quinta-feira, 3 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 2 (03 de Maio de 2018)
(Zamora - Burgos)
A manhã apresenta-se algo fria, com algum vento e com algumas nuvens que indiciam poder vir a chover.
Nesta AS de Zamora pernoitaram 10 autocaravanas sendo 6 de matrícula espanhola, 3 francesas e 1 portuguesa, a nossa.
Após o pequeno-almoço a bordo, efectuámos a manutenção de águas (cassete) e saímos por volta das 9,30 horas em direcção a Burgos. Durante a viagem apareceram alguns chuviscos e na passagem por Torquemada abastecemos de gasoleo na gasolineira da Repsol, a 1.199 € o litro. Em seguida continuámos a viagem e chegámos à AS de Burgos por volta 12,30 horas. Nesta área de serviço já se encontravam 13 autocaravanas e 1 era de matrícula Portuguesa.
Em Burgos depois do almoço a bordo e de devidamente instalados fomos até ao centro da cidade.
Burgos é uma importante cidade localizada no noroeste de Espanha, na comunidade autónoma de Castela e Leão e é atravessada pelo "Caminho de Santiago de Compostela", podendo por isso ver-se em várias ruas da cidade a "vieira estilizada" que é um elemento identificador para o peregrino do percurso a seguir mediante a posição em que a mesma se encontra.
No centro medieval de Burgos podemos admirar alguns dos mais belos exemplares da arquitectura gótica espanhola. Como o posto de turismo ainda se encontrava fechado efectuámos uma visita à imponente catedral que é Património da Humanidade, sendo a terceira maior catedral de Espanha e um dos melhores expoentes da arte gótica da Europa. A construção da catedral prolongou-se por um período de 5 séculos, de 1221 a 1795.

Catedral de Burgos

Catedral de Burgos

"Porta del Sarmental" da Catedral de Burgos vista da Praça de Santa Maria

Timpano da "Porta del Sarmental" da Catedral de Burgos vista da Praça de Santa Maria
A Catedral é dedicada à Virgem Maria. Os bilhetes de acesso à Catedral custam 7 € por pessoa e solicitámos um áudio guia em Português para darmos início à nossa visita.
A Catedral bem como o seu interior é algo fabuloso e alberga importantes tesouros religiosos e numerosos sepulcros góticos e renascentistas. Ali podemos admirar as escadas douradas que faziam a comunicação da catedral com a actual rua de Fernan Gonzalés através da porta da "Coroneria", as capelas, o retábulo gótico-flamengo da capela de Santa Ana que apresenta a "Árvore de Jessé, a qual culmina com a Virgem Maria e o Menino Jesus nos seus braços, a capela da Natividade de estilo maneirista em que se destaca o retábulo dedicado ao nascimento de Maria, o Santo Cristo de Burgos, a Capela Condestável, a cúpula do cruzeiro, o túmulo do famoso herói medieval contra os mouros El Cid Campeador e sua esposa Dona Jimena, a Sacristia-Mor de estilo barroco-rococó, e o Claustro alto, entre muitas outras belezas. Podemos ainda admirar uma figura localizada no topo de uma parede da catedral, designada por “papamoscas”, que é um típico relógio do século XVI e que marca as horas abrindo e fechando a boca enquanto tocam as horas.

Papamoscas na Catedral de Burgos

Todas as paredes da Catedral são forradas de quadros que representam cenas da Escritura, ou vidas de Santos, episódios da História da Igreja, etc.

retábulo da capela de Santa Ana em estilo gótico florido na Catedral de Burgos 

escadas douradas na Catedral de Burgos

sacristia mor na Catedral de Burgos

sacristia mor na Catedral de Burgos

claustro alto na Catedral de Burgos

vitral da capela de Corpus Christi na Catedral de Burgos

Capela da Natividade na Catedral de Burgos

Após termos efectuado esta visita fomos ao Posto de Turismo solicitar algumas informações bem como mapas e roteiros turísticos da cidade e em seguida regressámos à AS.
Dia muito frio e com algum vento que tornava o dia desagradável.
Estacionamento e pernoita na AS de Burgos (coordenadas N 42º 21’ 03”  W 03º 40’ 49”)
Percorridos no dia 235 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário