terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dia 15 - França - 2014

Dia 15 (23 de Setembro de 2014)
(Castellane – Corps – Santuário N.S. La Salette - Corps)

À saída da AS efectuámos a respectiva manutenção das águas e partimos em direcção a Corps, local destinado a pernoita para podermos visitar o Santuário da Nossa Senhora da Salette, "Notre Dame de La Salette".
Durante o percurso passámos por grandes zonas completamente planas com imensas explorações de frutas algumas com estufas e outras apenas com redes de protecção contra os pássaros e intempéries.



Ao passar-mos pela localidade de Peipin fomos ao Intermaché efectuar algumas compras de bens de alimentação e também abastecer de gasóleo.Aqui o gasóleo foi de 1.280 € por litro. 
Á chegada a Corps, estacionámos no parking e após o almoço deslocámo-nos em direcção ao Santuário de Nossa Senhora da Salette o qual está a cerca de1800 metros de altitude.
A estrada é algo sinuosa e sempre em subida, estrada tipo montanha, com paisagens magníficas e passa ao lado da aldeia “La Salette Fallavaux” que dá o nome ao santuário, e terminando a estrada precisamente à entrada do Santuário.

Ali existe um local para estacionamento e uma hospedaria com restaurante para romeiros e as instalações religiosas do Santuário. O hotel pode hospedar e alimentar simultâneamente 600 pessoas.




O Santuário de Nossa Senhora da Salette é o segundo destino de peregrinação mais importante de França e foi construído em torno do local das aparições.
Foi no dia 19 de Setembro de 1846 que a Virgem Maria apareceu em lágrimas a dois pastorinhos locais, Maximim e Mélanie de 11 e 15 anos respectivamente e com os quais falou durante algum tempo.




A primeira Capela construída no Santuário em 1865
Após esta visita e no regresso, depois de termos passado por La Sallete Fallavaux fomos ao cemitério Canadiano "Cimetiere Canadien".
Este cemitério é um memorial dedicado aos 58 mortos, incluindo 53 canadianos, em sua maioria peregrinos católicos, que na viagem de regresso após uma peregrinação a Roma, em 13 de Novembro de 1950, caiu após ter embatido no monte "Obiou", das montanhas locais de Isère.








Após esta breve visita regressámos ao parking de Corps, onde estacionámos já com a companhia de mais três autocaravanistas.
Ainda aproveitámos o fim de dia para efectuarmos um visita a esta vila localizada na Rota de Napoleão e que é cercada por montanhas e com vista para o belo lago "Sautet".
Esta Vila ganha mais animação no Verão dado ser o ponto de partida para a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Sallete, "Notre Dame de La Salette".


Hotel de La Poste

Quadros com pinturas nas paredes exteriores do Hotel da La Poste
Quadro com pinturas na parede exterior do Hotel de La Poste
As casas encontram-se ornamentadas com floreiras e quadros com pinturas de vários géneros.






A noite está fria, também estamos nos Alpes.
Pernoita no Parking de Corps, coordenadas N 44º 49’ 7’’    E56’ 58’’
Este parking é gratuito e sem qualquer serviços.
Percurso efectuado de Castellane a Corps 182 Km
Percurso de Corps - Santuário de Nossa Senhora da Salette - Corps 29 Km
Total diário, 211 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário