sexta-feira, 25 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 24 (25 de Maio de 2018)
(Pont Aven – Concarneau – Locronan - Rumengol)
Após o pequeno-almoço saímos por volta das 8,30 horas em direcção a Concarneau onde chegámos à AS por volta das 9,00 horas. Na AS o estacionamento é gratuito sendo apenas necessário efectuar o pagamento de 6 € para passar a noite. Nesse local já se encontravam cerca de 10 autocaravanas.

As de Concarneau

Continuamos na zona da Bretanha e no departamento de Finistérra, mais precisamente na cidade de Concarneau que é considerado o terceiro porto de pesca mais importante de França. A principal atracção turística de Concarneau é a sua cidade amuralhada, “Ville Close” e também as suas encantadoras praias.
A "Ville Close" encontra-se situada numa pequena ilha junto a Concarneau e à qual se pode aceder através de uma pequena ponte do lado de Concarneau e do outro lado o acesso faz-se através de um barco que está constantemente a fazer o transporte de pessoas de e para a “Ville Close”.
A "Ville Close", importante praça defensiva é a primitiva cidade medieval amuralhada do século XV e XVI.
Depois de devidamente instalados perguntámos a uma pessoa que andava por ali a fazer a caminhada, a indicação do centro da cidade. Da AS quem está virado para os trilhos de percursos pedestres (ficando de costas para a máquina de pagamento e local de manutenção das águas) deve seguir pelo percurso do lado direito. Esse percurso feito a pé demora sensivelmente 30 minutos e leva-nos precisamente até ao porto onde se encontra o referido barco que efectua regularmente o transporte de pessoas de e para a “Ville Close”. Cada percurso custa 1 € por pessoa.

Ao fundo vemos as muralhas da "Ville Close" de Concarneau

O barco que faz a travessia junto á porta de acesso à "Ville Close"
de Concarneau

Barco que faz a travessia de e para a "Ville Close" de Concarneau

Porta de acesso à "Ville Close" de Concarneau após a saída do barco

Quando chegámos à cidade medieval amuralhada, “Ville Close” fomos ao Posto de Turismo que fica num estacionamento junto do mercado coberto mas fora da zona amuralhada, onde solicitámos mapas e informação turística. 

Posto de Turismo de Concarneau

Fora da Zona amuralhada na praça central em frente ao mercado “Les Hales”, encontrava-se um grande mercado de rua com bancas de todos os produtos, desde roupas e calçado, comida, queijos, legumes, frutas, especiarias, artesanatos, etc.

Mercado tradicional numa praça de Concarneau

Mercado tradicional numa praça de Concarneau




Essencialmente a visita é feita na “Ville Close”, cidade medieval fortificada do século XV e XVI e reconstruída no século XIX e que preserva as suas ruas estreitas e empedradas, casas de granito e algumas em estilo enxaimel, de madeira à vista e muitos restaurantes e bares bem como lojas de artesanatos e comércio de todos os tipos.





Ao fundo vemos as muralhas da "Ville Close" de Concarneau

Vista do Porto turístico de Concarneau

Vista do Porto turístico de Concarneau

Estivemos na Torre do Governador que nos deu também acesso ás muralhas das quais se tem uma vista maravilhosa sobre a cidade e também à “Ville Close”.
Após a visita regressámos à AS para efectuar-mos o almoço e em seguida saímos em direcção a Quimper mas como as coordenadas de alguns locais para estacionar-mos não correspondiam a qualquer local possível de estacionar e dentro da cidade os parques por onde passamos estavam completos, decidimos continuar a viagem para Locronan onde chegámos por volta das 15 horas. Estacionámos na AS cujo pagamento também é apenas para se passar a noite e fomos ao Posto de Turismo para solicitar mapas e informações turísticas.

Posto de Turismo de Locronan

Locronan encontra-se classificada entre as mais belas aldeias de França e também se encontra classificada na listagem nas aldeias de carácter de França.
É um dos locais mais prestigiados da Bretanha, devido à sua qualidade arquitectónica e a qual se encontra muito bem preservada, estando classificada como Monumento Histórico desde 1924.
O clima da Bretanha e o grande número de ribeiros contribuíram certamente para a expansão do cultivo de cânhamo e linho. A partir do século XV, a área Locronan é especializada na produção e comercialização de panos de cânhamo que são vendidos no mercado de telas. Locronan é hoje parte da rota do canhâmo e linho da Bretanha e torna-se assim numa cidade de tecelões.
Terra de milagres, Locronan viu a sua fama e riqueza crescer graças à crença em Saint Ronan e ao legado do culto da fertilidade.
Ao entrarmos na rua que nos leva até à Praça Central depara-mo-nos lá  ao fundo, imediatamente com a  impressionante igreja de "Saint Ronan".


A Igreja de Saint Ronan de Locronan é um dos melhores exemplares de arte gótica extravagante do século XV. Esta Igreja também é conhecida por ter sido cenário de vários filmes, como “Les Chouans” de Henri Calef em 1947 e “Tesse” de Roman Polanki em 1979. 
A Igreja encontra classificada como "Monumento Histórico".
Ao lado da igreja encontra-se um anexo que é a Capela da Penitência na qual se encontra o túmulo de "Saint Ronan". A Capela da Penitência não comunica com a Igreja.

Igreja de "Saint Ronan" e a "Capela da Penitência" em Locronan

Nave e altar da Igreja de "Saint Ronan" em Locronan

Púlpito da Igreja de "Saint Ronan" em Locronan

Muitos artífices e artesãos se encontram nesta pequena vila.

Artesão com a sua "banca de trabalho" em Locronan

Artesão trabalhando uma estátua em madeira em Locronan

Saindo da Praça Central descemos a "Rue Du Moal" que é bastante íngreme, a cerca de 200 metros encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Boa Nova "Notre-Dame-de-Bonne-Neuvelle", dos séculos XV a XVII. Esta Capela é a 5ª estação da procissão "Grande Troménie". No interior da Capela podemos observar várias estátuas de pedra, incluindo os da "Virgem Mãe", a "Santíssima Trindade" e a "Descida da Cruz".

Capela de Nossa Senhora da Boa Nova em Locronan

Nave e altar da Capela de Nossa Senhora da Boa Nova em Locronan

Altar da Capela de Nossa Senhora da Boa Nova em Locronan
Ao lado da Capela de Nossa Senhora da Boa Nova "Notre-Dame-de-Bonne-Neuvelle", encontra-se um calvário e uma fonte dedicada a Santo Eutrópio.




Seguidamente passeá-mos pelas ruas desta encantadora vila e pudemos apreciar as belas casas de estilo renascentistas em granito azul.













Loja de produtos tradicionais em Locronan

Loja de produtos tradicionais com as suas 199 variedades
de cervejas "Bretãs" em Locronan

Loja de produtos tradicionais apresentando as 199 variedades
de cervejas "Bretãs" em Locronan

Praça central com o seu "poço" em Locronan

Locronan é muito conhecida por uma procissão que segue um curso de um "nemeton" celta, um caminho sagrado ao redor da encosta refletindo o calendário celta e os deuses. Esta procissão tem o nome de "Grande Troménie" e  ocorre de seis em seis anos, entre o segundo e terceiro domingo do mês de Julho.
Nos restantes anos , no segundo domingo do mês de Julho, realiza-se a "Pequena Troménie".
Esta procissão é de raízes Celtas.
O ponto de partida desta procissão católica é na Igreja de "Saint Ronan".
É das cidades ou vilas com mais “rusticidade” medieval que tivemos o prazer de visitar.
Depois da visita saímos em direcção a Rumengol onde chegámos por volta das 18,45 horas e estacionámos junto à Igreja de Nossa Senhora de Rumengol.
Continuamos no departamento de Finistère, na Bretanha mais precisamente na vila de Rumengol que é também local de importantes peregrinações.
Rumengol encontra-se listada nas aldeias de caractèr de França.





A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios "Notre Dame de Rumengol"  é uma igreja do século XVI e que apresenta no timpano da porta umas imagens com referência à adoração dos Reis Magos.
















No adro da igreja também se encontra uma escultura que representa o calvário e uma capela gótica um pouco elevada do nível do solode modo a que as celebrações se possam ver e ouvir de todos os lados e apresenta o altar em mármore.




A cerca de 50 metros da igreja encontra-se um fontanário do século XVI e cuja lenda refere como sendo uma fonte milagrosa.


Fontanário do século XVI em Rumengol

Rumengol é uma pequena Vila, não vimos qualquer loja/comércio aberto com excepção de um café. 
Estacionamento e pernoita junto à Igreja de Nossa Senhora de Rumengol (coordenadas N 48º 18’ 7,7”  W 04º 08’ 57”)
Percurso de Pont-Aven a Concarneau, 15 Kms
Percurso de Concarneau a Locronan, 51 Kms
Percurso de Locronan a Rumengol, 40 Kms
Percorridos no dia 106 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário