sábado, 20 de setembro de 2014

Dia 12 - França - 2014

Dia 12 (20 de Setembro de 2014)
(Avignon)

Durante a noite choveu e trovejou muito, por volta da 1,00 hora, mas agora a manhã está novamente agradável e com bom tempo apesar do céu se encontrar com muitas nuvens. A previsão do tempo continua a não ser muito agradável, bastante chuva.
Após o pequeno-almoço fomos novamente a pé em direcção desta vez à ponte de "Saint. Bénézet" e  que uma canção popular celebrizou como ponte de Avinhão.
A Ponte de Avinhão foi construída no século XII e várias vezes destruída em consequência das cheias do rio Ródano. A ponte ligava Avinhão á outra margem, a Villeneuve-lès-Avignon e de onde se pode ter uma das vistas clássicas da cidade de Avinhão.
A Ponte de Avinhão "Pont Saint. Bénézet" tem a classificação de Património da Humanidade da UNESCO.
Esta ponte tem actualmente apenas 4 arcos dos 22 arcos iniciais e capelas dedicadas a "Saint Benezét" e "Saint Nicolas".
A entrada para a visita da ponte custa 4 € por pessoa e possui também audio guias em Português.

Ponte de Avinhão "Pont Saint. Bénézet" 
Continuámos a nossa visita até ao Rochedo de Doms que é um afloramento rochoso e no qual se encontra a Catedral de" Notre-Dame_Des-Doms", de estilo românico e interior medieval e barroco.
Uma das jóias desta catedral é um Ecce Homo em pedra pintada do século XVI bem como a estátua dourada da Virgem Maria sobre o campanário da igreja.

Catedral de" Notre-Dame_Des-Doms"
O  Rochedo de Doms apresenta também um jardim envolvente de toda esta zona. no qual existem pequenos parques infantis, vários pontos de observação para os marcos circundantes mais importantes, um bar junto ao lago onde andam patos, cisnes e alguns peixes. No meio do lago existe uma estátua em bronze de Vénus.

Estátua em bronze de Vénus no Lago do Jardim do Rochedo de Doms
Avinhão tem muito mais que visitar desde igrejas museus e as suas animadas ruas e praças.
Numa das ruas aproveitámos e comprámos em dois pequenos estabelecimentos 2 Kebabs, 2 quiches, 2 fatias de pizza e fatias de bolo para a sobremesa. Isto a pensar também nas refeições para o dia de amanhã.
Após estas compras fomos para o camping onde efectuámos a nossa refeição com os Kebabs acabados de comprar.
Posteriormente atravessando a ponte entrámos em Villeneuve Lez Avignon, que foi residência dos cardeais da corte papal no século XIV, sendo uma cidade medieval situada junto ao rio Ródano e em frente a Avignon.
Passámos pela Torre de Filipe o Belo "Tour Philippe Le Bel", de origem  medieval com função defensiva, pois controlava o acesso à ponte de Avignon até ao final do século VXII.

Torre de Filipe o Belo "Tour Philippe Le Bel"
Continuámos até ao colégio de Nossa Senhora "Collégiale Notre Dame", cuja igreja é de estilo gótico e a qual se encontrava fechada bem como os seus claustros.
A partir deste momento abdicámos de ir até Forte de Santo André e resolvemos passear um pouco por estas ruas e de regresso entrámos no monte de "Mourges "Colline Des Mourgues" que é um parque arborizado com uma área protegia de 7 hectares, práticamente no coração do centro histório de Villeneuve Lez Avignon.
"Colline Des Mourgues"
Este parque tem percursos demarcados para passeios, jardins arborizados, uma pequena capela e umas vistas extraordinárias sobre Villeneuve Lez Avignon. e Avignon.
Vista da "Colline Des Mourgues" sobre Villeneuve Lez Avignon e ao fundo o Forte de Santo André
Vista da "Colline Des Mourgues" sobre Villeneuve Lez Avignon e ao fundo o Colégio de Nossa Senhora
Vista da "Colline Des Mourgues", sobre a cidade de Avignon
Após este percurso e de regresso ao camping aproveitámos para tratar das roupas, lavar e secar. A utilização destas máquinas é paga.
No Camping está afixada uma informação de previsão de muito mau tempo.
Pernoita no Camping Auberge Bagatelle, coordenadas N 43º 57’ 12’’   E 4º 47’ 50’’

Sem comentários:

Enviar um comentário