quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia 23 - França - 2014

Dia 23 (01 de Outubro de 2014)
(Colmar)

Após o pequeno-almoço seguimos a pé para a cidade e ali mais uma vez fomos ao Posto de Turismo para nos fornecerem informações turísticas e mapas.
Com mais estas informações do Posto de Turismo fomos em direcção à Rua de Kleber “Rue de Kléber” para iniciarmos a visita através do train turístico “Petit Train de Colmar”. Cada bilhete custa 6,50 €.
Esta visita foi interessante uma vez que o áudio guia fornecido também é em português o que facilita em muito a compreensão dos locais mencionados e ao mesmo tempo dá-nos uma perspectiva diferente dos percursos e locais a visitar.
A cidade é pequena e fácil de ser visitada e a zona mais turística encontra-se na parte mais antiga da cidade com uma arquitectura riquíssima. Suas casas medievais ou da época da renascença seguem o chamado estilo alsaciano, com as paredes contendo molduras de madeira tipo enxaimel.



Colmar é conhecida como a pequena Veneza, famosa entre outras coisas pelas suas ruas pitorescas, a monumentalidade de alguns edifícios e o seu encantador bairro, a Pequena Veneza “La Petite Venise” com os seus encantadores canais.
Possivelmente Colmar é uma das cidades com mais influência da Alemanha em toda a  França.
Todo o centro histórico é pedonal, devidamente sinalizado, o que favorece bastante as visitas e está classificado como área protegida.
Depois de efectuada a visita no train turístico decidimos começar a nossa visita a calcorrear as ruas, pela rua das cabeças “Rue dês Têtes” e admirar a famosa casa das cabeças “Maison dês Têtes. Esta casa assim chamada por ostentar na sua fachada 106 cabeças. Actualmente funciona ali um hotel e restaurante.



Seguidamente visitámos a antiga Igreja do Convento dos Dominicanos “Ancienne Eglise du Couvent des Dominicains” e a Catedral de São Martin  também chamada e referenciada  de Igreja de São Martin “Église de Saint Martin” que é a principal igreja e principal monumento gótico de Colmar.

Catedral de São Martin "Cathédrale Saint Martin"
Da Catedral temos de destacar as esculturas dos pórticos, os vitrais que dão uma luminosidade muito particular ao interior, um órgão do século XVIII e a última ceia representada por pequenas figuras de madeira.
Também interessante é a cor da telha do telhado que é outra característica marcante do exterior da igreja.

Catedral de São Martin "Cathédrale Saint Martin"
Saímos da Catedral e fomos para a rua dos comerciantes “Rue des Marchands”.

Detalhe da figura na parede da casa
Uma casa típica


 Temos ao lado a casa mais fotografada de Colmar, a casa Pfister “Maison Pfister” com a sua bela torre e a sua fachada com vários níveis de galerias sendo um belo edifício de características medievais, sendo considerada a jóia da época do renascimento.
As pinturas que decoram as fachadas representam os imperadores alemães, Maximiliano, Carlos V e Fernando I, os quatro evangelistas, os Padres da Igreja e  figuras alegóricas da fé e da justiça.



Seguimos até ao  Museu Bartholdi, dedicado ao escultor francês Auguste Bartholdi e cujas obras de arte podem ser visitadas.

Pátio do museu "Bartholdi" com estátua ao centro "O Grande Apoio do Mundo"
Pelo caminho impressiona a quantidade de pequenas praças e fontes existentes, dos quais uma das mais bonitas é a fonte Schwendi, cuja foto celebra o plantio de uvas originárias da Hungria, nos vinhedos da região.
Fonte Schwendi
Passámos a visitar o mais antigo prédio público local, a antiga alfândega, “Koifhus Ancienne Douane”.
Foi concebido com uma dupla função sendo o piso térreo usado como armazém e local de tributação das mercadorias importadas e exportadas e no andar de cima realizavam-se as reuniões da Decápole, uma federação de dez cidades imperiais da Alsácia.
Foi ocupado também pela Câmara de Comércio e Indústria e hoje é utilizado para diversas actividades públicas.




Por fim decidimos entrar na pequena Veneza “Petite Venise” que originalmente era habitada por uma comunidade rural de viticultores, produtores e barqueiros e é um pequeno bairro atravessado por alguns canais, sempre ladeados por flores e cheio de restaurantes e lojas de artesanatos.
Esses canais proporcionam passeios magníficos, tanto de barco como a pé, já que as casas que o rodeiam e as flores afixadas nas sua protecções de margem, formam um cenário encantador.
Na entrada de Petite Venise encontra-se o Mercado Coberto “Marche Couvert” uma antiga construção em tijolos, ferro e ferro fundido que permitia aos horticultores trazer directamente os seus produtos para venda. Actualmente funcionam vendas de produtos hortícolas, queijos, vinhos, bolos artesanais, etc. Aqui comprámos um delicioso queijo fresco de cabra com cebolinho
Na hora do almoço aproveitámos e fizemos a refeição numa das muitas esplanadas aqui existentes e com vista para um dos canais.
A partir deste local pode-se simplesmente seguir as setas de orientação ou começar a deambular pelas ruelas, pontes e canais e embrenhar-se em toda esta beleza.








Ao fim do dia demos por finda esta agradável visita e regressámos novamente a pé para a AS que a esta hora já estava bem preenchida de autocaravanistas.


Posteriormente fomos novamente efectuar algumas compras de bens de alimentação ao supermercado "L'Eclerc" que fica próximo da AS.
Hoje é um dia especial, faço anos e como não podia deixar de ser tive direito a parabéns e bolo mas, a rotina desta viagem manteve-se.
Pernoita na AS de Colmar, coordenadas, N 48º 4’ 49’’    E 7º 22’ 25’’

Sem comentários:

Enviar um comentário