, 84 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário