sexta-feira, 4 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 3 (04 de Maio de 2018)
(Burgos)
A manhã volta a estar bastante fria, com vento e o céu totalmente encoberto de nuvens. A temperatura em relação ao dia de ontem desceu dos 14º para os 8º e novamente com vento muito frio.
Nesta área de serviço estiveram aparcadas 34 autocaravanas durante a noite.

AS de Burgos

Fizemos o pequeno-almoço a bordo e depois saímos a pé para a baixa de Burgos, zona da Catedral. Este percurso a pé tem a duração sensivelmente de 30 a 35 minutos.
Passámos pelo "Paseo del Espolón" que é a avenida arborizada mais central e popular de Burgos sendo considerada a sala de estar da cidade e que fica localizado entre o Teatro Principal e a Ponte de Santa Maria e o arco do mesmo nome, arco de Santa Maria.

"Paseo del Espolón" em Burgos


"Paseo del Espolón" em Burgos


Existiam 12 arcos de entrada na cidade mas o arco de Santa Maria era a principal porta ou portão de entrada.

Arco de Santa Maria em Burgos

No Arco de Santa Maria podemos observar várias estátuas que representam o imperador Carlos V o qual se encontra rodeado de imagens de personalidades mais influentes e representativas da história da cidade. Actualmente, no interior do Arco de Santa Maria podemos ver várias exposições culturais e no último andar encontra-se o Museu da Farmácia com uma impressionante colecção de frascos de boticário entre outras peças e utensílios de farmácia. Esta colecção era de material pertença do antigo Hospital de São João

Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos

Colecção de frascos no Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos

Colecção de frascos no Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos

Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos

Almofariz no Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos


Colecção de frascos no Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos

Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos

Balança de medicação no Museu da Farmácia no Arco de Santa Maria em Burgos

Passando pelo arco entramos na Praça Del Rey San Fernando e depara-mo-nos imediatamente com o monumento mais emblemático de Burgos que é precisamente a Catedral. Ao lado da catedral podemos ver a igreja de "San Nicolás de Bari", São Nicolau de Bari,  do século XV e na qual podemos admirar um dos retábulos em pedra mais impressionantes da arte do Renascimento Castelhano com esculturas e representações da figura de São Nicolau.

Igreja São Nicolau de Bari em Burgos

Actualmente a Igreja de São Estevão abriga o Museu do Retábulo no qual podemos ver retábulos dos séculos XVI a XVIII e ali próximo encontra-se o arco de São Estevão, do século XII que é de estilo mudéjar.
Continuámos até ao Castelo que se encontra localizado na colina de São Miguel, a 75 metros acima do nível da cidade e do qual temos uma admirável vista da cidade de Burgos. Era um castelo defensivo e durante a sua história serviu de prisão de estado, como fábrica de pólvora e durante a ocupação francesa foi destruído com explosivos pelo exército francês. O castelo era auto-suficiente pois podia estar com os portões fechados durante muito tempo que os seu habitantes tinham tudo para sobreviver tendo inclusive vários poços e galerias subterrâneas para o armazenamento de água. O poço com cerca de 62,50 metros de profundidade é popularmente conhecido como Cueva del Moro e tem galerias com mais de 300 metros de comprimento. Escavações arqueológicas efectuadas no Castelo revelaram restos dos portões de acesso bem como as muralhas que estão a ser preservadas.

Castelo de Burgos

Espaço interior do Castelo de Burgos

Muralhas do Castelo de Burgos

Continuámos até ao Arco de São Martin que também era um dos portões de entrada para a cidade e ali ao lado encontra-se o Solar de El Cid que é um monumento formado por três monólitos de pedra e que assinalam o lugar onde El Cid teria vivido, e o Antigo Seminário Maior que se encontra parte convertido em hotel e outra parte também na Universidade Isabel I de Castela.
Em seguida fomos até ao Parque da Ilha "Parque de La Isla" e passeámos um pouco neste belo parque com áreas de passeio, jardins, alguns monumentos, uma cachoeira colorida e artística, formando uma caverna na parte de trás da lagoa e a parte rochosa apresenta figuras de sereias.



Chegados à Ponte de Santa Maria e dado já o adiantado da hora decidimos almoçar num dos restaurantes próximos da catedral. Após o almoço fomos por algumas ruas pedonais em direcção à  Praça de Mio Cid que apresenta no centro da praça a estátua equestre em bronze de El Cid Campeador ou também Mio Cid.

Estátua equestre de El Cid Campeador em Burgos

Estátua equestre de El Cid Campeador em Burgos

Estátua equestre de El Cid Campeador em Burgos

El Cid Campeador de seu nome Rodrigo Diaz de Vivar que foi um nobre guerreiro castelhano do século XI e a sua vida e feitos ficaram celebrizados por diversas acções e entre elas a reconquista de Valência após 19 meses de cerco da cidade. Ali ao lado encontra-se a Ponte de São Paulo que possui um conjunto de oito esculturas. Estas esculturas em pedra com personagens ligadas em torno da figura de El Cid, entre elas a de Dona Jimena e Don Diego Rodriguez, respectivamente esposa de El Cid e do seu único filho varão.

Ponte de São Paulo em Burgos

Ponte de São Paulo em Burgos

Ponte de São Paulo em Burgos

Ponte de São Paulo em Burgos

Após esta visita decidimos regressar à autocaravana apesar de Burgos ter muito mais para visitar, desde a Praça Maior que é o centro nevrálgico da cidade, o Mosteiro de Huelgas, a Casa del Cordón, o Museu de Burgos e as casas de Iñigo Angulo e Miranda, o Museu de Evolução Humana, as ruas pedonais, etc.
Este foi um dia dedicado exclusivamente a conhecer melhor a cidade, os monumentos e a sua história.
Durante estes 2 dias vimos muitos peregrinos de várias nacionalidades a fazerem o percurso dos "Caminhos de Santiago de Compostela"
Estacionamento e pernoita na AS de Burgos (coordenadas N 42º 21’ 03”  W 03º 40’ 49”)

Sem comentários:

Enviar um comentário