terça-feira, 29 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 28 (29 de Maio de 2018)
(Saint Suliac – Saint Malo)
A noite foi muito chuvosa mas o tempo apesar de nublado está bom. É tempo característico de trovoadas.
Após o pequeno-almoço fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas e informações turísticas e em seguida fomos até ao “Oratorio da Virgem de Grainfolet”.
 O “Oratorio da Virgem de Grainfolet”, “L’Oratoire de la Vierge de Grainfollet”, construído em 1894 apresenta nas suas fundações uma pilha de blocos de granito e quartzo da pedreira do Monte Garrot.
Os marinheiros que saíam a pescar para a Terra Nova, por um período de 8 a 9 meses, bem com as suas famílias, prometeram construir um oratório caso voltassem todos. Como isso aconteceu, marinheiros e familiares, mantiveram a promessa e durante várias semanas, os blocos de pedra foram trazidos em burros e nas costas dos homens de modo a executarem a construção do oratório e, desde essa altura, todos os anos no dia 15 de Agosto é feita uma procissão até ao oratório para venerarem a virgem.

"Oratório da Virgem de Grainfolet" em Saint-Suliac

"Oratório da Virgem de Grainfolet" em Saint-Suliac

É pena o tempo estar nublado pois de certeza que as vistas desde este local serão maravilhosas sobre toda a baía e mar que rodeia a Vila e também sobre parte da Vila.



A vila encontra-se organizada em torno do seu porto e da igreja, em ruas estreitas e sinuosas com as suas casas de granito. Algumas das ruas estreitas são chamadas de “ruetas”.








Continuamos a nossa visita nesta agradável Vila e que para nós foi uma interessante surpresa pois é um dos destinos que mais nos marcou pela positiva nesta viagem. As casas em si e esta baía são de uma beleza cativante e pode-se passear e estar com uma calma, sossego e descontração que cativa. Nesta Vila de poucos restaurantes e bares de praia junto da baía, uma boulangerie, dois atelieres, um de pintura e outro de artesanato mas apesar disso respira-se tranquilidade. É uma viagem que recomendamos.
Em seguida demos por finda a nossa visita e saímos em direcção a Saint-Malo e na passagem por Saint- Servan-Sur-Mer entramos numa gasolineira para tentar resolver o problema do gaz que se está a acabar.
Felizmente desta vez tivémos sorte, o que não havia acontecido momentos antes noutra gasolineira do Carrefour e conseguimos fazer a troca da botija de gaz portuguesa por outra botija francesa de 13 Kg, pagando apenas o valor do gaz propano, 35,90, o que é caro mesmo comparando com o valor que se paga em Portugal.
Chegados a Saint-Malo por volta das 11,00 horas, fomos primeiro ao Intermaché e depois ao Carrefour para comprar o redutor para essa botija. Almoçámos e procurámos ir para a AS que havíamos pensado só que, mais uma vez, devido às obras que estavam a ocorrer em algumas ruas não conseguimos entrar nessa AS e procuramos então um lugar para estacionar o que veio a acontecer próximo do casco antigo de Saint-Malo e próximo dos serviços da Polícia Municipal.


Saint-Malo é uma das principais cidades da Bretanha, cidade portuária, localizada no noroeste da França, no departamento de “Ille-et-Vilaine” com uma importante estação balnear, uma baía imensa, sendo considerada como uma das jóias da costa Esmeralda e também é conhecida pela “cidade dos corsários”, sendo actualmente um dos principais pontos turísticos da Bretanha.
As altas muralhas de granito do século XII, reconstruídas no século XVIII sob a direcção de Vauban, rodeiam o centro histórico, que outrora foi uma fortaleza para corsários (piratas aprovados pelo rei).
As muralhas e as construções militares defensivas foram reconstruídas após a 2ª guerra mundial, já que a cidade fortificada (Intra-Muros) havia sido destruída em Agosto de 1944, após um bombardeamento intensivo do exército do general Patton contra o exército alemão que havia tomada a cidade. A reconstrução efectuada demorou trinta anos e respeita a cidade antiga havendo muitos monumentos históricos reconstruídos mas também muitos desses monumentos históricos são os primitivos.
As muralhas estão classificadas como Monumento Histórico.

"Intra-Muros" a cidade fortificada de Saint-Malo

As muralhas da cidade fortificada "Intra-Muros" de Saint-Malo

As muralhas da cidade fortificada "Intra-Muros" de Saint-Malo

As muralhas da cidade fortificada "Intra-Muros" de Saint-Malo

Na primavera e no outono a baía de Saint-Malo recebe as maiores marés da Europa pelo que nessa altura um grande número de visitantes vem aqui admirar esse magnífico espectáculo.
A baía de Saint-Malo goza de um clima temperado muito oceânico e as temperaturas são atenuadas pela corrente do Golfo
Novamente depois de alguma chuva, fomos até ao casco antigo e entramos no Posto de Turismo a solicitar as informações necessárias e respectivos mapas.

Posto de Turismo de Saint-Malo

Em seguida entrámos no casco antigo chamado de “Intra-Muros”, através da porta de São Vicente, “Porte Saint-Vincent”. Esta porta, construída em 1708, é a principal porta de entrada no casco antigo.
A porta de São Vicente, “Porte Saint-Vincent”, apresenta na sua fachada dois escudos. O escudo da direita simboliza o “Ducado da Bretanha” e o escudo da esquerda ostenta o brasão da cidade.


"Porta de São Vicente", "Porte Saint-Vincent" na cidade fortificada
"Intra-Muros" de Saint-Malo

Brazão da cidade de Saint-Malo que se encontra na fachada
da Porta de São Vicente, "Porte Saint-Vincent"

Brazão que simboliza o "Ducado da Bretanha" que se encontra na
fachada da Porta de São Vicente "Porte Saint-Vincent" em Saint-Malo

Em seguida demos um passeio pelo casco antigo chamado de “Intra-Muros” apenas com a intenção de nos familiarizarmos melhor com esta cidade. À primeira vista este casco antigo “Intra-Muros” é algo fantástico.
 Passámos pela Praça do Peso do Rei “Place du Poids du Roi”, que é uma das principais praças do casco antigo “Intra-Muros” e que foi reconstruída após ter sido destruída pelas bombas americanas durante a 2ª guerra mundial. Da antiga praça apenas restam a escada esquerda para a muralha e o edifício do salão de trigo “Whest Hall”.



O acesso a esta praça era efectuado através da “Grande Porta”, “Grand Porte”, que era a entrada principal do porto. No ano de 1552 esta porta foi fortalecida com a colocação de duas torres. Por cima da entrada encontra-se uma estátua da Virgem e do Menino. Esta estátua “Nossa Senhora da Grande Porta”, Notre-Dame de la Grand Porte”, também apelidada de “Nossa Senhora dos Milagres”, “Notre-Dame des Miracles” é do século XV.

Grande Porta "Grand Porte" da cidade fortificada
"Intra-Muros" de Saint-Malo

Estátua da Virgem e Menino na "Grande Porta" da cidade
fortificada "Intra-Muros" de Saint-Malo


Grande Porta "Grand Porte", vista do exterior das muralhas,
da cidade fortificada "Intra-Muros" de Saint-Malo

Os carros carregados de mercadorias encontravam-se nessa praça e ali existia uma placa com as indicações das taxas a serem pagas de acordo com a natureza das mercadorias. Sob as escadas do lado sul da grande porta, uma fonte pública alimentava vários bebedouros para cavalos.
Continuámos até ao “Hôtel André Desilles”, cuja construção remonta ao primeiro trimestre do século XVII, tendo sido considerada como uma das mais belas da cidade e possui grandes fachadas elegantes e refinadas.
Muito danificado como todo o resto da cidade histórica em agosto de 1944 durante a segunda guerra mundial tendo as suas fachadas sido reconstruídas identicamente.
O “Hôtel André Desilles”, que hoje abriga a principal biblioteca municipal de Saint-Malo, é de grande interesse arquitetônico.
O “Hôtel André Desilles” encontra-se classificado como Monumento Histórico.


"Hôtel André Desilles" em Saint-Malo

A Capela Saint-Sauver “Chapelle Saint Sauver”, antiga capela do “Hotel-Dieu” cuja construção data de 1607 e entretanto destruída tendo sido reconstruída entre 1738 e 1744. Posteriormente queimada nos bombardeamentos da segunda guerra mundial, passou por grandes restaurações e foi reaberta em 1974 para abrigar exposições temporárias e eventos culturais.
Encontra-se classificada como Monumento Histórico

Fachada da "Capela Saint Sauver" em Saint-Malo

Nave e a exposição temporária cultural na interior da
"Capela Saint Sauver" em Saint-Malo

Nave e a exposição temporária cultural no interior da
"Capela Saint Sauver" em Saint-Malo

Escultura presente na exposição cultural na
"Capela Saint Sauver" em Saint-Malo

Quadro presente na exposição cultural na
"Capela de Saint Sauver" em Saint-Malo

Vários elementos na exposição cultural na
"Capela de Saint Sauver" em Saint-Malo

Passeámos um pouco descontraidamente por estas ruas, muitas delas paralelas e com passagem entre elas através de passagens abertas nos prédios.









Após o jantar saímos novamente para o casco antigo “Intra-Muros” e percorremos calmamente toda a zona das muralhas o que nos proporcionou uma realidade muito maior desta zona antiga e com umas vistas sobre a baía com os seus barcos atracados, barcos de cruzeiro, veleiros e outros barcos de gama alta e embarcações mais pequenas, as praias e as ilhas com as suas fortalezas.












Saint-Malo é uma das poucas grandes cidades da Bretanha que não aderiu à obrigatoriedade da língua Bretã no ensino e os locais públicos não possuem sinalização bilíngue ou em Bretão.
Nesta zona os estacionamentos existentes são todos a pagar mas pelo menos com valores nada altos, 8 horas são 3,60 €. Já chegámos numa outra cidade a um estacionamento em que o valor a pagar por 8 horas eram 23,00 €.
Estacionamento e pernoita numa rua junto da Policia Municipal e doca e próximo do casco velho (Intra-Muros), 20 minutos a pé, (coordenadas N 48º 38’ 49,9”  W 02º 0’ 41,3”)
Percorridos no dia 20 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário