segunda-feira, 14 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 13 (14 de Maio de 2018)
(La Rochelle)
 De manhã explorámos a zona ao redor da AS, pois fica próxima de zonas residenciais, com vários estabelecimentos comerciais e também próxima de paragem de autocarros que efectuam o trajecto até à cidade.
Após o pequeno-almoço fomos para uma paragem de autocarros e após algum tempo verificámos nas informações ali disponibilizadas que a frequência de horários era de cerca de uma hora. Nesse sentido avançámos para uma avenida mais central e após algumas informações prestadas por um “carteiro” fomos descendo a pé essa avenida até ao centro da cidade, percurso esse de cerca de 35 minutos. Entretanto vimos que durante esse percurso apenas passaram dois autocarros sendo que um deles passou apenas quando nós já estávamos à entrada do centro da cidade.
O dia apresenta-se agradável e vamos dedicá-lo para conhecer La Rochelle pelo que nos dirigimos ao Posto de Turismo a solicitar mapas e informações turísticas.

Posto de Turismo em La Rochelle

Vila de pescadores, La Rochelle torna-se a partir do século XII um importante porto marítimo. As qualidades náuticas do porto de La Rochelle-Pallice farão com que durante a Segunda Guerra Mundial, uma base de submarinos alemães seja estabelecida lá. Apesar dessa importância estratégica e do fato de que La Rochelle se tornou, durante os últimos oito meses de guerra, uma grande bolsa de resistência alemã, a Vieille Ville, libertada em 8 de maio de 1945 (última prefeitura da França a ser libertada), não terá sofrido uma destruição importante.
La Rochelle encontra-se centrada em torno do seu porto antigo, com a cidade velha e o centro histórico muito bem conservada e restaurada em que nos mostra toda a riqueza da sua herança arquitetónica.
No antigo porto “Le vieux Port” podemos admirar as suas três monumentais torres que se encontram listadas como Monumento Nacional e que são dos séculos XIV e XV e que tinham um papel muito importante na defesa da cidade, controlando para isso o acesso ao porto.


Vista da entrada do Porto com as três torres em La Rochelle

A torre de São Nicolau “Tour Saint-Nicolas”, com 37 metros de altura que serviu também como depósito de armas e prisão, e a Torre da Corrente “Tour de La Chaîne” (Chaîne significa corrente), também referenciada normalmente como Torre da Cadeia, com 34 metros de altura, encontram-se à entrada do porto, cada uma delas em sua margem.

Torre de São Nicolau e a Torre da Corrente em La Rochelle

Torre de São Nicolau em La Rochelle

Torre da Corrente em La Rochelle

Para proteger a cidade uma pesada corrente era passada entre esta torre, Torre da Corrente, e a torre de São Nicolau de modo a impedir, sempre que necessário, o acesso ao porto e assim proteger a cidade.
A Torre da Lanterna “Tour de la Lanterne”, com 55 metros de altura, encontra-se ligada à Torre da Corrente por uma secção de muralhas ainda preservadas da cidade.

Torre da Lanterna em La Rochelle

Torre da Lanterna em La Rochelle

Estas torres com paredes até seis metros de espessura, possuem várias salas, escadas e corredores e podem ser visitadas durante todo o ano pois acolhem várias exposições.
A Torre da Lanterna, que também era um farol e serviu também como prisão em diferentes períodos, contém uma série de grafitis esculpidos nas paredes feitos pelos prisioneiros. Esta torre nesta altura da nossa visita estava fechada para trabalhos de manutenção.
La Grosse-Horloge “O Grande Relógio” é um antigo portão/porta medieval de acesso à cidade fortificada e encontra-se classificado como Monumento Histórico. Esta porta encontra-se encimada por uma torre sineira octogonal e campanário que abrigam respectivamente um relógio e o sino do relógio.
Actualmente continua a ser um dos principais pontos de passagem entre o porto e a cidade velha.

O Grande Relógio em La Rochelle

A catedral de São Luís é uma catedral católica romana e foi parcialmente construída sobre a igreja de São Bartolomeu. O início da construção começou em 1742 mas apenas foi concluída em 1862.
Apresenta um campanário de estilo gótico do século XV que é o último vestígio da igreja de São Bartolomeu, e uma decoração interior muito rica em pinturas, afrescos e belos altares, bem um púlpito de carvalho esculpido no final do século XVIII.
A catedral e a torre sineira encontram-se classificadas como Monumentos Históricos.

Catedral de São Luis em La Rochelle

Catedral de São Luís em La Rochelle

Catedral de São Lui
ís em La Rochelle

Púlpito em carvalho esculpido da Catedral de São Luís em La Rochelle

Catedral de São Luís em La Rochelle

A capela das Damas Brancas foi construída em 1878 pelas Irmãs da Caridade, chamadas de Damas Brancas.
Esta ordem das Damas Brancas ou Irmãs da Caridade do século XIX tinha como principal missão ajudar as mulheres violentadas e abandonadas, as prostitutas arrependidas e proteger as crianças desfavorecidas. Actualmente esta capela apresenta exposições de cultura.

Capela das Damas Brancas

A Igreja de São Salvador “Saint-Sauver” é uma igreja de estilo Luís XIII construída no final do século XVII sendo uma das jóias da arquitectura clássica de La Rochelle.
Como curiosidade podemos referir que a torre do sino abriga dois sinos. Um é chamado de “Gabrielle Paule” sendo o sino mais antigo da cidade. O outro sino é chamado de “Victory Louise”.
A igreja encontra-se classificada como Monumento Histórico.

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Igreja de São Salvador em La Rochelle

Na visita que fizémos por várias ruas da cidade encontrámos algumas casas da idade média, séculos XV a XVIII. Casas tipo enxaimel, com fachadas em pedra mais ou menos decoradas.

Casas Tipo enxaimel na "Rue des Merciers" em La Rochelle

La Rochelle muito mais tem para visitar desde o Museu Maritimo, o Museu de Autômatos, o Aquário, o Museu das Belas Artes, o mercado, o arsenal, etc.
Ao fim do dia demos por finda a nossa visita e regressámos à AS. Após o jantar procedemos à manutenção das águas e saímos para um parque de estacionamento ali próximo, onde passámos a noite juntamente com mais 3 autocaravanas de matrícula francesa.
Estacionamento e pernoita num parque de estacionamento na Praça de Genette, junto à Igreja do Sagrado Coração (coordenadas N 46.160210º   W -1.170713º)


Sem comentários:

Enviar um comentário