sexta-feira, 11 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 10 (11 de Maio de 2018)
(Bordéus – Saint Émilion - Blaye)
De manhã efectuámos a manutenção da cassete da autocaravana e saímos por volta das 8,20 horas do parque de campismo com destino a Saint Émilion. Ali chegados por volta das 09,30 horas, fomos ao Posto de Turismo solicitar informações turisticas bem como mapas.
Saint Émilion é uma vila medieval que se situa no departamento francês de Gironda, localizado a pouco mais de 40 Kms de Bordéus, rodeada de milhares de hectares de vinhedos. Saint Émilion é mundialmente conhecida pelos seus vinhos especialmente o “Grand Cru”. Desde Dezembro de 1999 que Saint Émilion se encontra inscrita na Lista do Património Mundial da Unesco como uma “paisagem cultural”. Para a Unesco, Saint Émilion é um exemplo notável de uma paisagem vitícola histórica que sobreviveu intacta.
Mas Saint Émilion também possui um património histórico e arquitetónico considerável, como a sua igreja monolítica, pedreiras subterrâneas, muralhas, as portas de entrada na cidade medieval, ruas estreitas e inclinadas em pedra, e muito mais. A vila tem as suas casas bem preservadas com a calçada antiga e podemos ver lojas de vinho, artesanato, bares e restaurantes que dão um certo encanto e que proporcionam a delícia aos imensos turistas que a visitam.


A nossa visita começou precisamente à saída do Posto de Turismo, na Praça do Campanário, com a vista impressionante da torre de sino, com cerca de 68 metros de altura e de base romana e corpo gótico e que foi posteriormente adicionada entre os séculos XIII e XV à igreja monolítica. É possível subir os 196 degraus da torre do sino bastando para tal adquirir os respectivos bilhetes de acesso no Posto de Turismo e dali poder desfrutar de uma vista impressionante sobre a vila e a imensidão de vinhedos que se encontram ao redor.

Torre do sino da Igreja Monolítica de Saint Émilion, vista da Praça do Campanário

Torre do sino da Igreja Monolítica de Saint Émilion, vista da Torre do Rei

Seguidamente fomos até á Torre do Rei “La Tour du Roi” construída no século XIII e localizada dentro das muralhas da vila e que mede 32 metros de altura desde o terraço mais baixo até ao cume.
Esta Torre encontra-se implantada sobre um rocha e é o que resta de uma torre de menagem do castelo que ali existiu. Não foi possível efectuar a visita à torre porque a mesma se encontrava fechada.

Torre do Rei em Saint Émilion

Vista de Saint Émilion desde a Torre do Rei

Atrás da torre do rei encontra-se o Convento das Ursulinas “Convent des Ursulines”. O convento do século XVII foi fundado pelas irmãs Ursulinas que tinham como principal objectivo oferecer educação gratuita ás meninas das classes mais pobres. As irmãs foram expulsas durante a Revolução Francesa, mas na fachada do que sobrou do prédio ainda se lê “Le Convent”, convento em francês.
No entanto hoje em dia a memória dessas freiras ainda está bem presente na vila graças à receita secreta dos bolinhos redondos, deliciosos e suaves, conhecidos como “macarrons”, e também pelos doces aromas de amêndoas grelhadas.

Convento das Irmãs Ursulinas em Saint Émilion

Descemos depois até aos Lavadouros “Les Lavoirs” que foram construídos no século XIX. Estes lavadouros públicos nos quais as lavadeiras vinham ali lavar as roupas, eram constituídos por dois espaços/lavadouros diferentes. O maior era coberto e destinado para os bairros mais ricos, sendo o segundo lavadouro mais pequeno e sem cobertura e era destinado para os bairros mais populares de modo a evitar a mistura das suas águas.
Actualmente estes lavadouros encontram-se muito bem preservados e conservados.

Lavadouros em Saint Émilion

A Porta e a Casa do Cadène seriam possivelmente uma porta de domínio defensivo dentro da própria vila e também para proteger e separar a vila alta da vila baixa.

Porta e Casa do Cadène em Saint Émilion

A Chegada dos frades Franciscanos a Saint Émilion foi no início do século XIII. Os frades Franciscanos são mais conhecidos na França medieval sob o nome de “Cordeliers” por causa da corda das suas vestes que servia de cinturão. Contudo, durante a revolução francesa os religiosos foram expulsos e o mosteiro foi vendido em mau estado como propriedade nacional em 1791. Quase um século depois, os proprietários decidiram utilizar a propriedade para começar a produzir espumante e transformar o subsolo em cave.
No ano de 2005 foi classificado como Monumento Histórico.
Passámos em seguida pela porta/portão Brunet, classificado como Monumento Histórico, que era uma das seis portas defensivas de acesso à vila medieval e que existiam nas muralhas construídas ao redor da vila com cerca de 1,5 Kms de comprimento.
A maioria da antiga fortificação de Saint Émilion e respectivas portas, com excepção da Porta Brunet, foram destruídas durante as guerras religiosas no século XVI e posteriormente no século XIX com o avanço da rua Guadet e o desejo para abrir a vila ao tráfego moderno.

Porta Brunet em Saint Émilin

Porta Brunet em Saint Émilin

A “Grande Muralha”, assim conhecida desde o século XIX é uma majestosa ruína do que resta do mosteiro medieval Dominicano do século XII que ali existiu. Com a guerra dos 100 anos os monges dominicanos tiveram de abandonar o mosteiro e a igreja que entretanto foram destruídos.

A "Grande Muralha" em Saint Émilion

Depois do almoço fomos efectuar a visita já programada à Igreja monolitica e ás catacumbas bem como à Ermida de Saint Émilion. Os bilhetes de acesso a esta visita guiada foram adquiridos no Posto de Turismo e custam 9 € por pessoa e as visitas são comentadas apenas em Francês ou Inglês.
A visita guiada começa precisamente na gruta onde viveu como ermita o monge Saint Émilion. Mas afinal quem é Saint Émilion?
Saint Émilion nasceu na Bretanha em Vannes e trabalhava como intendente do conde e como tal gozava de alguns privilégios. Aproveitando-se dessa situação ele roubava pães na cozinha do castelo para distribuir pelos pobres. Certo dia o conde o surpreende e pergunta-lhe o que ele levava escondido sob o manto. Ele responde que é lenha e quando o conde vai verificar de facto encontrou lenha em vez de pão. Este foi o primeiro milagre de Émilion em que o pão se transforma em lenha. A partir desta altura ele torna-se muito popular e devido à sua timidez decide fugir de Vannes e foi para um mosteiro beneditino em Saujon onde viveu durante seis anos e se tornou monge. Continuando a sua viagem ele foi para uma região com muitas grutas chamada Ascumbas. Instalou-se numa dessas grutas e aí viveu como ermita durante dezassete anos dedicando a sua vida a rezar, meditar, louvar a Deus e a evangelizar a população local. Nessa gruta podemos ver a fonte utilizada como batistério, a cama de pedra e no centro da gruta, seu trono “banco” escavado na rocha onde ele rezava e meditava.
Uma outra lenda refere que se uma jovem estéril se sentar no trono “banco” onde Saint Émilion rezava, essa jovem ficará curada e engravidará em menos de um ano.
Após a morte de Saint Émilion, em 767, desenvolveu-se um povoado em torno da gruta ao qual posteriormente se deu o nome de Saint Émilion em memória ao monge beneditino Émilion.
Entretanto passámos pela Capela da Trindade que foi construída em homenagem ao monge e a qual apresenta os seus frescos bem preservados e em seguida entrámos nas catacumbas. Estas catacumbas são uma forma muito antiga de cemitério subterrâneo em cujas paredes são escavados “ninhos” mortuários.
Em seguida a visita decorreu na Igreja Monolítica.
O nome monolítico da igreja deve-se ao facto de ela ter sido escavada apenas numa só rocha. A Igreja Monolítica não é a única do género na França, mas é a única pelas suas dimensões, 38 metros de comprimento, 20 metros de largura e uma altura média da nave de 12 metros. Vista do exterior é impossível imaginar o tamanho do edifício. O campanário da igreja foi construído entre os séculos XII e XV e um erro de cálculo fez com que todo o peso de 4,5 toneladas fosse suportado por apenas três pilares e não quatro como previsto. Este erro pode ser constado pelo orifício no tecto da igreja, por onde passavam as cordas para se tocar o sino. Esse orifício é fora do centro. No ano de 1990 foram constatadas fissuras no tecto da igreja que corria o risco de desabamento. A igreja foi então classificada como um dos 100 patrimónios mais ameaçados do mundo. Novos estudos permitiram aos cientistas de descobrir um outro problema dessa igreja, uma infiltração de águas do lençol freático fragilizava os pilares de pedra calcária. Descobriu-se através de escavações no subsolo que os monges que construíram a igreja eram conscientes deste problema, e por isso construíram uma rede de canais de drenagem. Esses canais entupiram-se com o passar dos anos, e hoje depois de limpos funcionam como antes. Hoje, os suportes de metal entretanto instalados ajudam a suportar o peso do campanário e a igreja não corre mais o risco de desabamento. Actualmente algumas “janelas” no solo permitem ver os drenos em funcionamento e as sucessivas camadas de piso que se sucederam durante os séculos.
É nesta igreja monolítica que se reúne a chamadas “Jurade” de Saint Émilion, confraria vinícola constituída de viticultores da denominação de origem controlada de Saint Émilion. A “Jurade” reúne-se duas vezes por ano para festas tradicionais: em Junho quando os vinhedos florescem e em Setembro quando proclamam o início da colheita das uvas. 
Convém referir que o complexo subterrâneo de Saint Émilion é de cerca de 200 Kms de galerias já identificadas, formando um imenso labirinto que se estende por seis níveis abaixo da cidade.
Durante esta visita guiada as fotografias são proibidas.

Igreja Monolítica e a Torre de Sino em Saint Émilion

Terminada esta visita fomos ver a Igreja Colegial e os seus claustros de estilo gótico romano, do século XII e cuja construção continuou até ao século XVI, encontrando-se classificada como Monumento Histórico. Os claustros formam um quadrado de trinta metros e cujas galerias estão cobertas por moldura de madeira. Os claustros são suportados por arcos arqueados apoiados por colunas duplas.

Claustros da Igreja Colegial de Saint Émilion

Claustros da Igreja Colegial de Saint Émilion

Por fim demos a visita por efectuada e saímos por volta das 15,00 horas em direcção a Blaye onde chegámos por volta das 16,00 horas.
Em Blaye fomos para a AS localizada no “Château Marquis de Vauban”, que é uma quinta vinícola e na qual já se encontravam cerca de 13 autocaravanas. Esta área de serviço permite o estacionamento e electricidade gratuitos durante 48 horas. Neste momento a manutenção de águas não é possível ser efectuada por estar avariada, conforme informação ali afixada.

AS do "Château Marquis de Vauban" em Blaye

"Château Marquis de Vauban" em Blaye

"Château Marquis de Vauban" em Blaye

AS no "Château Marquis de Vauban" em Blaye

AS no "Château Marquis de Vauban" em Blaye

Depois de devidamente instalados fomos até à cidade de Blaye onde passeámos um pouco.

Hotel de Ville de Blaye

Em seguida fomos visitar a fortaleza defensiva que foi construída no século XVII por Vauban com a finalidade de controlar o acesso a Bordéus das invasões marítimas.

Fortaleza defensiva em Blaye

Fortaleza defensiva em Blaye

Fortaleza defensiva em Blaye

Esta fortaleza defensiva está aberta todo o ano com entrada gratuita e no seu interior encontram-se instaladas diversas lojas desde artesanato a lojas de artes, restaurantes, um hotel e um museu que nos mostra a história do local e do estuário do rio Gironde. Também ali funciona o Posto de Turismo mas o mesmo já se encontrava fechado pelo que não foi possível acedermos a qualquer informação turística nem visitar a área subterrânea da fortaleza.


Desde 2008 que Blaye é classificada pela Unesco na Lista de Património Mundial da Rede de Grandes Sites Vauban.
Estacionamento e pernoita na AS do Château Marquis Vauban (coordenadas N 45º 08’ 14”  W 0º 39’ 54”)
Percurso de Gradignan a Saint Émilion, 57 Kms
Percurso de Saint Émilion a Blaye, 60 Kms
Percorridos no dia 117 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário