quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia 31 - França - 2014

Dia 31 (09 de Outubro de 2014)
(Biarritz – Saint Jean de Luz)

Durante a noite choveu bastante e a manhã está com alguma neblina e alguns chuviscos.
Mesmo com este tempo decidimos apanhar o autocarro e fomos em direcção ao centro da cidade.
Ali chegados descemos na paragem junto do Posto de Turismo, isto depois da informação do motorista do autocarro.
Fomos ao Posto de Turismo em que nos forneceram informações turísticas e mapas e, depois de nos termos abrigado um pouco da chuva miudinha que se fazia sentir, decidimos começar a nossa visita e fomos em direcção à capela imperial. Durante o percurso verificámos que a cidade pouco movimento tinha a não ser os carros que circulavam, pois pessoas a pé encontrámos muito poucas isto talvez devido ao tempo que se fazia sentir.


Chegados à capela imperial a mesma estava fechada bem como outros monumentos que depois tentámos visitar.
No percurso que fomos fazendo pelas ruas da cidade acabámos por entrar na Igreja de São José “Église Saint Joseph”, de estilo neo-gótico. Esta igreja era originalmente a capela do convento do convento dos padres dominicanos.

Igreja de São José
Continuámos o nosso percurso e fomos visitar a Igreja de Santa Eugénia “Église Saint Eugenie que é uma igreja também de estilo neo-gótico.

Igreja de Santa Eugénia
Fachada principal da Igreja de Santa Eugénia
Altar da Igreja de Santa Eugénia
Vitral na Igreja de Santa Eugénia
Vitral na Igreja de Santa Eugénia
 Hoje com estes chuviscos que se fazem sentir a cidade não tem nada a ver com aquela com que ontem nos deparámos, cheia de vida e movimento pelo que fomos caminhando em direcção à AS ao mesmo tempo que íamos visitando e observando alguns monumentos com interesse.

Hotel du Palais
Igreja Ortodoxa
Após termos chegado à AS voltaram a aparecer os funcionários de uma empresa municipal que ali se deslocam diáriamente a fim de cobrarem e controlarem a permanência dos autocaravanistas na AS.
Quando fomos abordados mostrei o recibo que me foi dado no dia de ontem aquando do pagamento e verificaram que nós ainda estávamos dentro do horário permitido, ou seja dentro do prazo das 24 horas.
Este sistema que está a ser utilizado permite que quem chegue ao fim do dia e apenas pernoite ou saia pelo menos até meio da manha, nunca seja controlado para efectuar qualquer pagamento, isto pelo que nos apercebemos nesta nossa permanência na AS.
Fizemos a manutenção das águas da autocaravana e partimos em direcção a Saint Jean de Luz onde estacionámos na superlotada AS, por volta das 13 horas. No momento apenas havia um lugar disponível e foi o que nós ocupámos.
Depois de devidamente instalados fomos almoçar num dos restaurantes e após a refeição passeámos um pouco pelas ruas da cidade e constatámos também a grande diferença de movimento entre o dia de hoje, segunda semana de Outubro, e meados do passado mês de Setembro.
Nessa altura a cidade tinha vida, muitos turistas, esplanadas cheias apesar de a beira-mar já não ter movimento de banhistas. Hoje nada disso se verifica pois a cidade não tem vida e as esplanadas estão vazias.
Desta nossa viagem temos constatado de que os locais considerados estâncias balneares estão nesta altura, mês de Outubro, sem vida turística.
A AS de Saint Jean de Luz é gratuita, fica junto da estação e linha do comboio e a 200 metros do centro da cidade.
Pernoita na AS de Saint Jean de Luz, coordenadas N 43º 23’ 7’’    W -1º 39’ 46’’
Total diário, 15 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário