segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dia 21 - França - 2014

Dia 21 (29 de Setembro de 2014)
(Saint Hippolyte – Bergheim – Ribeauvillé – Hunawihr – Riquewihr – Sigolsheim - Kaysersberg)

Ao levantar fui comprar pão, baguetes, para o pequeno-almoço e até a este momento estas são as melhores baguetes que tivemos o prazer de comer.
Partimos em direcção a Bergheim local para a próxima visita e sempre a estrada ladeada de grandes vinhedos. Ali chegados, o percurso é curto apenas de cerca de 5 km,  estacionámos num dos parkings existentes à entrada da vila e junto à estrada principal.
Bergheim fica situada no meio de vinhedos e como curiosidade logo à entrada da vila junto da torre, existe uma pequena vinha num quintal de uma das casas.
A entrada para a vila é feita através da entrada existente na torre medieval que se encontra bem conservada assim como as muralhas.

Visitámos o “jardim Annette” que se encontra no pátio de acesso à Igreja e o qual é um jardim onde se cultivam plantas medicinais. A igreja não foi possível visitar dado se encontrar fechada.

Igreja da Santíssima Virgem Maria
Percorremos a pé as ruas da vila que é em tudo semelhante às visitadas nestes dias anteriores. Casas em estilo enxaimel, de madeira à vista e grandes portadas e todas elas decoradas com imensas flores.

Seguimos a nossa viagem na autocaravana em direcção ao próximo destino, Ribeauvillé a qual dista apenas cerca de três ou quatro Km e como “companhia” os imensos vinhedos ali existentes.
Chegados a Ribeauvillé estacionámos a autocaravana na AS e cujo estacionamento é pago, 1.50 € por cinco horas.. Esta AS fica dentro da Vila e a 5 minutos a pé da sua artéria principal, a grande rua, “La Grand Rue”.
No jardim próximo da rua principal encontrámos um curioso “hotel” para insectos.

Ribeauvillé etá parcialmente cercada por muralhas antigas. Esta vila é indiscutivelmente turística, com muitos monumentos históricos e de grande beleza e as casas com pormenores de arte muito interessantes.
Como habitual deslocámo-nos ao Posto de Turismo a fim de obtermos informações turísticas e os respectivos mapas.
E logo em frente ao Posto de Turismo encontra-se um belo chafariz designado a fonte do enólogo “Fontaine du Vigneron” e que indica o papel importante da viticultura na economia local.

Logo a seguir vemos a pousada dos violinistas “L’auberge dês Ménétriers” o qual hoje está transformado em pousada/hotel/restaurante.
Na janela frontal da sacada podemos ver a inscrição “Ave Maria Gracia Plena” lembrando a peregrinação dedicada à Virgem Maria.

Pousada do elefante “Auberge à L’Eléphante” e em cuja parede lateral podemos ver uma pintura elucidativa com referência a um elefante.

Casa com sacadas em arenito amarelo e que apresenta as esfinges dos antigos proprietários.

Um dos ícones de Ribeauvillé é a torre dos Açougueiros “Tour des Bouchers” que foi construída no século XIII e é cercada pelos restos da antiga muralha. Açougueiros são pessoas que matam e vendem a carne,
Esta torre faz a separação para a cidade velha e não sendo apenas utilizada para essa função mas também foi em tempos utilizada como torre de vigia, campanário e até mesmo de prisão.

Igreja católica de S. Gregório “Église Saint Grégoire”

Praça Sinne e fontanário Frederico “Place de la Sinne et Fontaine Friedrich”
A estátua sob o disfarce de uma mulher com uvas e um barril, representa a cidade, sua agricultura e indústria.

De regresso à autocaravana após a visita efectuada deparámos com este memorial em homenagem às vítimas da incorporação dos Alsacianos no exército alemão durante a 2ª guerra mundial.

Chegados à AS preparamos a refeição e após seguimos em direcção a Hunawihr que é relativamente próximo e que também está classificada entre as mais belas aldeias de França.
É uma aldeia relativamente pequena e com as casas características próprias da Alsácia, casas em estilo enxaimel, de madeira à vista e grandes portadas e todas elas decoradas com imensas flores.
Fica situada no meio dos vinhedos e é uma grande produtora de vinhos e encontra-se incluída na rota dos vinhos da Alsácia.

A Igreja de São Jaques o Maior “ Saint Jacques le Majeur” fica localizada num ponto mais alto da aldeia, numa colina, e está rodeada por um cemitério fortificado.
Esta igreja também serviu como torre de menagem, onde os habitantes se podiam refugiar em caso de ataque.

Após a visita partimos em direcção a Riquewihr, localidade que se avista, pois está apenas a 3 ou 4 Km de distância.
Estas localidades hoje visitadas estão todas relativamente próximas umas das outras, 3 a 4 Km de distância, e há pontos em que se conseguem avistar entre si.
Riquewihr é uma grande produtora de vinhos com uma qualidade reconhecida mundialmente, de onde se obtém a alcunha “Pérola dos Vinhedos da Alsácia”.
Também está classificada entre as mais belas aldeias de França e com as casas características próprias da Alsácia, casas em estilo enxaimel, de madeira à vista e grandes portadas e todas elas decoradas com imensas flores.

Há muitos turistas a percorrer as ruas desta agradável cidade que está considerada como a quinta mais visitada de França e, em cerca de duas horas poderá ser vista sem dificuldades de maior.
O início do nosso percurso começa na famosa Rua General de Gaulle com imenso movimento de turistas a apreciar toda esta beleza. A rua é tipo pedonal com esplanadas em bares e lojas de prova de todo o tipo de produtos locais, biscoitos artesanais, vinhos e queijos entre outros.

Esta rua leva-nos a uma torre que é considerada a jóia desta localidade, a torre “Dolder”.
A vila é protegida por muralhas ainda em excelente estado e esta torre faz parte de uma das portas de acesso à vila, através dessas muralhas, como porta defensiva e de vigia em caso de ataque. A torre é construída de pedra e madeira e tem no topo um pequeno sino.
Actualmente nesta torre pode-se admirar um museu de antiguidades locais.

Passando a torre “Dolder” a rua divide-se em três ou quatro ruelas, todas elas com lojas de toda espécie e completamente cheias de turistas.
A visita continua pela rua dos Judeus, que nos leva ao bairro judeu, bem como à antiga prisão onde se pode ver uma exposição de instrumentos de tortura.
Muitos outros monumentos há para visitar nesta vila que como referimos é completamente “turística”.
Depois desta visita partimos em direcção a Sigolsheim para efectuarmos uma visita ao cemitério militar que fica num morro acima da aldeia e com um parque para estacionamento.
Esta aldeia é toda rodeada de imensos vinhedos e este cemitério também se encontra no meio de vinhas.

Vinhas em vindima mecânica e ao fundo o cemitério militar
máquina utilizada para as vindimas mecânicas
Este cemitério e memorial aos mortos da 2ª guerra mundial durante a batalha de Colmar, do 1º Exército Francês e no qual estavam incluídos soldados franceses, africanos e americanos.

Em seguida partimos para a AS de Kaysersberg a fim de pernoitarmos, onde chegámos ao fim da tarde.
Nesta AS já se encontravam bastantes autocaravanistas bem como alguns autocarros estacionados no parque contíguo e destinado para esse efeito.
Em Kaysersberg fomos abastecer de gasóleo ao "Intermaché", sendo a 1.289 € por litro.
Ainda me desloquei ao Posto de Turismo para informações turísticas e mapas bem como o acesso à net.

No sopé do monte a AS com bastantes autocaravanas e alguns autocarros
Neste dia tivemos o grato prazer de visitar algumas das mais lindas vilas que já visitámos nesta viagem. Algumas imagens colocadas demonstram precisamente isso.
A AS de Kaysersberg é próxima do centro da vila.
Esta AS é paga, 7 €, com WiFi e manutenção de águas incluído e  tem também WCs.
Para o acesso à WiFi o mesmo deve ser solicitado no Posto de Turismo, apenas para nos ser fornecido o modo de acesso, utilizador e password.
Local de estacionamento na AS de Ribeauvillé, coordenadas N 48º 11' 32''   E 7º 19' 43''
Local de estacionamento no Parking em Riquewihr, coordenadas N 48º 9' 53''   E 7º 17' 56''
Local de estacionamento em Sigolsheim junto do cemitério militar, coordenadas N 48º 08' 22,06''   E 7º 18' 40,50''
Pernoita na AS coordenadas, N 48º 8’ 10’’     E15’ 42’’
Percurso efectuado de Saint Hippolyte a Bergheim, 5 Km.
Percurso efectuado de Bergheim a Ribeauvillé, 4 Km.