domingo, 27 de maio de 2018

Espanha e França 2018
Dia 26 (27 de Maio de 2018)
(Le Faou – Brest – Landerneau - Paimpol)
A manhã apresenta-se nublada e a chuva parece ameaçar, pois a noite também foi chuvosa.
Depois do pequeno-almoço e feita a manutenção das águas saímos em direcção a Brest onde chegámos por volta das 09,50 horas.
Brest encontra-se localizada no noroeste da França na Costa do Atlântico, numa baía natural, enseada, no departamento de Finistère, que significa fim da terra e na região da Bretanha, sendo o segundo maior centro administrativo da Bretanha.
A cidade é praticamente dividida em duas partes pelo rio “Penfeld”. Possui um clima oceânico sendo muito húmido e ventoso ao longo do ano.
A cidade de Brest durante a segunda guerra mundial, foi fortemente bombardeada pelos aliados que visavam essencialmente o porto marítimo, fortificado por “Vauban” uma vez que o mesmo era intensamente utilizado pela marinha alemã que ali tinha uma importante base para os submarinos.
Durante esses bombardeamentos foram destruídos a maior parte dos edifícios históricos da cidade e dos quais restam apenas algumas lembranças no histórico bairro “La Recouvrance”..
Brest, cidade portuária, é um porto importante de França e o porto comercial movimenta sobretudo contentores, numa extensão de vários Kms de cais.
Depois de ter-mos estacionado num dos vários parques de estacionamento existentes junto ao porto comercial e próximo do Castelo, decidimos começar a nossa visita caminhando descontraidamente até ao centro da cidade.

Parque de estacionamento em Brest

Como hoje é Domingo encontra-se tudo fechado e a cidade está quase sem movimento.
Passámos pelo “Cours Dajot” que é um passeio público com quase 500 metros de comprimento e com imensas árvores, olmos e que se localiza junto ao castelo e com vista para o porto comercial.

"Cours Dajot" em Brest

Ali encontra-se o “Monumento Americano” que é um monumento naval e mais conhecido como a “Torre Rosa”. Este memorial foi ali construído para comemorar o acolhimento dado pelos franceses aos americanos durante a primeira guerra mundial. Este monumento foi destruído pelo exército alemão durante a segunda guerra mundial e posteriormente reconstruído de forma idêntica no ano de 1958.

"Monumento Americano" visto do porto comercial em Brest

"Monumento Americano" em Brest

Ali também se encontra o portão de honra do “Quartel Fautras”, destruído durante a segunda guerra mundial e que era o quartel das tropas da Marinha e quarteis do 2º Regimento da Infantaria Colonial.

Portão de honra do "Quartel Fautras" em Brest

A Igreja de São Luís de Brest, “Église Saint Louis” em homenagem a Luís XI foi construída entre 1953 e 1958, sob as ruínas da antiga igreja do século XVIII que foi quase completamente destruída pelos bombardeamentos da segunda guerra mundial.
Esta Igreja construída em cimento armado, é de estilo moderno, com uma arquitectura muito vertical e com umas dimensões imponentes (95 metros de comprimento, 27 metros de largura e 24,5 metros de altura sob a abóboda).
Não foi possível fazer visita uma vez que se estava a aproximar a realização de uma cerimónia, missa dominical.

Igreja de São Luís de Brest

Nave e altar da Igreja de São Luís de Brest

Em seguida passeámos descontraidamente a pé pela cidade e fomos com destino ao bairro “La Recouvrance.






Cavalos marinhos na Praça Marc-Sangnier em Brest
A Árvore Empática “L’Arbre Empathique” é uma escultura de doze metros, misturando metal e vegetais, sendo apresentada como uma árvore híbrida e é da autoria do arquiteto e artista catalão, Enric Ruiz Geli. No interior desta escultura foram plantadas sete espécies diferentes de plantas que ali irão crescer (hera, louro, verônica, louro, pittosporum, wireline e medronho). Também no interior foi instalado um sistema de rega por gotejamento com cerca de trezentos metros de tubos.
Esta obra encontra-se junto à ponte de “Recouvrance”.

A Árvore Empática "L'Arbre Empathique" em Brest

A Árvore Empática "L'Arbre Empathique" em Brest

A Torre Tanguy encontra-se localizada na margem direita do rio “Penfeld”, no Bairro de Recouvrance, que foi o berço histórico da cidade de Brest e é uma construção fortificada.
Actualmente a Torre Tanguy abriga um pequeno museu que convida a descobrir a Brest de outrora.
Não foi possível visitar a Torre Tanguy uma vez que a mesma se encontrava também fechada pois o horário de abertura nesta altura era apenas entre as 14 e as 18 horas.


Vista da Torre Tanguy em Brest

Torre Tanguy em Brest

Na Praça “Henry Ansquer”, no Bairro de Recouvrance “Quartier de Recouvrance”, podemos admirar a estátua de Fanny de Lanninon e Jean Quéméneur. Esta escultura em bronze com 700 Kgs e 3 metros de altura imaginada pelo escultor Jerome Durand, representa uma Fanny alcançando “in extremis” o casaco de Jean, impedindo assim que este caísse à àgua.
“Esta é uma lenda popular  que representa os dois heróis do bairro imortalizados nas canções a eles dedicadas e na qual antes da guerra, um jovem marinheiro se encontrava apaixonado pela  jovem mais bonita de Laninon do distrito de Recouvrance e a qual frequentava os diversos bares da cidade.
Mas passados 20 anos a cidade de Brest não era a mesma tal como a sua amada. Assim sentiu-se abandonado pela mulher infiel antes de se afundar na bebida e cair na água”.


Estátuas de "Fanny de Lanninon e Jean Quéméneur"
no Quartier de Recouvrance em Brest

Estátuas de "Fanny de Lanninon e Jean Quéméneur" e ao fundo a
"Torre Tanguy" no Quartier de Recouvrance em Brest

O Castelo de Brest encontra-se localizado na foz do rio “Penfeld” no coração da enseada de Brest, num lugar de grande importância militar e estratégica, sendo uma importante fortaleza militar e é o monumento mais antigo da cidade.
O Castelo de Brest encontra-se classificado como Monumento Histórico.
Desde 1955 que ali se encontra instalado o Museu Nacional da Marinha. Neste museu encontram-se esculturas famosas de Yves Collet, modelos de navios, esculturas, pinturas e outros objectos relacionados ao desenvolvimento da prisão, do porto militar, das construções navais e da vida marítima de Brest.

Vista do Castelo de Brest

Vista do Castelo de Brest

Brest é muito acessível para visitar, em particular porque está ligado com a outra margem do rio pelo primeiro teleférico urbano da França e o qual proporciona uma vista diferente da cidade, mas também através do metro de superfície, de bicicleta e mesmo a pé.
Brest tem mais para visitar, essencialmente o Oceanópolis, mas como a chuva voltava a ameaçar decidimos dar por terminada esta breve visita e saímos com destino à vila de Landerneau. À saída de Brest passámos pela ponte de “I’Iroise” que atravessa o rio “Élorn”. Esta é uma moderna ponte estaiada em que os dois pilares que suportam os cabos têm 115 metros de altura. Esta ponte tem 800 metros de comprimento e a distância entre os dois pilares é de 400 metros e foi construída a partir de 1991 e inaugurada em 12 de Julho de 1994. Esta ponte possui o terceiro maior comprimento de pontes estaiadas francesas (comprimento entre dois pilares), atrás da ponte da Normandia e da ponte de Saint-Nazaire.

Ponte de "I'Iroise" em Brest

Continuamos a nossa viagem e chegamos a Landerneau por volta das 12,15 horas. Em Landerneau estacionámos num parque existente junto da AS. Este parque é grátis e apenas não permite que se passe ali a noite.

Parque de estacionamento em Landerneau

Landerneau localiza-se na foz do rio “Elorn”, no noroeste de França, departamento de Finistère na Bretanha.
Landerneau foi um importante centro das indústrias do linho nos séculos XVI e XVII. Actualmente é o principal mercado agrícola no noroeste de França.
Landerneau apresenta um rico património arquitectónico com vários edifícios classificados e muitas casas com fachadas de madeira e cobertas com ardósia.
Após o almoço fomos até ao centro da vila mais precisamente até à Ponte de Rohan.
A ponte de Rohan “Pont de Rohan” é a sua principal jóia do turismo, pois é uma das poucas pontes habitadas existentes no mundo, com as suas casas do século XVI, de pedra e ardósia, construídas sobre a própria ponte. Essas casas além de serem habitadas também ali estão instaladas lojas comerciais e restaurantes.
Actualmente esta ponte é pedestre.

Ponte de "Rohan" em Landerneau

Ponte de "Rohan" em Landerneau

Ponte de "Rohan" em Landerneau

Ponte de "Rohan" com as suas casas de madeira revestidas
a ardósia em Landerneau

A Igreja de São Tomás “Église Saint Thomas”, de estilo renascentista foi construída entre 1607 e 1669 e é dedicada  ao arcebispo, São Tomás de Cantuária.
Esta Igreja encontrava-se fechada.
A Igreja de São Tomás “Église Saint Thomas” encontra-se classificada como Monumento Histórico.

Igreja de São Tomás, "Église Saint Thomas" em Landerneau

Igreja de São Tomás, "Église Saint Thomas" em Landerneau

Igreja de São Tomás, "Église de Saint Thomas" em Landerneau

Igreja de São Tomás, "Église Saint Thomas" em Landerneau

Igreja de São Tomás, Église Saint Thomas" em Landerneau

A poucos metros da Igreja de Santo Tomás “Église Saint Thomas” encontra-se um edifício, do ano de 1635, de estilo renascentista com uma gravura de um crânio e ossos cruzados na pedra. Este edifício é um ossuário, “Ossuário Saint-Cadou”. Este ossuário de pedra rectangular de “Logonna”, durante a revolução francesa tornou-se uma oficina de sapatos para os soldados. Posteriormente serviu como casa de habiltação para o sacristão e actualmernte alberga um museu cultural.
Não foi possível efectuar qualquer visita uma vez que o mesmo se encontra fechado de Novembro a Junho.
O “Ossuário Saint-Cadou” encontra-se classificado como Monumento Histórico.


O "Ossuário Saint-Cadou" em Landerneau

O "Ossuário Saint-Cadou" em Landerneau

A Maison de la Sénéchaussée, também conhecida como a Maison de la Duchesse Anne, feita de pedra “Logonna” e construída em 1664. A originalidade desta mansão reside na composição diferente das suas fachadas. Do lado leste a fachada é de pedra da “Lagonna” e apresenta uma mistura de estilos medieval e renascentista. Ali também podemos ver um nicho com uma estátua do século XVI de Cristo.
Do lado norte apresenta as laterais de madeira que se encontram cobertas de ardósias e com umas grandes janelas.

A "Maison de la Sénéchaussée", com as laterais de madeira
cobertas de ardósia em Llanderneau 

Nicho com a estátua de "Cristo" na fachada da
"Maison de la Sénéchaussée" em Landerneau

Nicho com a estátua de "Cristo" na fachada da
"Maison de la Sénéchaussée" em Landerneau

A antiga Igreja de Saint Houardon de estilo neogótico clássico, por volta de 1858, foi desmontada e posteriormente foi instalada (montada) no centro da vila, mais precisamente no lugar onde hoje se encontra. Esta operação foi financiada por Napoleão III e as obras decorreram durante um período de três anos. Na montagem, reconstrução, da igreja esta sofreu várias alterações e entretanto foram acrescentadas dois novos elementos muito interessantes, a parte superior do campanário e a varanda sul da igreja. Estes novos elementos são de estilo renascentista.
A Igreja está classificada como Monumento Histórico.

Fachada da Igreja de "Saint Hourdon" de Landerneau

Fachada sul da Igreja de "Saint Houardon" de Landerneau



Nave e altar da Igreja de "Saint Houardon" de Landerneau

Nave e altar da Igreja de "Saint-Houardon" de Landerneau

Púlpito da Igreja de "Saint-Houardon" de Landerneau




Por vários locais da vila estavam a ser feitos preparativos festivos que iriam decorrer durante o dia.
A festa da Bretanha “Fête de la Bretagne” é constituída por muitos eventos de convívio, resultantes de dinâmicas colectivas, partilhando o mesmo objectivo que é de valorizar a Bretanha em toda a sua criatividade.
Todos os anos centenas de milhares de “Bretões” e amigos da Bretanha se reúnem na França e no mundo para celebrar uma região festiva e criativa, incluindo milhares de voluntários sem os quais a festa não aconteceria.





Em seguida passeámos descontraidamente a pé pela vila, admirando estas ruelas e calçadas de pedra bem como as suas casas também em pedra e algumas em madeira e revestidas a ardósia.

"Hotel de Ville" de Landerneau






Outra característica de Landerneau é que além de apresentar muitas informações / indicações com sinais bilingues, em francês e alemão também as crianças do ensino primário frequentam escolas bilingues.
Após esta visita saímos com destino a Paimpol mas efectuando a viagem por algumas zonas costeiras de “Côtes-D’Armor” e com passagem por Ploumanach e Perros-Guirec onde se puderam admirar as construções das casas de granito rosa bem como as rochas junto ao mar. Na passagem por Lannion passámos pelo Leclerc onde abastecemos de gasóleo que estava a 1,432 € o litro.
Chegados a Paimpol por volta das 17,00 horas estacionámos no parque de estacionamento “ Gare” que fica junto à estação dos comboios. Este parque é gratuito e ali já se encontravam 8 autocaravanas estacionadas.


Paimpol (Pempoull em Bretão) é uma vila costeira do departamento “Côtes-D’Armor”, no norte da Bretanha.
Paimpol é considerada como o centro de pesca e cultivo de ostras de “Côtes-d'Armor”. Esta vila com um grande passado marítimo, começando pelas viagens de pesca do bacalhau à Terra Nova e à Islândia. Hoje, a sua glória é uma ostra: a famosa Paimpolaise.
Depois de devidamente instalados começámos a nossa visita percorrendo as ruas em direcção ao centro da vila. O coração de Paimpol está centrado em torno do porto de pesca e marina e das ruas do centro histórico.
Paimpol também está em festa e com muita animação, pois nas ruas ao redor do porto encontram-se instalados carroceis e outros divertimentos.
Passeámos um pouco pelo porto admirando as casas em pedra do século XVII com as ruas em calçada de paralelepípedos e a mistura de barcos de recreio e barcos de pesca amarrados ao redor do porto.
A vila tem muito comércio, galerias, estúdios e artesãos, lojas gastronómicas, creperias e restaurantes com especial destaque para as especialidades de peixe ali apresentadas.







Paimpol tem no cultivo da ostra e no turismo as suas principais actividades.
Estacionamento e pernoita no parque de estacionamento “Gare”  (coordenadas N 48º 46’ 34”  W -03º 02’ 55”)
Percurso de Le Faou a Brest, 33 Kms
Percurso de Brest a Landerneau, 25 Kms
Percurso de Landerneau a Paimpol, 129 Kms
Percorridos no dia 187 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário