quinta-feira, 17 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 16 (17 de Maio de 2018)
(Fontaines –Vouvant - La Roche Sur Yon)
 Saímos de Fontaines por volta das 8,30 horas e chegámosà AS de Vouvant por volta das 9,00 horas, onde já se encontravam 5 autocaravanas.

AS de Vouvant

AS de Vouvant

Depois de devidamente instalados fomos até à vila para começar a nossa visita uma vez que o Posto de Turismo de ainda se encontrava fechado.
Vouvant encontra-se classificada entre as aldeias mais belas de França e também se encontra classificada na listagem das aldeias floridas de França e ainda na listagem das aldeias de carácter de França.
Esta listagem das aldeias de carácter de França tem como objectivo tentar valorizar a autenticidade e a diversidade do património de cidades pequenas, menos de 6000 habitantes, dotadas de um conjunto arquitetónico coerente e de qualidade.


Vila de Vouvant

Vista da vila de Vouvant

Vouvant é uma vila medieval cercada por muralhas e situada no alto de um pico rochoso, sendo por isso um local defensivo de difícil acesso.
As fortificações de Vouvant no século XIII além das muralhas compreendiam também um castelo, castelo feudal de Lusignan, cerca de trinta torres e três portões de acesso à vila. A “Porte aux Moynes”, o “Portão Bouguerin” e o “Portão Poterne”.
O “Portão Poterne” ou “Porta de São Luís”, porta escondida nas muralhas, localizada a oeste da vila, é a única porta da vila fortificada que se encontra ainda preservada nas muralhas.
A Torre de Mélusine, torre de vigia do castelo, com os seus 45 metros de altura e de forma cilindrica, datada entre o final do século XII e o início do século XIII, é o único vestígio do antigo castelo feudal de Lusignan.
Uma lenda atribui a sua construção à fada Mélusina que a construiu em uma noite com três dornées de pedra e um goulée de seiva.
A Torre Mélusine bem como as fortificações encontram-se classificadas como Monumentos Históricos.


Vista de parte das muralhas e a Torre de Mélusine em Vouvant

Torre de Mélusine em Vouvant

Torre de Mélusine em Vouvant

A “Ponte Velha” ou “Ponte Românica como localmente é chamada, é do século XIII e encontra-se listada como Monumento Histórico.
Esta ponte tinha originalmente cinco arcos mas actualmente apenas três arcos são visíveis. Esta ponte dava acesso à vila fortificada através da porta “Moynes”.

Ponte Velha ou Ponte Românica em Vouvant

Ponte Velha ou Ponte Românica em Vouvant

Perto da Ponte Velha ou Ponte Românica e de uma padaria ali construída no início do século XVIII, encontra-se o "Jardim da Padaria".

Jardim da Padaria em Vouvant

Jardim da Padaria em Vouvant

Os lavadouros públicos localizados na entrada oriental da vila medieval, construídos no final do século  XVIII e restaurados no século XX, eram usados até 1970 por lavadeiras. Apenas restam dois vestígios do seu uso: a chaminé e a bacia de ferro fundido usada para ferver a roupa.

Lavadouros públicos da era medieval em Vouvant

Lavadouros públicos da era medieval em Vouvant

O calvário de Montfort, localizado no alto da rua do Calvário, foi erguido no ano de 1715

O calvário de "Montfort" em Vouvant

O calvário de "Montfort" em Vouvant

A Igreja de Nossa Senhora  da  Assunção,  românica  do  século XI,  foi  restaurada  e  reconstruída  várias vezes. 
Na fachada norte da igreja podemos ver o portal com duas portas, cada uma emoldurada por dois arcos e as esculturas, também românicas do século XII, representam personagens, plantas, animais e outras fabulosas criaturas. Na parte superior podemos ver duas grandes composições de esculturas que representam a “Última Ceia” e a “Ascensão”
A Igreja encontra-se classificada como Monumento Histórico.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouvant

Fachada norte da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouvant

Fachada norte da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouvant

Fachada norte da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouvant
com pormenores das esculturas ali representadas


Fachada norte da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouvant
com pormenores das esculturas da "Última Ceia" e a "Ascensão"

Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouvant

Imagem de São Pedro na Igreja de Nossa Senhora
da Assunção de Vouvant

A cripta, descoberta em 1882, é do século XII. Vários elementos das várias escavações efectuadas encontram-se expostos, tais como a cabeça e o tronco de um cavaleiro esculpido, um sarcófago merovíngio, etc. 
Estes objectos também se encontram classificados como Monumentos Históricos.
Na cripta actualmente podemos ver um vídeo que evoca, entre outras coisas, as diferentes fases de construção da igreja.
A nave Theodelin separada da parte da igreja dedicada ao culto, desde 1995 que tem sido utilizada como local de exposição de pintores, escultores, artista gráficos e artesãos.

Nave "Theodelin" da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vouvant

Algumas fotos da vila medieval de Vouvant.


"Mairie" de Vouvante

Escola pública "Les Acanthes" em Vouvant

Vista Geral da Vila medieval de Vouvant

Vista Geral da Vila medieval de Vouvant

Rua na Vila medieval de Vouvant

Praça na Vila medieval de Vouvant

Rua na Vila medieval de Vouvant

Rua na Vila medieval de Vouvant

O Posto de Turismo funciona na casa de Mélusine, também chamada de "Casa da  Fiança" , que se encontra localizada no local de parte das muralhas do antigo castelo feudal de Lusignan..

Posto de Turismo de Vouvant

Depois de visitar Vouvant saímos por volta das 11,30 horas.
Uma avaria no frigorífico que nos levou durante o percurso e já próximos de La Roche Sur Yon a percorrer vários representantes e oficinas de material autocaravanista. Uns porque eram apenas concessionários, outros de que tinham pessoal de férias, outros de que tinham a agenda preenchida, outros por outras coisas e foi dificil conseguir uma oficina que tentasse a reparação ou pelo menos verificasse o que se passava. Por fim e após muitos kms conseguimos que uma concessionária verificasse a avaria mas infelizmente remeteu-me para outra concessionária pois não tinha a peça para efectuar a reparação. Ali chegados informaram-me de que não podiam reparar a avaria, mas após alguma insistência forneceram-me indicação de outra concessionária. Quando ali chegámos e expliquei o que se passava, pouco depois vieram os mecânicos falar comigo e de imediato um deles se apresentou como sendo português. Após uma breve troca de palavras levaram a autocaravana para dentro da oficina e após 30 minutos a avaria estava reparada.
A avaria própriamente dita consistia numa espécie de relé que funciona com o acendedor automático do frigorífico. Ora como após a falha do gás o acendedor automático esteve constantemente a tentar ligar o frigoriíico e não conseguiu por falta de gás, este chegou a “queimar-se”.
Felizmente que a avaria se resolveu pois caso contrário não era fácil continuar no dia a dia e por muitos dias em viagens sem frigorifico. Esta reparação apesar de simples ainda ficou cara, pois só o “relé” custou 150 €.
Depois deste incidente e muitos kms andados de um lado para o outro fomos para a AS de La Roche Sur Yon onde chegámos por volta das 18,30 horas. Nesta AS já se encontravam 15 autocaravanas, sendo a grande maioria de matrícula francesa.
Estacionamento e pernoita na AS de La Roche Sur Yon (coordenadas N 46º 40’ 05”  W -1º 25’ 06”)
Percorridos no dia 163 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário