quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia 17 - França - 2014

Dia 17 (25 de Setembro de 2014)
(Annecy - Besançon)

Saímos de Annecy ainda não eram as 8,00 horas e a manhã estava algo fresca e com alguma neblina.
Durante o trajecto para Besançon aproveitámos a passagem por Quinjey para estacionar no parking do Intermaché e efectuarmos algumas compras de bens de alimentação. Aproveitámos para confeccionar e comer a nossa refeição e após abastecemos também ali de gasóleo, 1.280 € por litro.
Continuámos a nossa viagem e chegámos a Besançon por volta das 14,00 horas. Como previsto fomos para o parking la Rodia, local que havíamos destinado para estacionamento e pernoita.
Este parking encontra-se a cerca de uns 15 minutos a pé do centro da cidade portanto o ideal para se visitar a cidade.


Como habitual deslocámo-nos ao Posto de Turismo a fim de obtermos informações turísticas e os respectivos mapas.
A Cidadela e as fortificações das muralhas da cidade de Besançon são património mundial da UNESCO desde 2008 e uma das obras primas da arquitectura militar ocupando onze hectares no monte “Saint Etienne” uma das sete colinas que protegem Besançon e é um dos locais mais visitados.


O centro histórico apresenta um grande conjunto de edifícios de pedra clássicos.




No centro existem algumas ruas de trânsito proibido e reservadas para os peões e ciclistas.
A artéria principal da cidade é a Grande Rua “Grande Rue” e esta avenida está repleta de estabelecimentos comerciais e de restauração, lojas de roupa e livrarias.
O Posto de Turismo encontra-se localizado na Praça 8 de Setembro “Place du Huit Septembre”  que é a praça principal e na qual se localiza a Igreja de São Pedro,“Église Saint Pierre”, importantes edifícios do século XVI e XVII respectivamente.

A Igreja de São Pedro, "Église Saint Pierre” que apresenta um imponente campanário com as suas quatro colunas coríntias que apoiam o frontão principal. A cruz de metal dourado no topo da torre mede 14 metros de altura e pesa 5 toneladas.



Em seguida através da “Grand Rue” atravessamos a Ponte de “Battant” e fomos visitar a Igreja de Santa Madalena “Église Sainte Madeleine” é um edifício neoclássico do século XVIII.


Seguimos a nossa visita e fomos ver a Capela de Nossa Senhora do Refúgio "Chappele Notre Dame du Refuge" de estilo barroco do século XVIII e que apresenta uma cúpula monumental de telha vitrificada policromada. Esta capela encontra-se anexada ao hospital de "Saint Jacques".





Hospital "Saint Jacques" com o seu belo portão
Posteriormente passeámos mais um pouco pelas ruas e praças de Besançon a admirar as suas belas construções.

Ponte de Battant e ao fundo a entrada para a Grande Rua



Ao fim do dia regressámos novamente a pé ao "Parking La Rodia" e notámos um grande movimento de viaturas e pessoas que se estavam a concentrar nas instalações anexas a este parking aonde iria decorrer uma festa durante a noite. Passámos uma noite tranquila e no lugar onde nos encontrávamos estacionados, pouco ou nada era audível o som da música.
Estacionamento e pernoita no Parking La Rodia, coordenadas N 47º 13’ 53’’    E2’ 21’’
Este parking é público e gratuito e sem quaisquer serviços
Percurso efectuado 221 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário