sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dia 18 - França - 2014

Dia 18 (26 de Setembro de 2014)
(Besançon - Betschdorf)

Durante a viagem e na passagem por Hochefelden aproveitámos para entrar no Leclerc local e fazer-mos algumas compras para a refeição.
Estacionados no parque do Leclerc acabámos por confeccionar e comer a refeição e após abastecemos também de gasóleo a 1.258 € por litro.
Hoje o nosso destino é Betschdorf que será o início da nossa incursão na Alsácia, região que pensamos ser muito interessante.
A Alsácia localiza-se entre o mundo Germânico e Latino. Pela sua composição montanhosa, de grandes vales, repleta de castelos, vinhas e típicas localidades, a região é considerada um mosaico. Ainda que seja adornada por um grande passado histórico, hoje continua fortemente contextualizada com a Europa contemporânea. A Alsácia tem muitas localidades consideradas das mais belas de França, devido ao facto de preservar uma identidade e um estilo próprio de viver.
A Alsácia também é uma zona com muitas cegonhas.


Chegados a Betschdorf fomos para a AS que é gratuita e com possibilidade de manutenção de águas, mas esta pareceu-nos um pouco isolada e como não estava mais nenhum companheiro fomos para um parking, a cerca de 150 metros, destinado a "camions" e junto a habitações, local esse que nos pareceu mais confortável para estacionamento e pernoita.
Este parking fica a cerca de 5 minutos a pé do centro da Vila.


Esta é uma região de forte influência alemã, uma vez que a Alsácia foi, sucessivamente, ao longo da história passando da França para a Prússia e vice-versa em consequência de guerras.
Betschdorf é uma vila típica da Alsácia com as suas casas de telhados muito inclinados e as paredes com muita madeira incorporada à vista, estilo enxaimel e com muitas floreiras com gerânios e outras flores.





Betschorf é um centro de artesanato de cerâmica e que está muito presente em todas as lojas  e oficinas abertas ao público e com várias exposições. A cor dominante utilizada do artesanato de cerâmica é cinza e azul cobalto.
Durante a visita que fizémos aproveitámos para efectuar também uma compra de uma peça de artesanato local.

Um atelier e loja de artesanato local
Entrada de Betschdorf já com referências e símbolos da olaria
Fizémos com calma uma incursão a pé por Btschdorf, que é relativamente pequena, apreciando as ruas, as construções das casas e o modo como se encontram adornadas.




Igreja de Betschdorf

Igreja de Betschdorf
Estacionamento e pernoita num Parking para "camions" a apenas 150 metros da AS, coordenadas N 48º 32' 15.46''   E 7º 32' 37.78''
Este parking é público, gratuito e sem quaisquer serviços
Percurso efectuado 320 Km.

Sem comentários:

Enviar um comentário