quinta-feira, 10 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 9 (10 de Maio de 2018)
(Bordéus)
Após o pequeno-almoço a bordo fomos em transportes públicos para Bordèus. Ali chegados fomos comprar comprar os bilhetes para o train turístico das 11,15 horas.
Esta viagem no train turístico com audio guia em Português foi interessante, pois percorremos zonas da cidade que possivelmente não iríamos conhecer. Com esta viagem ficámos com uma ideia completamente diferente e muito positiva sobre a cidade e os seus monumentos.
Após o almoço que foi efectuado num bar paquistanês próximo da Praça Bir-Hakeim, descemos até ao bairro de São Miguel "Saint Michel" e pudemos ver a Basílica de São Michel, de estilo gótico, construída entre o final do século XIV e o século XVI e declarada Património da Humanidade pela Unesco. Ao lado encontra-se a torre do sino que é separada da Basílica em vez de se encontrar no topo da igreja como é normal, e à qual o povo de Bordéus chama de A Flecha "La Flèche" tendo 114 metros de altura.
A Basílica de São Michel é um dos 3 edifícios religiosos classificados como Património Mundial desde 1998, como parte do Caminho de Santiago. 


Basílica de São Michel em Bordéus

A Flecha "La Flèche", torre do sino da Basílica de São Michel em Bordéus

Regressámos novamente até à Praça Bir-Hakeim onde se encontra a porta/portão de Borgonha, também chamada de porta Salinières, cuja data de construção é do ano de 1750 a 1755. É de concepção clássica e moderna e semelhante à dos arcos triunfais.

Porta de Borgonha em Bordéus

Porta de Borgonha em Bordéus

Em seguida pudemos admirar a porta/portão medieval Cailhau do ano de 1494, com 35 metros de altura e que foi construído para comemorar a vitória do rei francês Carlos VIII em Fornovo, Itália, fazia parte das muralhas da cidade. Actualmente na porta/portão Cailhau  encontra-se uma exposição em que mostra as ferramentas e materiais utilizados para a sua construção

Porta Cailhau em Bordéus

Porta Cailhau em Bordéus

Continuámos em direcção à Praça do Palácio e no final da rua de Saint James ao pé da Igreja de Santo Elói encontra-se o grande sino, "Grosse Cloche" que é um dos mais antigos campanários da França e um símbolo da cidade. Quando se fala sobre o grande sino, "Grosse Cloche" de Bordéus, normalmente referimo-nos a todo o monumento que é uma extensão da Igreja de Santo Elói do século XV.
Esta porta/portão de Santo Elói era parte integrantes das muralhas e  permitia o acesso à cidade. Foi construído no século XIII e é constituído por duas torres circulares de 40 metros de altura ligadas por um edifício central. Este portão defensivo também serviu como prisão.
O campanário foi incorporado no século XV. O sino actual foi fundido em 1775, pesa 7.800 Kg e chama-se Armande-Louise, seu nome de baptismo.Antigamente o sino tocava apenas para dar sinal das colheitas de uvas e também para alertar a população em caso de incêndios. Actualmente pode-se ouvir tocar o sino, durante um quarto de hora, ao meio-dia do primeiro domingo de cada mês.
O relógio construído em 1759, visto pelo lado sul, apresenta na parte superior um relógio solar. Visto pelo lado norte mostra-nos um relógio que marca o ciclo lunar.
Esta porta/portão encontra-se aberta ao público e ali podemos ver engrenagens, ligações e outros elementos que constituem o relógio bem como as masmorras. O bilhete de entrada custa 5 €.

A porta de Santo Elói e o grande sino "Grosse Cloche" em Bordéus

O grande sino "Grosse Cloche" em Bordéus

Seguidamente fomos ver a Catedral de Santo André  "Saint André" conhecida como a Catedral de Bordéus que é o lugar de culto mais imponente de Bordéus, pois é a Igreja da Catedral da Arquidiocese de Bordéus. De arquitectura gótico, românico, construída entre os séculos XII e XVI e que na fachada norte apresenta 2 torres com 81 metros de altura cada uma. À semelhança da Basílica de São Michel, também podemos ver ao lado uma torre sineira do século XV, a "Torre Pey-Berland". O nome de Pey-Berland é dedicado ao bispo que ordenou a construção da igreja, da torre sineira e da universidade de Bordéus. A Catedral abriga numa sala a colecção Marcadé, que consiste de um grupo de quarenta e duas iluminações, entre outros objectos, tais como pinturas, esculturas, vestimentas litúrgicas e objectos de prata.
A Catedral de Santo André  "Saint André" é um dos 3 edifícios religiosos classificados como Património Mundial desde 1998, como parte do Caminho de Santiago. Na altura da nossa visita havia uma feira instalada na praça junto à Catedral.


Catedral de Santo André em Bordéus

Catedral de Santo André em Bordéus

A Torre Pey-Berland, torre do sino da Catedral de Santo André em Bordéus

A porta/portão de Dijeaux  era a entrada oeste da cidade de Bordéus desde a época romana e a primeira linha de fortificação. Esta porta/portão foi entretanto substituída pelo monumento actual que foi construído entre 1748 e 1753 de estilo neoclássico.

A Porta Dijeaux em Bordéus

Depois de passearmos um pouco nas ruas centrais e comerciais de Bordéus, hoje a nossa visita terminou precisamente na Praça da Bolsa "Place de la Bourse" que é um símbolo da cidade de Bordéus. No século XVIII foram necessários 20 anos de trabalhos para construir esta emblemática praça. Esta construção marca o início de uma nova era de modernização e abertura da cidade que se encontrava fechada dentro das suas muralhas e como tal o desaparecimento da cidade medieval.
No centro da praça foi colocada a "Fonte das Três Graças" a qual apresenta no topo 3 figuras femininas em bronze (Rainha Vitória, a Imperatriz Eugénie e a Rainha de Espanha) mas também há quem diga que são as 3 filhas de Zeus. A Euphrosyne que representa a alegria, a Aglaea que representa o esplendor e a Thalia que é a deusa da festa e da abundância.

Fonte das Três Graças em Bordéus

Desde 2006 que Bordéus conta com o maior espelho de água do mundo com 3.450 m2. e que se situa precisamente em frente à Praça da Bolsa. As metamorfoses regulares de 2 cm de água sobre uma gigantesca laje de granito alternam os efeitos extraordinários de espelho e neblina e transformam o lugar num verdadeiro ambiente de alegria e satisfação muito apreciado por pequenos e graúdos, que passeiam ali, descalços e com os pés na água. Sensivelmente a cada 20 minutos emerge da estructura uma camada de água que pode atingir mais de 1 metro de altura e que cria um efeito de neblina. O espelho de água apresentando ao fundo as fachadas dos edifícios históricos do século XVIII é um dos locais mais fotografados de Bordéus. O reservatório deste espelho de água encontra-se no subsolo e tem uma capacidade de 800 metros cúbicos.

O "Espelho de Água" em Bordéus

Demos por finda a nossa visita à cidade de Bordéus apesar de muito mais haver para visitar, a Igreja de Notre Dame, a Praça Fernand-Lafargue, a Praça do Parlamento, o Museu das Belas Artes, o Museu de Artes Decorativas e do Design e o Jardim Público, entre outros.
Estacionamento e pernoita no Camping Beausoleil (coordenadas N 44º 45’ 20”  W 0º 37’ 39”)

Sem comentários:

Enviar um comentário