quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dia 16 - França - 2014

Dia 16 (24 de Setembro de 2014)
(Corps - Annecy)

Saímos de Corps em direcção a Annecy e aproveitámos a passagem por Bassen para abastecer de gasóleo nas bombas do Carrefour, 1.259 € por litro.
O percurso teve de ser alterado algumas vezes, dado termos encontrado algumas estradas cortadas devido ao mau tempo. Havia muito campos completamente inundados. Felizmente temos passado um pouco ao lado do mau tempo que se tem feito sentir.
Chegados a Annecy dirigimo-nos para a AS localizada na Avenida "Des Marquisats" mas a mesma estava completamente cheia e com algumas autocaravanas já estacionadas em segunda linha. Com a ajuda e amabilidade de um autocaravanista francês estacionámos em frente da sua autocaravana e confeccionámos a nossa refeição. Após o almoço saímos para procurar um parking já referenciado mas após muitas voltas que demos dentro da cidade não conseguimos aceder ao local que pretendíamos, pois havia estradas com o trânsito cortado devido a obras que se estavam a realizar. Fomos percorrendo algumas ruas dentro da cidade e acabámos por estacionar no parking  “Place des Romains”. Este parking é gratuito, fica central e localizado no centro de uma praça tendo num dos lados em frente o quartel dos Bombeiros.
O tempo encontra-se algo chuvoso, com alguns chuviscos o que nos obrigou a levar guarda-chuvas e impermeáveis mas mesmo assim partimos à descoberta da cidade de Annecy, tendo para o efeito obtido as informações turísticas e mapas no Posto de Turismo local.
Annecy é constituída de antigos bairros “quartiers”, renovados com bonitas casas com arcadas, algumas fontes espalhadas pela cidade e a cidade velha “Annecy Vieille Ville”, que é rodeada de pequenos canais de água existindo algumas pontes que permitem passar de umas ruas para as outras,sendo considerado o bairro histórico da cidade. 


É devido a estes canais que Annecy é conhecida como a “Veneza de Sabóia”.
A nossa visita a Annecy começou na ponte Perrière com a imagem do Palácio da Ilha “Palais de L’Ile”, que é talvez o quarto monumento histórico de França mais visitado.


O Palácio da Ilha cuja imagem se assemelha à proa de um barco, foi uma antiga prisão e Palácio da Justiça e actualmente alberga o Museu de História de Annecy, é o monumento mais emblemático da cidade. Está localizado numa pequena ilha unida por pontes ao resto da cidade.



È extraordinário percorrer Annecy. Tanto as pontes que cruzam os canais como os passeios estão adornados com floreiras e inúmeros vasos de flores.




 Na parte alta da cidade encontra-se o Castelo de Annecy ao qual se acede por uma rampa curta mas algo inclinada.
O castelo que actualmente é um museu com várias colecções, arte regional, objectos religiosos e objectos da vida quotidiana, pinturas e maquetes da sua construção e arte comtemporânea.


Annecy é de uma beleza contagiante que nos permite deambular calmamente no meio dos imensos turistas que se cruzam constantemente de máquinas fotográficas e mapas na mão.




Há tanto para visitar nesta linda cidade, desde os canais, as igrejas, o lago, etc.
Devido ao estado do tempo e algum cansaço, não fomos à Ponte dos Amores que é outro dos locais mais emblemáticos de Annecy. É uma ponte em ferro de princípios do século XX que atravessa o canal de Vassé e que permite entrar nos Jardins da Europa que é um belo espaço de lazer.
Ao fim do dia regressámos à autocaravana um pouco cansados mas felizes com tanta  beleza que tivemos o prazer de visitar.
Estacionamento e pernoita no Parking “Place des Romains”, coordenadas N 45º 54’ 29,29’’  E7’ 19,20’’
Este parking é público e gratuito e sem quaisquer serviços
Percurso efectuado 186 Km

2 comentários: