terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dia 8 - França - 2014

Dia 8 (16 de Setembro de 2014)
(Carcassonne)

Saímos da AS e fomos em direcção ao Camping La Cité aonde acabámos por ficar pois o mesmo fica apenas a 15 minutos a pé até ao centro da vila. Esta opção do camping, (ligação da autocaravana à luz, manutenção de roupas e águas), tinha a ver com a ideia de ficarmos por aqui mais 1 ou 2 dias, o que acabou por não se verificar.

A nossa parcela atribuída na "Camping La Cité"
Carcassonne é um dos locais mais visitados de França depois da Torre Eiffel e do Mont Saint Mitchel.
Carcassonne é uma cidade sitiada no cimo de uma colina e a sua imagem é a de um “castelo encantado no cimo de uma colina”.
Carcassone é na verdade, duas cidades distintas numa só, a cidade fortificada e mais discreta a “cidade medieval”, no cimo da colina e a “cidade de baixo” que é moderna com a sua vida própria.

Carcassonne
Após o pequeno-almoço optámos por iniciar a nossa visita na cidade fora das muralhas, cidade de baixo, que é conhecida como a "Bastide Saint Louis". Esta cidade que cresceu do lado de  fora das muralhas e também com construções do período medieval mas que é uma cidade moderna, com bares, cafés, restaurantes e todo o tipo de estabelecimentos comerciais sendo por isso o centro comercial e residencial de Carcassonne.
Saindo do parque de campismo fomos por um caminho pedonal que nos levou a uma travessia do rio L'Aude junto do jardim "Bellevue".

Um dos veículos militares que passaram por nós.
Continuámos o nosso percurso a pé e fomos até ao portal dos Jacobinos "Le Portail des Jacobins" que simboliza uma antiga porta ali colocada e que se destinava a controlar o acesso à cidade fortificada.

Le Portail des Jacobins
Passámos pela Catedral de São Miguel "Cathédrale Saint Michel" de estilo gótico e fomos até ao fontanário de Neptuno "La Fontaine de Neptune" que se encontra no centro da Praça Carnot "La Place Carnot".
Esta escultura é uma obra dos escultores italianos Barata pai e filho e foi terminada em 1771. A bacia do fontanário é de mármore vermelho de Caunes e o resto da escultura é em mármore branco de Itália.

La Fontaine de Neptune
A escultura apresenta-nos Neptuno com o tridente na mão e apoiado por algumas ninfas e alguns peixes grandes.

La Fontaine de Neptune
Continuámos a nossa visita deambulando pelas ruas estreitas que se cruzam em ângulos rectos e observando os vários monumentos históricos assinalados nos mapas de turismo. Aproveitámos a passagem pelo supermercado "Carrefour City" e fizémos algumas compras de alimentação.

Estátua de Joana D'Arc
Posteriormente regressámos ao parque de campismo para confeccionar a nossa refeição tendo para isso atravessado a ponte Velha "Le Pont Vieux". Esta ponte sobre o rio "Aude" é tipicamente medieval do século XIX e é uma ligação entre a cidade "Bastide Saint Louis" e a Cidade Medieval. Actualmente está reservada para uso pedonal e proporciona um acesso rápido às muralhas.

Le Pont Vieux
Após o almoço saímos do parque de campismo e fomos visitar a "Cidade Medieval" tendo seguido através de um caminho pedestre, algo inclinado e que nos permitiu aceder à parte fortificada através da Porta de Aude  "Porte D'Aude".

Porte D'Aude
As duas entradas principais da cidade fortificada, a Porta Narbonesa  "Porte Narbonnaise" na fachada leste e a Porta do Aude "Porte D'Aude" na fachada oeste, constituem dispositivos defensivos particularmente elaborados.
Porte Narbonnaise

Vista da muralha dupla
No século XIII os Reis de França ordenaram a construção de um segundo recinto amuralhado exterior em torno da cidade fortificada que foi complementado com um fosso sem água. Por esse facto a “Cidade Medieval” é cercada por uma muralha dupla de pouco mais de 1 Km de circunferência.
No século XVII os habitantes mais pobres de Carcassonne construíram aqui as suas casas que entretanto foram demolidas aquando da restauração da Cidade Fortificada.



A “Cidade Medieval” encontra-se protegida por estas muralhas e pelas suas 52 torres sendo uma verdadeira relíquia da Idade Média com o seu casario antigo que hoje abriga uma infinidade de comércio local e de restaurantes e hospedarias.




Estátua de "Jean Pierre Cros Mayrevieille", numa praça localizada em frente à entrada do castelo da cidade medieval
Dentro da "Cidade Medieval" existem ainda duas construções que são de visita obrigatória, o Castelo Condal, " Château Comtal" e a Basilica de São Nazário, "La Basilique Saint Nazaire".
Dentro da fortaleza principal encontra-se construído o castelo que se destinava para residência dos nobres e em último recurso protegê-los das invasões inimigas.
O acesso ao castelo é pago 8,50 € por pessoa.
Acesso ao castelo

A Basílica de São Nazário, "La Basilique Saint Nazaire", é considerada a jóia da Cidade Medieval e é um exemplo de coexistência harmoniosa entre o estilo românico e gótico e com um vitrais preciosos e lindíssimos.
"La Basilique Saint Nazaire"
Uma das várias esculturas existentes nas paredes da Basílica
Durante o dia aproveitámos para passear pelas ruas com calçada de pedra antiga e paralelipípedos, com imensos turistas passeando e fotografando por todo o lado.
Aproveitámos ainda para trazer como recordação umas caricaturas que nos foram feitas e ao fim do dia regressámos ao camping com a satisfação que nos proporcionou esta agradável visita.





Pernoita no "Camping La Cité", coordenadas N 43º 12’ 0’’    E21’ 13’’
Percorridos 4 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário