sábado, 4 de outubro de 2014

Dia 26 - França - 2014

Dia 26 (04 de Outubro de 2014)
(Bellerive Sur Allier – Collonges La Rouge – Gaufre de Padirac – Rocamadour)

Após o pequeno-almoço efectuámos a manutenção de águas e partimos com destino a Collonges la Rouge.
Durante o percurso e na passagem por Enval, fomos abastecer de gasóleo nas bombas do supermercado "E'Leclerc", sendo o gasóleo a 1,264 € por litro.
Continuámos o nosso percurso até Collonges la Rouge e ali chegados, por volta das 12,00 horas, estacionámos na AS local que é paga, 5 €, onde já se encontravam vários autocaravanistas e partimos para uma visita à aldeia.
Collonges la Rouge também está classificada entre as mais belas aldeias de França e é uma vila medieval com casas de pedra de arenito vermelho e muito original, contrastando com o verde dos castanheiros e das vinhas circundantes.
É uma localidade algo notável com as suas ruas estreitas, sinuosas e as casas de pedra em tons vermelhos e que proporciona uma visita em que se pode sonhar acordado, com o ritmo de contos e lendas, cavaleiros e princesas.

Casa com telhado característico
A economia da aldeia é baseada principalmente no comércio turístico de lojas e restaurantes.
A Igreja de São Pedro "Église Saint Pierre" do século XII, de estilo românico tradicional, com uma torre sineira de base quadrada e na parte superior octogonal.

No seu portal principal de entrada apresenta um tímpano, imagem, de pedra branca, muito bem esculpida que representa a Ascenção de Cristo, na sua parte superior e da Virgem Maria cercada pelos apóstolos na parte inferior.

Portal principal da Igreja de São Pedro "Église de Saint Pierre"
Nave da Igreja de São Pedro "Église de Saint Pierre"
Retábulo da Igreja de São Pedro "Église de Saint Pierre"
Muito mais tem para visitar esta localidade, desde o Castelo de Vassinhac, a Capela dos Penitentes, o Castelo dos Benges, as Torres Friac, o Antigo Celeiro, entre outros.
Após a visita à aldeia, que é pequena mas muito interessante pelas suas construções e muito rica arquitéctonicamente, fomos novamente para a AS e preparámos a nossa refeição a bordo da autocaravana.
Após a refeição procedemos à manutenção das águas e partimos com destino a Gaufres de Padirac, tendo na localidade próxima de Meyssac abastecido novamente de gasóleo nas bombas do supermercaso "Super U", sendo a 1,319 € por litro.
Continuámos a nossa viagem em direcção ás grutas de Padirac “Gaufres de Padirac”que são relativamente próximas e ali chegados, por volta das 16 horas, estacionámos no parking ali existente e que é gratuito, mas sem quaisquer serviços.

Estas grutas são das mais visitadas em França, relativamente a turismo subterrâneo e consideradas umas das maiores grutas de cristal da Europa com estalactites, estalagmites e colunas de minerais, entre outras e as quais contém um tesouro arquitectónico geológico que milhares de milhões de gotas de água moldaram ao longo do tempo.
As visitas são guiadas e os bilhetes adquiridos na recepção das grutas, sendo cada bilhete a 10,30 €.
A descida pode ser feita ou por escadas ou através de um elevador. Nós optámos por descer as escadas, juntamente com outros elementos da visita e chegados a uma zona com cerca de 75 metros abaixo do solo, pudemos observar a grande abertura da gruta com cerca de 35 metros de diâmetro.

Depois continuámos a descer mais uns 25 metros e caminhámos ao longo do rio que corre a uns 100 metros
abaixo  da  terra  e  chegámos  a  um  local  tipo  cais  de  embarque.  Juntamente  com  mais  três visitantes
embarcámos numa barca em que uma jovem tipo gondoleira nos conduziu durante um percurso e durante  o
qual nos foi fornecendo narrativas da história da gruta.
Durante este percurso ao longo de galerias e chegando ao lago das chuvas é quando se vê o majestoso estalactite de 60 metros de altura.
Findo este percurso de barca passamos a percorrer um trilho a pé, sempre acompanhados por outra guia que continua com a explicação da formação da gruta.
Passando por mais um lago chegamos finalmente à catedral mineral subterrânea em que a grande cúpula desta sala oferece aos visitantes as majestosas vistas do tecto chegando a quase cem metros de altura acima das nossas cabeças.
Esta impressionante cúpula e as suas paredes parecem preenchidas de esculturas preciosas tipo flores de calcário e candelabros de pedra bordados.
Este percurso a pé permite-nos passar por mais uns lagos e contemplar as formações rochosas de uma beleza extraordinária.
Após este percurso voltamos a regressar à barca que nos traz de regresso ao local da escadaria e dos elevadores, dando por fim esta visita de cerca de noventa minutos e que é de todo aconselhável.
Desde que se começa a visita na companhia dos guias não é permitido tirar quaisquer fotos.
Seguidamente partimos para Rocamadour a ali chegados, por volta das 19 horas, estacionámos no Parking junto do Castelo.
Este Parking é gratuito. Os Wcs próximos e juntos do elevador são a pagar.
Estacionamento na AS de Collonges La Rouge, coordenadas N 45º 3’ 28’’   E39’ 22’’
Parking das Grutas de Padirac, coordenadas N 44º 51’ 18’’   E44’ 58’’
Local de pernoita em Rocamadour, coordenadas N 44º 47’ 59,56’’     E36’ 58,47’’
Percurso efectuado de Bellerive Sur Allier a Collonges La Rouge, 242 Km.
Percurso efectuado de Collonges La Rouge a Gauffre de Padirac, 33 Km.
Percurso efectuado de Gauffre de Padirac a Rocamadour, 17 Km.