terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia 22 - França - 2014

Dia 22 (30 de Setembro de 2014)
(Kaysersberg – Eguisheim - Colmar)

Após nos levantarmos fui comprar pão fresco a uma das cafetarias/padarias existentes na vila, uma vez que a AS dista cerca de 10 minutos do centro da vila.
A vila é rodeada de grandes vinhedos, pois a sua viticultura a par do turismo são a principal fonte de rendimentos.
Kaysersberg é uma das melhores áreas vitícolas da Alsácia com um património arquitectónico muito grande com ruas estreitas e o seu centro inteiramente pedestre, casas antigas sendo algumas delas consideradas das mais belas casas tipo enxaimel do renascimento da Alsácia.





A nossa visita começa pela Praça da Igreja que apresenta umas belas casas e uma fonte em arenito amarelo com uma estátua do imperador Constantino, do século XVI.

Fonte do Imperador Constantino
Prosseguimos  a nossa visita com a entrada na Igreja da Santa Cruz “Église Saint Croix” que é uma igreja gótica mas de origem românica.
No seu interior existe um belo retábulo de madeira com todas as cenas da paixão de Cristo e uns belíssimos vitrais.

Igreja de Santa Cruz
Retábulo em madeira na Igreja de Santa Cruz
Foi junto da Patisserie e Salão de Cha´”Peche Mignon que casualmente ouvimos falar em língua portuguesa e decidimos abordar essas duas pessoas. Depois de trocarmos algumas ideias e opiniões ficámos a saber que ela é da zona de Lisboa e já vive ali á cerca de 30 anos. Ele é casado com uma portuguesa e vivem ali á mais de 50 anos.
Segundo estas pessoas vivem nesta vila vários portugueses incluindo o dono do salão de chá “Peche Mignon”.


Continuámos a nossa visita e depois de “calcorrear” mais algumas ruas e de nos deliciarmos com a beleza das casas fomos visitar o castelo que se ergue no alto de um cume e o qual está em ruínas e que agora só consiste de uma torre redonda.


As vistas dali são fantásticas pois oferece uma panorâmica da cidade do vale do Weiss, as vinhas e da planície da Alsácia e ao longe a floresta negra na Alemanha.





Após termos dada por finda esta visita partimos em direcção a Eguisheim, tendo estacionado num parking a cerca de 5 minutos a pé até ao centro da Vila.
Neste parking gratuito, já se encontravam alguns autocaravanistas. Confeccionámos e comemos a nossa refeição e em seguida fomos ao Posto de Turismo solicitar informações turísticas bem como os respectivos mapas e demos início à nossa visita.
Eguisheim também está classificada entre as mais belas aldeias de França e nas informações turísticas consta como sendo uma vila medieval.
Aqui as muralhas foram construídas em três círculos concêntricos no século XIII e hoje são formadas por lojas, bares e restaurantes, sendo as casas tipo enxaimel com madeirame à vista e muitas, muitas flores e as ruas estreitas e empedradas.





O centro principal de Eguisheim é a praça do Castelo “ Place do Chateau” , onde está o castelo feudal dos condes de Eguisheim e no centro da praça existe uma fonte renascentista com a estátua de Bruno Eguisheim mais tarde Papa Leão IX e posteriormente canonizado.

Fonte com estátua do Papa Leão IX
Temos também nesta praça a capela de Santo Leão "Chapelle de Saint Léon", de estilo somânico e foi construída sobre as fundações da torre de menagem do castelo. É possível admirar uma estátua do santo na fachada da igreja e no seu interior, um tímpano do século XIII, onde se vê Cristo rodeado por S. Pedro e S. Paulo.

Igreja de Santo Leão "Chapelle de Saint Léon"

Continuamos a nossa visita pelas praças, ruelas com calçada antiga e casas características da Alsácia, lojas de venda e degustação de vinhos e queijos e bastante artesanato.










Durante o percurso  que  efectuámos  pela  vila  deparámo-nos  com  duas  jovens  que  andavam  a  fazer
fotografias, estas previamente definidas e enquadradas, possivelmente ligadas ao turismo ou à arte.
Estas duas jovens faziam-se acompanhar em dois carros desportivos, antigos e com condutores.


Chegados a Colmar por volta das 16,00 horas, fomos para a AS na qual já se encontravam vários autocaravanistas.
Após termos estacionado e procedido à inscrição de entrada na AS, solicitámos algumas informações turísticas bem como o acesso WiFi que está incluído no pagamento.
Este acesso WiFi apenas é acessível na zona de recepção da AS.
Seguidamente decidimos iniciar a nossa visita seguindo as orientações dadas e caminhámos a pé até ao centro da cidade unicamente para passear e relaxar um pouco, pois a visita propriamente dita será iniciada amanhã.
Depois de caminharmos um pouco pelo centro da cidade fomos efectuar algumas compras de bens de alimentação ao supermercado "L'Eclerc" que fica próximo da AS.
Posteriormente tratámos de colocar as roupas em dia utilizando as máquinas de lavar e secar a roupa existentes na AS. Pagámos 5 € pela utilização das máquinas da roupa.
Esta AS é paga, 11,44 €, com WiFi, manutenção de águas, WCs e duches.
A AS é próxima do centro da vila, cerca de 20 minutos a pé.
Local de estacionamento em Eguisheim, parking, coordenadas N 48º 2' 38''    E 7º 18' 46''
Pernoita na AS de Colmar, coordenadas, N 48º 4’ 49’’    E22’ 25’’
Percurso efectuado de Kaysersberg a Eguisheim, 13 Km.
Percurso efectuado de Eguisheim a Colmar, 10 Km.
Total diário, 23 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário