domingo, 14 de setembro de 2014

Dia 6 - França - 2014

Dia 6 (14 de Setembro de 2014)
(Lourdes – Gavarnie - Lourdes)

Após termos efectuado a respectiva manutenção das águas partimos em direcção a Gavarnie, tendo como destino visitar o “Cirque de Gavarnie”
Durante o percurso parámos no "Carrefour" de Angeles Gazost, para efectuar algumas compras de bens de alimentação, e já tivemos a companhia de mau tempo, chuva e nevoeiro. Não esquecer de que nos acessos para Gavarnie já estávamos a fazer algumas das míticas subidas da volta a França em bicicleta, estando em plenos Pirinéus e neste caso muito próximos do mítico “Col du Tourmalet”.
Aliás alguns dos percursos eram para mim como que já conhecidos, tudo derivado das transmissões das etapas da volta à França em bicicleta.
Chegados a Gavarnie estacionámos num parque de estacionamento pago que fica muito central e próximo da Delegação de Turismo.
Apesar de estar a chover, algumas vezes com bastante intensidade, vestimos os kispos e acompanhados com os guarda-chuvas, deslocámo-nos a pé pelo caminho que nos iria levar até ao “Cirque de Gavarnie”.

“Cirque de Gavarnie situa-se nos Midi-Pirinéus e é uma espectacular formação rochosa em forma de anfiteatro. A parede curva da rocha tem quase 1500 metros de altura e é intervalada pela maior queda de água da Europa com 422 metros, a grande cascata de Gavarnie. É um dos locais mais visitados dos Pirenéus”.

À saída de Gavarnie já se consegue ter uma visão da queda de água
Durante o percurso até ao "Cirque de Gavarnie"
Percurso esse que demoraria no máximo 1 hora a percorrer, segundo as informações que nos foram dadas.
É impressionante o número de pessoas que se cruzavam durante este percurso.
Este percurso, penso que dificilmente se fará em 1 hora, pois em alguns, muitos, locais é algo exigente, percorrido por trilhos montanhosos com muitas pedras soltas, tipo cascalho e com uma travessia de um riacho. Esta travessia é feita saltitando de pedra em pedra. 


Travessia do ribeiro existente no percurso
A isto temos de acrescentar as  variações de tempo e algo bruscas, pois apanhámos muita chuva algumas vezes com muita intensidade acompanhadas de trovoadas e na parte final muito granizo o que veio a dificultar a subida final que é feita em cascalho solto.

"Cirque de Gavarnie"
Várias pessoas, incluindo a minha mulher, optaram por se abrigarem o mais possível debaixo de alguns rochedos e não fizeram esta subida final que foi algo difícil.
O regresso foi em grande parte sempre feito debaixo de chuva e como é lógico mais difícil  de atravessar o ribeiro pois o caudal de água tinha aumentado consideravelmente derivado a esta chuva forte que se fez sentir.
Após a chuva intensa que caiu
Após a chuva intensa que caiu
Chegados à autocaravana foi logo mudar de roupa, descansar um pouco e comer algo para pouco depois voltarmos novamente para Lourdes.
Esta deslocação ao “Cirque de Gavarnie” mesmo assim valeu a pena ser feita pois a visão e percepção daquela imensa queda de água é algo impressionante.
Regresso novamente a Lourdes e ao “Camping du Loup”
Local de estacionamento em Gavarnie, coordenadas N 42º 44’ 9’’  W0’ 43’’
Pernoita no Camping du Loup, coordenadas N 43º 5’ 52’’    W 0º 4’ 11’’
Percorridos no dia 108 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário