sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia 11 - França - 2014

Dia 11 (19 de Setembro de 2014)
(Narbonne (praia) - Avignon)

À saída da AS de Narbonne praia efectuámos a respectiva manutenção das águas partimos em direcção a Avinhão (Avignon), mais concretamente para o Parking L'Ile Port..
Depois de algumas paragens essencialmente para "esticar" as pernas e chegádos a Avignon por volta das 13,00 horas verificámos que devido a obras que se estavam a realizar nesse parque o estacionamento estava condicionada por barreiras metálicas limitadoras de altura, pelo que fomos para o parque de campismo "Auberge Bagatelle".


Após termos efectuado a respectiva entrada na recepção do parque e já devidamente instalados na  parcela que nos foi atribuída, confeccionámos a nossa refeição.
Na recepção do parque de campismo foram-nos fornecidas algumas informações turísticas, depois complementadas e documentadas com mapas informativos no Posto de Turismo.
Avinhão “Avignon” é possivelmente a cidade mais famosa do sul de França, localiza-se na Provença e durante vários anos foi a residência oficial dos Papas da Igreja Católica.
É uma cidade de cheiros a lavanda e outras ervas dado não ser alheio o de se estar na região da produção da lavanda.
Avinhão é apelidada a cidade dos Papas.
Desde 1995 que o centro histórico de Avinhão tem a classificação de Património da Humanidade da UNESCO.
Avinhão preservou as muralhas que têm cerca de 4 Km de comprimento, mas só um setor se encontra aberto a visitas, as suas torres defensivas, o seu centro histórico que engloba o Palácio dos Papas de estilo gótico e é o monumento mais emblemático da cidade, o centro episcopal e a ponte de St. Bénézet que uma canção popular celebrizou como ponte de Avinhão.
A nossa visita começou precisamente pelo Palácio dos Papas "Palais des Papes" que fica situado na Praça do Palácio "Place du Palais", local muito frequentado por turistas com bares e esplanadas e nessa altura encontrava-se ali um pequeno jovem a cantar.

"Place Du Palais"
O Palácio dos Papas "Palais des Papes" que é uma das  maiores e mais importantes construções de estilo gótico, da Idade Média e que foi sede da Igreja Católica de 1309 a 1377 e residência oficial de nove Papas.
O palácio resulta da fusão de dois edifícios, o palácio velho de Bento XII, verdadeira fortaleza assente sobre o inexpugnável rochedo dos Doms e o palácio novo de Clemente VI, o mais faustoso dos pontífices de Avinhão.
Durante a Revolução Francesa o Palácio dos Papas foi saqueado pelas forças revolucionárias e posteriormente tomado por Napoleão Bonaparte, tendo sido também utilizado como quartel e prisão. Nessa altura muitas das obras de arte e afrescos foram destruídas ou cobertas. Posteriormente em 1906 tornou-se num museu nacional, com constantes restauros mas aberto ao público.

Entrada principal do Palácio dos Papas
Vista lateral do Palácio dos Papas
No seu interior podem-se visitar vários espaços, entre os quais os aposentos particulares dos Papas com os magníficos afrescos, a capela e os jardins.

Pátio interior do Palácio dos Papas
Vista do interior do Palácio dos Papas
Na Sacristia do Norte existem uma série de estátuas que contam a história de gente importante de Avinhão


Uma cadeira Papal
A entrada no Palácio dos Papas, custou 11 € por pessoa e na entrada foi-nos fornecido um audio guia disponível também em língua Portuguesa o que nos facilitou bastante esta visita e a compreensão da história do mesmo.
Após a saída do Palácio dos Papas efectuamos uma pequena visita pelas ruas e praças de Avinhão de modo a nos familiarizar-mos um pouco com a cidade isto já a pensar nos locais de visita que iremos começar a fazer amanhã.

A movimentada Praça do Relógio "Place D'Horloge"
Na Praça do Relógio "Place D'Horloge" também se encontra este belo edifício "Théâtre", com fachadas em mármore e apresentando na parte frontal duas imagens, Moliére e Corneille.

Edíficio "Théâtre"
Após esta visita pedonal regressámos ao camping para descansar um pouco.
O Camping Bagatelle fica a cerca de 500 metros do centro da cidade e na prática é apenas atravessar a ponte do rio Ródano.
Pernoita no Camping Auberge Bagatelle, coordenadas N 43º 57’ 12’’   E47’ 50’’
Percorridos 276 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário