terça-feira, 15 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 14 (15 de Maio de 2018)
(La Rochelle – Ilha de Ré)
Saímos de La Rochelle por volta das 8,30 horas em direcção à Ilha de Ré (Île de Ré), sendo a entrada para a ilha efectuada por uma ponte com portagem, sendo no nosso caso o valor a pagar de 8,00 €.
A Ilha de Ré (Île de Ré) é uma ilha costeira francesa, situada no Oceano Atlântico e fica em frente a La Rochelle.
A ilha tem 30 Kms de comprimento e 5 Kms de largura, estando ligada ao continente por uma ponte com 2,9 Kms de comprimento, que foi inaugurada em 1988.
A Ilha de Ré tem mais de 100 Kms de ciclovias pelo que é um meio de transporte muito utilizado para conhecer toda a ilha.

Mapa da Ilha de Ré

Actualmente a Ilha de Ré é uma famosa estância turística francesa.
Após chegarmos à Ilha de Ré, passámos por Rivedoux, primeira localidade na entrada da ilha e continuámos até La Flotte tendo ali estacionado a autocaravana num parque de estacionamento junto a um hotel.
La Flotte era uma vila virada para o mar, vila de pescadores, mas também para a agricultura devido ao desenvolvimento do seu território com a instalação dos monges Cistercienses e da implantação da cultura da vinha, não esquecendo também a importância do sal que era produzido nos seus pântanos.
A vila desenvolveu-se sobretudo ao redor do seu porto.
La Flotte encontra-se classificada entre as aldeias mais belas de França e também se encontra classificada na listagem das aldeias de pedra e água.



As ruas destinadas apenas a peões estão cheias de lojas com todo o tipo de produtos para venda bem como de galerias de arte. Estas ruas desembocam no porto da marina que se encontra cheio de barcos ancorados e esta praça está repleta de restaurantes com as suas esplanadas. As ruas já apresentavam bastante movimento de turistas apesar das lojas estarem apenas a começar a abrir as suas portas.

Porto da Marina com maré baixa em La Flotte

Vista da praça e porto da marina em La Flotte

Vista da praça e porto da marina em La Flotte

Vista da praia com maré baixa em La Flotte

Produção de ostras em La Flotte

Avenida junto à praia em La Flotte

Rua pedonal em La Flotte

A Igreja de Santa Catarina de Alexandria, de estilo gótico, cuja construção se prolongou desde o século XIV a século XIX,
O portal sul da igreja e os vitrais encontram-se classificados como Monumentos Históricos.
O sino que se encontrava na torre sineira foi retirado em 1955 por causa do perigo apresentado pelo desgaste dos anéis de sustentação.
Como curiosidade o sino tem o nome de “Armand Jean” e desde a data em que foi retirado da torre sineira, que o mesmo se encontra, sobre uma base de madeira, à entrada da Igreja.

Sino da Igreja de Santa Catarina de Alexandria em La Flotte

Igreja de Santa Catarina de Alexandria em La Flotte

Igreja de Santa Catarina de Alexandria em La Flotte

Igreja de Santa Catarina de Alexandria em La Flotte

Igreja de Santa Catarina de Alexandria em La Flotte

Igreja de Santa Catarina de Alexandria em La Flotte

Escadas de acesso torre do sino da Igreja de Santa Catarina de Alexandria em La Flotte

O mercado medieval está aberto todos os dias e ali encontram-se à venda todo o tipo de mercadorias, desde comida, bebidas, roupas, calçados, artesanatos, especiarias, produtos regionais, etc. Ali acabámos por comprar uma paella com um naco de frango para cada pessoa, que foi o nosso almoço.

Mercado da era medieval em La Flotte

Banca no mercado da era medieval em La Flotte

Banca no mercado da era medieval em La Flotte

Banca no mercado da era medieval em La Flotte

Banca no mercado da era medieval em La Flotte

A utilização da bicicleta em La Flotte na Ilha de Ré

Meio de transporte dos carteiros em La Flotte na Ilha de Ré

Após esta visita continuámos até Saint Martin de Ré e à entrada da vila existem informações sobre o local destinado para estacionamento das autocaravanas, local para onde nos deslocámos.



Saint Martin de Ré é uma cidade fortificada e que tinha como principal missão proteger La Rochelle e Rochefort das invasões inglesas. Rica em várias estruturas fortificadas projectadas por Vauban, cidadela, recinto e guarita, a cidade é integrada à “Rede de Grandes Sites de Vauban” e declaradas Património Mundial da Unesco desde 7 de Julho de 2008. A cidadela serviu por muitos anos como local de encontro para os condenados que estavam partindo para as prisões da Nova Caledônia e Guiana. As fortificações construídas rodeiam completamente a cidade.
Graças à sua localização na costa e à riqueza do património urbano é um centro turístico muito interessante.
Durante o século XVIII a actividade comercial era muito importante com o comércio de sal, vinho e bebidas espirituosas.
Actualmente a economia da cidade é baseada essencialmente na vinha, pesca, cultivo de ostras e turismo.
À entrada da cidade fortificada depará-mo-nos com alguns animais “burros” que estavam numa zona delimitada por cordas.

Alguns asininos

Em seguida entrámos na cidade fortificada através da porta “Campani” que, juntamente com a porta Toiras, era uma das duas portas de acesso à cidade fortificada.

Entrada pela porta "Campani" na cidade fortificada de Saint Martin de Ré

Porta "Campani" na cidade fortificada de Saint Martin de Ré

Vista interior da Porta "Campani" na cidade fortificada de Saint Martin de Ré

A zona do porto, muito comercial e turística, tem muitos bares, restaurantes e cafés. Por todos os lados já se vêm muitos turistas a passear nas ruas com a calçada em pedra e com imensas tendas de vários artigos, artesanatos, roupas, souvenirs, etc.
Curiosamente havia uma das lojas de venda de produtos regionais de cosmética feita com leite de burra e que também efectuavam workshops sobre esse tema.
A Igreja paroquial de Saint Martin de Ré, de estilo gótico e barroco, do século XV, foi devastada várias vezes por conflitos e finalmente foi reconstruída nos séculos XVII e VXIII
A torre do sino é formada por uma torre quadrada e tem três sinos, o “Marie Thérese”, o “Charles Catherine” e o “Marie Pierre Michel Samuel Augustine”. 


Igreja de Saint Martin em Saint Martin de Ré

Igreja de Saint Martin em Saint Martin de Ré

Igreja de Saint Martin em Saint Martin de Ré

Igreja de Saint Martin em Saint Martin de Ré

Igreja de Saint Martin em Saint Martin de Ré

Igreja de Saint Martin em Saint Martin de Ré

Rua pedonal em Saint Martin de Ré

Praça central e porto marítimo em Saint Martin de Ré

Vista do porto marítimo de Saint Martin de Ré

Casa tipo "enxaimel" em Saint Martin de Ré

Casa antiga em Saint Martin de Ré

Loja com Especiarias no mercado em Saint Martin de Ré

Continuámos a nossa viagem até Ars en Ré que se encontra classificada entre as aldeias mais belas de França e também se encontra classificada na listagem das aldeias de pedra e água.
As ruas, algumas delas formando um labirinto de ruelas estreitas, apresentam-se com muitas flores de várias espécies e casas baixas, caiadas de branco e com as portadas das janelas em azul ou verde e como sempre muitas lojas de bicicletas.




Á chegada a Ars en Ré uma das coisas que nos chama a atenção é uma enorme torre pintada de preto e branco e que corresponde precisamente à torre sineira da igreja.
A Igreja de Saint Etienne, de estilo gótico e românico é uma das igrejas mais antigas da Ilha de Ré. A igreja inicial foi construída no século VI e posteriormente no século XI começou a reconstrução e renovação da actual igreja que se encontra classificada como Monumento Histórico. A torre sineira, que é uma torre octogonal, com mais de 40 metros de altura, em preto e branco, de estilo gótico extravagante, tem três sinos, o “Françoise”, o “Marie Victoire” e o “Louise”.
Esta torre sineira devido à sua altura e à sua cor, preto e branco, era bem visível ao longe e como tal serviu também como guia para os marinheiros que se encontravam a navegar.

Ao longe vista da torre sineira em Ars en Ré

Igreja de Saint Etienne e torre sineira em Ars en Ré

Igreja de Saint Etienne em Ars en Ré
Ars en Ré possui dois portos, um porto de recreio com capacidade para 550 lugares, é o mais importante porto de recreio da Ilha de Ré, e o porto natural que se localiza junto da praça central que se encontra repleta de restaurantes com as suas esplanadas.

Vista da praça central e porto em Ars en Ré


A “Tour du Senechal”, é da segunda metade do século XVI apesar de apresentar elementos medievais, torres de vigia.
Aqui funciona uma mercearia, bar de vinhos, degustação e também se pode saborear um lanche ou algumas refeições.
Ao lado funciona também o “Hotel Le Senechal”.
"Tour Senechal" em Ars en Ré

Torre de vigia na "Tour de Senechal" em Ars en Ré

Hotel Senechal e Ars en Ré

Posteriormente fomos até Saint Clément des Baleines para vermos o Farol das Baleias “Phare des Baleines”.
O farol das Baleias com os seus 57 metros de altura é um dos maiores faróis de França e o acesso interior é feito através de uma escada com 257 metros. O farol deve o seu nome devido aos numerosos “encalhes” de baleias que se verificaram ali nas praias.
Este farol foi construído a partir de 1849 para substituir o antigo farol de 29 metros, construído sob as directrizes da Vauban. 


Farol das Baleias en Saint Clément des Baleines

Farol das Baleias en Saint Clément des Baleines

O antigo farol que ainda existe encontra-se ali ao lado bem como a casa dos guardas do farol que foi transformada em museu que retrata toda a história do farol das Baleias.
Junto ao farol temos a velha torre e o museu “Vieille Tour et Musée

Museu e a "Velha Torre" junto do farol das Baleias em Saint Clément des Baleines

A praia de "Conche" que se estende desde o farol das baleias até Petit Bec, é sem dúvida alguma uma das mais belas praias da Ilha de Ré. Apresenta uma grande extensão de areia e com ondas por vezes fortes pelo que é muito procurada pelos surfistas.

Praia de "Conche"em Saint Clément des Baleines

Praia de "Conche"em Saint Clément des Baleines

Continuámos a nossa viagem passando por Le Bois Plage en Ré mas como o estacionamento reservado às autocaravanas estava completo decidimos voltar para La Flotte, onde chegámos por volta das 20,00 horas.
Em todas as localidades da ilha se encontra informação sobre a regulamentação do estacionamento destinado às autocaravanas o qual deve ser efectuado nas áreas de serviço destinadas para tal ou em parques de campismo. Quase todos os parques de estacionamento têm limitação de altura a 2 metros. Apesar destas limitações é sempre possível arranjar algum local para estacionar.
Depois de devidamente instalados no parque de estacionamento em La Flotte voltámos a passear um pouco pela vila e como a maré já estava "cheia" pudemos apreciar melhor esta praia e respectivo porto.

Porto em La Flotte

Vista da praia em La Flotte

Estacionamento e pernoita num parque em La Flotte (coordenadas N 46º 11’ 28”  W 01º 19’ 54,4”)
Percorridos no dia 86 Kms

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