domingo, 13 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 12 (13 de Maio de 2018)
(Cozes – Talmond Sur Gironde – Mornac Sur Seudre – Fouras Les Bains - La Rochelle) 
A noite esteve novamente com chuva e o tempo voltou a arrefecer bastante.
Fizemos apenas a manutenção das águas sujas e da cassete pois a torneira da água potável não dá para ligar qualquer mangueira (não é roscada) e após o pequeno-almoço saímos para Talmont-Sur-Gironde onde chegámos por volta das 9,00 horas.
Talmont-Sur-Gironde encontra-se classificada na listagem das aldeias floridas de França.


Talmont-Sur-Gironde  encontra-se localizada num promontório rochoso com vista para o estuário do Gironde. Foi uma vila fortificada, cercada por muralhas e foi uma importante praça militar e também um lugar de passagem na rota de peregrinação para Santiago de Compostela.

Parte das muralhas em Talmont-Sur-Gironde

Parte das muralhas junto ao mar em Talmont-Sur-Gironde

Apresenta as suas ruas em pedra, calçada antiga, as casas com fachadas em branco bem conservadas e algumas com portadas em azul e também com um misto de flores desde roseiras, lírios, papoilas, malvas e flores campestres entre outras.





Parte das muralhas da chamada "Torre Branca" em que a torre desabou para o estuário e apenas ficaram estes vestígios bem conservados da porta da torre branca


Na parte mais alta da vila e com vista para o estuário, vemos a Igreja de Sainte Radegonde, de estilo românico Saintongeais, construída pelos monges Beneditinos da Abadia de Saint Jean D'Angely no final do século XI e início do século XII. Anexado à igreja encontra-se um cemitério. A Igreja e o cemitério estão classificados  como Monumentos Históricos.
Da Igreja temos umas vistas únicas sobre o estuário do Gironde e das falésias.

Igreja de Sainte Radegonde em Talmont-sur-Gironde

Igreja de Sainte Radegonde em Talmont-sur-Gironde

Igreja de Sainte Radegonde em Talmont-sur-Gironde

Cemitério e Igreja de Sainte Radegonde em Talmont-sur-Gironde

Igreja de Sainte Radegonde em Talmont-sur-Gironde

Depois desta visita que se faz algo rápida já que a vila é pequena, saímos para Mornac-Sur-Seudre onde chegámos por volta 10,30 horas e fomos para o estacionamento destinado ás autocaravanistas.
Mornac-Sur-Seudre encontra-se classificada entre as mais belas aldeias de França e também na listagem das aldeias de pedra e água.


Estacionamento reservado ás autocaravanas em Mornac-sur-Seudre

Em seguida fomos ao Posto de Turismo que nos forneceu informações turísticas bem como um mapa informativo.
Mornac-Sur-Seudre, cercada por pântanos, foi uma vila fortificada na Idade Média para proteger o tráfego marítimo entre La Rochelle e Bordéus e desenvolveu-se no século XI graças à pesca e à produção do sal.
Mornac-Sur-Seudre faz parte da bacia de ostras de Marennes-Oléron, é o lar de muitos leitos de ostras, ou bacias "limpas", onde as ostras adquirem um sabor e uma cor específica sobre a acção de um pigmento "marennine" produzido por uma alga microscópia chamada navicle azul.
Mornac-Sur-Seudre actualmente encontra-se focada na pesca, produção de ostras e no sal produzido nos seus pântanos que é colhido à mão.

Produção de sal em Mornac-sur-Seudre

Produção de sal em Mornac-sur-Seudre


As cabanas e plataformas com maré baixa no canal em Mornac-sur-Seudre

A vila, típica da costa de Charente, apresenta um labirinto de ruas medievais estreitas e com muitas flores e as casas com fachadas brancas e portadas verdes ou azuis.




Esta é uma vila virada para o turismo, com muitos artesãos e artistas nas suas oficinas artesanais de couros, pinturas, ceramistas, jóias, artesanatos, etc. e como tal tem muito comércio.







À entrada no canal podemos ver uma surpreendente construção em madeira. Esta é uma reconstrução efectuada em 2006 de um farol da era medieval em que numa das pontas se encontra suspenso uma espécie de gaiola em ferro.
Os primeiros faróis de que há conhecimento eram grandes fogueiras que se acendiam em gaiolas de ferro nos pontos estratégicos e mais altos para sinalização marítima. Essas gaiolas eram então içadas para sinalização marítima e posteriormente abaixadas apenas para reposição da fogueira.

Farol da era medieval no canal em Mornac-sur-Seudre

No "antigo moinho de maré" actualmente encontra-se em funcionamento uma creperia.


A igreja de São Pedro é uma igreja românica do século XI, com algumas características arcaicas e em que a fachada se encontra quase totalmente desprovida de ornamentação.

Igreja de São Pedro em Mornac-sur-Seudre

Igreja de São Pedro em Mornac-sur-Seudre

Nave da Igreja de São Pedro em Mornac-sur-Seudre

O mercado,  cuja construção é da Idade Média teria sido construído fora das antigas muralhas, ás portas da vila. Na altura da nossa visita havia ali um pequeno mercado em funcionamento com frutas e legumes. 


Mercado em Mornac-sur-Seudre

Mercado em Mornac-sur-Seudre

Durante esta visita ainda esteve a chover e após o almoço saímos por volta das 15,00 horas para Fouras-les-Bains. Na chegada a Fouras vimos que o estacionamento das autocaravanas também se encontrava regulamentado e muitos dos parques de estacionamento estão com placas limitadoras na altura do veículo. Muitos dos possíveis estacionamentos também apresentam proibição de estacionamento ás autocaravanas a partir das 20,00 horas. A AS para autocaravanas fica longe do centro de Fouras.
Nós optamos por estacionar num parque próximo da Praia Sul e em seguida saímos para passear um pouco e ir ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas. O posto de turismo fica um pouco distante.
Fouras é principalmente uma cidade costeira, um atraente local à beira-mar sendo actualmente uma importante estância balnear e estende-se por uma península fazendo de Fouras uma espécie de "Finistère".
A economia da cidade é baseada principalmente no turismo e nas actividades de cultivo de ostras e de mexilhões.
À saída do posto de turismo percorremos a avenida junto ao mar, passámos pela Grande Praia, também conhecida por "West Beach". Como o dia estava muito ventoso não havia gente a frequentar a praia. Esta praia é a mais frequentada, pois fica muito central e situa-se entre o Casino e o Forte Vauban.
Foi sobre as instruções de Vauban que a antiga fortaleza medieval cercada por um muro e quatro torres circulares protegidas por um fosso fundo em 1672 foi substituída por um forte moderno com baterias e que tinha por função a defesa do estuário de Charente. O Forte Vauban encontra-se classificado como "Monumento Histórico". No Forte Vauban encontra-se em funcionamento o Museu de História Regional de Fouras". A entrada no Forte Vauban é gratuita mas a entrada no Museu e a visita guiada à fortificação da sala subterrânea, cripta, terraço e masmorra fica por 7 € por pessoa.

Forte Vauban em Fouras-les-Bains

Forte Vauban em Fouras-les-Bains

Forte Vauban em Fouras-les-Bains

Forte Vauban em Fouras-les-Bains

Após o jantar saímos com destino a La Rochelle tendo ali chegado por volta das 21,00 horas.
Actualmente existem muitas placas informativas sobre a localização da nova AS que se instalou na Porta Nove (Port Neuf), local para onde nos dirigimos já que a área para a qual inicialmente fomos está com proibição de estacionamento para as autocaravanas e encontra-se ali um grande placard a indicar locais/AS destinadas ás autocaravanas com as respectivas moradas, coordenadas e preços praticados.
A AS de La Rochelle é uma área nova, grande e com várias ligações para electricidade. À entrada na área existem barreiras e é necessário tirar o “tiket” na máquina ali existente. A permanência na área fica em 12 € por um período de 24 horas. Nesta AS já se encontravam muitas autocaravanas.
Estacionamento e pernoita na AS da Porta Nove (Port Neuf) (coordenadas N 46º 9’ 38,2”   W 01º 11’ 8,8”)
Percurso de Cozes a Talmont Sur Gironde, 9 Kms
Percurso de Talmont Sur Gironde a Mornac Sur Seudre, 31 Kms
Percurso de Mornac Sur Seudre a Fouras les Bains, 48 Kms
Percurso de Fouras les Bains a La Rochelle, 30 Kms
Percorridos no dia 118 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário