quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dia 9 - França - 2014

Dia 9 (17 de Setembro de 2014)
(Carcassonne - Narbonne)

Efectuada novamente a respectiva manutenção das águas partimos em direcção a Narbonne mais concretamente à AS de Narbonnette à qual chegamos por volta das 10,00 horas.
A AS de Narbonne fica relativamente próxima da cidade de Narbonne e tem uma paragem de autocarro que faz o tercurso até à cidade. Este autocarro “navette” é gratuito. O acesso à AS é feito depois de efectuado o pagamento numa máquina automática ali existente junto das barreiras metálicas de acesso. A electricidade já se encontra incluída no valor do estacionamento, 9 €. A manutenção de águas também é paga + 2 €.

AS de Narbonnette
Depois de instalados fomos efectuar algumas compras de bens de alimentação ao "Carrefour" que fica relativamente próximo a pé da AS.
Preparámos a nossa refeição após o almoço partimos à descoberta de Narbonne utilizando para esse efeito o transporte de autocarro “navette”.
Mais uma vez fomos ao Posto de Turismo para nos fornecerem informações turísticas e mapas.
Narbonne é um lugar agradável para se visitar, desde as suas ruas animadas, o canal que atravessa a cidade até ao seu núcleo medieval.
A nossa visita começou precisamente logo ali ao lado do Posto de Turismo em que visitámos os jardins e claustros do Palácio dos Arcebispos.
O Palácio dos Arcebispos que se distingue pelas suas várias torres e que inclui o antigo palácio de estilo românico e o novo palácio de estilo gótico e onde actualmente se encontram a Câmara Municipal, o Museu de Arte e o Museu Arqueológico.
Entrámos de seguida na Catedral de São Justo e São Pastor " que é considerado o monumento mais famoso da cidade, sendo de estilo gótico. A singularidade reside no facto de que a catedral permanece inacabada e a sua abóbada de 41 metros é a quarta maior de França.
Tem um impressionante coro também de estilo gótico de dimensões imponentes, 40 metros de largura por 60 metros de comprimento.
Na parte de trás do altar apresenta um grande retábulo em que os painéis esculpidos retratam 200 figuras individuais, com mais de 30 metros quadrados. Uma secção mostra almas num inferno de fogo, vigiado por um diabo; outro mostra a entrada trinfal de Jesus em Jerusalém a ascender ao Paraíso. A terceira mostra castigos de fogo e da água gelada no Purgatório.

Vista da "Cathédrale Saint-Just-et-Saint-Pasteur
Altar da "Cathédrale Saint-Just-et-Saint-Pasteur
Após a saída da Catedral deambulámos pelas ruas animadas, desde a praça central, a ponte dos comerciantes, as ramblas, a praça das 4 fontes, a Basílica de S. Paulo, o mercado, a estação de comboios, etc. até regressarmos novamente à AS.
Apesar da previsão de mau tempo tal não se verificou.

Canal e  ponte

Praça das 4 fontes

Memorial aos mortos na grande guerra
Pernoita na AS de Narbonnette, coordenadas N 43º 10’ 49’’   E 3º 1’ 22’’
Percorridos 63 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário