domingo, 10 de junho de 2018

Espanha e França 2018
Dia 40 (10 de Junho de 2018)
(Dieppe – Cayeux sur Mer – Le Hourdel)
Amanheceu novamente com alguma brisa fresca e o céu nublado.
Por volta das 9,00 horas passou na AS o(a) padeiro(a) e aproveitámos para comprar algum pão.
Após o pequeno-almoço saímos para ir visitar a capela de “Nossa Senhora da Boa Ajuda”, “Chepelle Notre-Dame de Bom-Secours”. Construída no ano de 1876, em memória aos marinheiros desaparecidos no mar e combinando estilos românicos, bizantinos e orientais. A Capela apresenta no seu interior as paredes revestidas com imensas placas de mármore em memória aos marinheiros desaparecidos no mar, sendo por isso um lugar de culto dedicado aos marinheiros.

Capela de Nossa Senhora da Boa Ajuda em Dieppe, França

Capela de Nossa Senhora da Boa Ajuda em Dieppe,
França

Nave e altar da Capela de Nossa Senhora da Boa
Ajuda em Dieppe, França

Altar da Capela de Nossa Senhora da Boa Ajuda em Dieppe, França

As paredes revestidas com placas de mármore em memória dos
marinheiros desaparecidos no mar, na Capela de Nossa Senhora
da Boa Ajuda em Dieppe, França

As paredes revestidas com placas de mármore em memória dos
marinheiros desaparecidos no mar, na Capela de Nossa Senhora
da Boa Ajuda em Dieppe, França

E em seguida descemos novamente para a parte central de Dieppe onde demos um passeio descontraidamente.
As ruas, a esta hora da manhã, apresentam-se desertas e também se tem de ter em consideração que hoje é Domingo.





Após esta visita a Dieppe demos por terminada a nossa incursão na Normandia e nas praias de desembarque que era outro dos nossos objectivos nesta viagem.
As expectativas que trazíamos relativamente à Normandia e praias de desembarque das tropas Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial não saíram defraudadas pois tivemos o grato prazer de, durante esta visita, podermos acompanhar de perto todas as festividades e comemorações da designada “Batalha da Normandia”. Para  nós, o ponto alto destas festividades foi sem dúvida o ocorrido em “Sainte-Mère-Église”, com centenas de participantes / figurantes e respectivos veículos militares e acima de tudo a participação de toda a comunidade.
As designadas “praias de desembarque” com toda a sua história, os objectos e destroços que ali se encontram e que são visíveis mostram por um lado toda a bravura dos soldados das tropas “Aliadas” e por outro lado o horror vivido durante esses desembarques e batalhas e em toda a guerra travada.
Por fim não podemos esquecer os enormes cemitérios militares que visitámos com as milhares de campas de soldados, alguns deles na designada flor da juventude e que a “loucura” de toda esta guerra lhes ceifou as vidas.
O preço desta guerra é imenso, incalculável para a humanidade, desde as perdas de vidas humanas, civis e militares, até à destruição completa de vilas e cidades.
Por volta das 11,00 horas fizemos manutenção das águas da autocaravana, efectuámos o pagamento da AS e saímos com destino a Cayeux-sur-Mer e no percurso parámos em Etalondes para meter gasóleo na gasolineira do supermercado E.Leclerc, a 1.428 € por litro. Chegados a Cayeux-sur-Mer por volta das 12,15 horas, verificamos existirem muitos condicionalismos de circulação automóvel.
“Cayeux-sur-Mer” encontra-se localizada no departamento de “Somme” da região administrativa de “Altos da França”. Esta região administrativa de “Altos da França”, “Hauts-de-France”, inicialmente chamada de “Norte-Passo de Calais-Picardia”, é uma região francesa, criada após a reforma territorial em 2014, mas que apenas entrou em funcionamento em 01 de Janeiro de 2016. A região “Altos de França” faz fronteira com a Bélgica no nordeste, Canal da Mancha no noroeste com as regiões francesas de “Grande Leste” no sudeste, “Ilha de França” no sul e “Normandia” no sudoeste.
“Cayeux-sur-Mer” aninhada na “Baía de Somme” é uma estância balnear na costa da “Picardia” com cerca de 14 kms de costa. A história de “Cayeux-sur-Mer” está intimamente ligada ao mundo do mar através da pesca, no entanto desde o século XIX a economia cresceu significativamente graças ao seu turismo balnear incluindo também actividades como o “kite-surf” e a vela.  
Após termos estacionado num parque localizado numa das saídas da vila dirigimo-nos para o centro da vila e ali deparámos que na rua principal estava a decorrer uma feira, com venda de artigos usados, artesanatos, roupas, calçado, frutas, legumes, comidas, etc.




"Hotel de Ville" de Cayeux-sur-Mer, França

A Igreja de São Pedro, “Saint-Pierre”, em tijolo vermelho, de estilo neo-românico foi construída entre 1900 e 1902. Um poderoso campanário abriga o pórtico de entrar e o portal é encimado por uma roseta.
Não foi possível visitar a igreja uma vez que a mesma se encontrava fechada.

Igreja de São Pedro em "Cayeux-sur-Mer", França

Igreja de São Pedro em "Cayeux-sur-Mer", França

Após termos passeado um pouco pela vila saímos para uma AS um pouco mais afastada e junto a praia, cerca de 3 kms.
Após termos almoçado saímos em direcção a “Le Hourdel” onde chegámos por volta das 15,30 horas e ali estacionámos num parque destinado às autocaravanas onde já se encontravam cerca de 25 autocaravanas.


“Le Hourdel” é uma aldeia da comunidade de “Cayeux-sur-Mer” e encontra-se localizada a sul da “Baía de Somme”.
“Le Hourdel” com o seu emblemático farol branco e verde marcam a entrada da “Baía de Somme”.
Depois de devidamente instalados saímos a pé para o centro da vila que fica a cerca de 900 metros deste parque.
Esta vila é pequena com algum, pouco, comércio na rua principal pelo que o passeio a dar é curto.



O pequeno porto de "Hourdel", França, com a maré baixa

Nestas zonas existem muitos percursos assinalados para serem feitos quer a pé quer de bicicleta e temos visto bastantes pessoas a fazerem caminhadas. Também vemos muitas pessoas a caminhar à beira mar com binóculos e máquinas fotográficas com tripés, próprias para fotografar a natureza, fauna e flora.



Nesta nossa visita encontra-se a maré baixa pelo que a zona de praia está completamente coberta de seixos de pedras, e existindo apenas poucos espaços de areia.




Aqui também podemos ver um dos “Blockhaus”, do tipo “Casemante R612”, que fazia parte da designada “Muralha do Atlãntico”.
“Blockhaus” é um pequeno fortim isolado, formando um único edifício, construído (neste caso) em betão e que tinha como finalidade servir de reduto defensivo.
A “Muralha do Atlântico”, “Le Mur de L’Atantique” foi uma linha de defesa das tropas alemãs, erguida na Segunda Guerra Mundial e que se estendia desde a fronteira franco-espanhola até à Noruega.




Um dos "Blockhaus" do tipo "Casemate R612" na praia de
"Le Hourdel", França


*

Hoje entramos em zonas localizadas na designada “Baía de Somme”. A “Baía de Somme” com 7.200 hectares, é um grande estuário na Região da Picardia da França. A baía drena seis rios para o Canal da Mancha, principalmente o rio Somme.
Quando a maré está baixa a baía é caracterizada por áreas largas e planas de pântano e areia.
A baía apresenta uma grande variedade de espécies marinhas, mamíferos e pássaros, sendo muito conhecida pela sua riqueza ornitológica.
O Parque Ornitológico de Marquenterre, localizado na Reserva Natural da Baía de Somme, é um paraíso para as aves selvagens e é o maior parque ornitológico da França. Esta área natural de 250 hectares, composta por pântanos, dunas e florestas, é um local favorito para as aves migratórias, como a espátula comum, a garça-pequena e o brant de cara branca.
Aqui, na ponta de “Le Hourdel”, também se encontra a maior colónia de focas marinhas de França pelo que é muito conhecida pela observação das focas.
O “jet-ski” é proibido durante todo o ano na “Baía de Somme”.
A “Baía de Somme” encontra-se classificada entre as baías mais bonitas do mundo.
Estacionamento e pernoita num parque de estacionamento destinado ás autocaravanas, (coordenadas N 50º 12’ 51.4”  E 01º 33’ 08”)
Percurso de Dieppe a Cayeux-sur-Mer, 57 Kms
Percurso de Cayeux-sur-Mer a Le Hourdel, 7 Kms
Percorridos no dia, 64 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário