terça-feira, 22 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 21 (22 de Maio de 2018)
(Sorinières – Saint-Nazaire)
Saímos do estacionamento e fomos à AS de Sorinières para efectuar a manutenção das águas da autocaravana e após seguimos em direcção a Saint-Nazaire, onde chegámos ao parque de estacionamento do Teatro por volta das 11,00 horas, isto após ainda termos efectuado algumas compras no Supermercado Auchan já em Saint-Nazaire.
Este parque de estacionamento é gratuito e fica mesmo ao lado da AS de autocaravanas e existe aqui uma paragem de autocarrro “navete” que é gratuita e faz o trajecto de ida e volta até ao centro da vila. Neste parque de estacionamento já se encontravam bastantes autocaravanas estacionadas, possivelmente mais do dobro das que estavam na AS que é paga, 7€ dia incluindo estacionamento, águas e luz.

Estacionamento em Saint-Nazaire

Parque de Estacionamento "du Théâtre" em Saint Nazaire

Saint-Nazaire fica localizada no estuário do rio Loire e no Oceano Atlântico é uma cidade voltada principalmente para o mar e para a indústria naval e é conhecida como a cidade de vinte praias.
Todas as praias têm uma coisa em comum pois são grandes praias arenosas com enseadas viradas a sul e algumas delas preparadas com os meios necessários para o acesso a pessoas com deficiência.
Saint-Nazaire famosa pelas suas instalações portuárias e seus estaleiros pelo que é hoje um dos seis locais do mundo capazes de construir grandes embarcações de mais de 300 metros.
É um importante centro industrial com reconhecida experiência em barcos e aviões. É o porto mais importante da costa atlântica e um destino importante para o turismo industrial e cultural
Saint-Nazaire é uma cidade muito nova, segunda metade do século XIX, pois foi quase completamente reconstruída depois de 1945, após a destruição, em mais de 85%, verificada com os bombardeamentos dos aliados com a finalidade de destruírem a base de submarinos alemã que ali se encontrava instalada.
Após o almoço fomos ao Posto de Turismo que dista cerca de 5 minutos a pé do estacionamento, e que nos forneceram informação turística bem como mapas.
Em seguida fomos na “navete” até ao centro da vila e começámos a nossa visita precisamente pelo “Hotel de Ville” que é um edifício inaugurado em 28 de Fevereiro de 1960, 17 anos após a destruição da antiga prefeitura sob as bombas da segunda guerra mundial e faz parte dos edifícios de Saint-Nazaire rotulados como “Património do século XX”.

"Hotel de Ville" em Saint-Nazaire

A “Galeria dos Franciscanos” “Galerie des Franciscains” é uma antiga capela de um mosteiro construído em 1875 e agora convertida em uma sala de exposições e concertos.
Galeria dos Franciscanos em Saint-Nazaire

Galeria dos Franciscanos em Saint Nazaire

Galeria dos Franciscanos em Saint Nazaire

O Monumento Americano” ou mais carinhosamente o “Sammy” é a escultura que se encontra na praia de Saint-Nazaire em que a mesma evoca um soldado americano, brandindo uma espada apontando para baixo como sinal de paz, no cimo de uma águia com as asas estendidas e que simboliza o compromisso dos Estados Unidas da América durante a primeira guerra mundial e ainda para recordar o seu desembarque na Europa em 1917, antes de se juntarem à frente da batalha, O porto de Saint-Nazaire abrigou o primeiro desembarque americano e até 1918 atracaram ali 858 navios com cerca de 200.000 soldados e 3 milhões de toneladas de equipamentos.
A estátua inaugurada em 27 de Junho de 1926 foi destruída durante a segunda guerra mundial pelo exército alemão para retirar o bronze e posteriormente reconstruída, de forma idêntica no ano de 1989.

Monumento o "Sammy" na praia em Saint-Nazaire

Monumento o "Sammy" na praia em Saint-Nazaire

O bairro ou quarteirão designado como “A Havana” “La Havana” é uma das poucas zonas que não foram afectadas pelos bombardeamentos dos aliados. Ali, nas ruas deste quarteirão, podemos admirar belos tesouros de construção entre a influência basca, art nouveau, neoclássica e mesmo normanda em que as casas, conforme vamos caminhando, parece que são todas mais bonitas do que as outras.

O quarteirão "La Havana" em Saint-Nazaire

O quarteirão "La Havana" em Saint-Nazaire

O “Dolmen” “Le Dolmen” é um conjunto megalítico de cerca de 6 mil anos de idade e a sua localização corresponde à antiga margem do estuário do rio Loire.

O "Dolmen" em Saint-Nazaire

A base de submarinos de Saint-Nazire foi construída com outras quatro bases para abrigar e abastecer os submarinos alemães, o chamado “U-Boote”, durante a segunda guerra mundial e durante a ocupação da França pelas tropas Alemãs.
Esta base cobre uma área aproximadamente de 39.000m2, construída em cimento armado e granito. A sua cobertura tinha oito metros de espessura, composta de quatro camadas para garantir a resistência contra um ataque inimigo. Tinha um sistema de defesa organizado no tecto da base formado por canhões de tanque, cúpulas com nichos de metralhadoras e bunkers espalhados por toda a área, equipados com metralhadoras e morteiros do tipo M19.
A finalidade desta base era de proteger os submarinos alemães, dos ataques das tropas inglesas, nas rotas e batalhas do mar Atlântico bem como a passagem pelo Canal da Mancha.

A antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

A antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

A antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

A antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

A antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

Compartimento para armazenamento das bombas na antiga
base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

A antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

Aparelho de conversão da hora solar para a hora actual
na antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

Aparelho de conversão da hora solar para a hora actual
na antiga base de submarinos alemã em Saint-Nazaire

Na Praça Marceau existe uma ponte denominada de “Ponte dos Dois Séculos” que permite o acesso directo ao terraço da base dos submarinos alemães.

"Ponte dos Dois Séculos" em Saint-Nazaire

Actualmente na antiga base submarina encontra-se instalado o “Escal’Atlantic” que é um museu que explora a histórica experiência dos transatlânticos na cidade de Saint-Nazaire.
Antes da segunda guerra mundial, Saint-Nazaire era o porto transatlântico para navios de passageiros que viajavam para Cuba, México e Panamá.
A visita deste museu permite compreender melhor a história do transporte marítimo de passageiros até aos dias de hoje. O museu inaugurado no dia 22 de Abril de 2000, conta a história dos transatlânticos, permitindo que o visitante passeie pelo interior de um “transatlântico” do passado, visitando as áreas do navio. O museu possui ainda recursos interativos e exibições multimédia bem como artefactos que foram adquiridos de vários transatlânticos, incluindo o “SS Normandie” e o “SS France”.
Ao fim do dia passeámos um pouco pelo centro de Saint-Nazaire e também na zona da praia para aproveitar o bom tempo que se faz sentir e relaxar um pouco.


Rua comercial em Saint-Nazaire

Parque para crianças na praia de Saint-Nazaire

Estacionamento e pernoita no “Parque du Théâtre” (coordenadas N 47º 16’ 41”  W -2º 12’ 14”)
Percorridos no dia 77 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário