domingo, 5 de outubro de 2014

Dia 27 - França - 2014

Dia 27 (05 de Outubro de 2014)
(Rocamadour – Sarlat la Caneda)

Após o pequeno-almoço começámos a nossa visita a Rocamadour, que se encontra construída em um rochedo, sendo um local muito turístico e de peregrinação e com umas vistas deslumbrantes.
Ao nome Rocamadour são atribuídos alguns significados, tais como: “o rochedo de Amadour”  e “amante das rochas”.

Vista de Rocamadour
O acesso ao Castelo é pago e é feito através de um torno giratório no qual se introduzem as moedas para a sua abertura, 2 € por pessoa.
Apenas se tem acesso à parte alta das muralhas do Castelo.

Castelo de Rocamadour

Jardim interior do Castelo de Rocamadour
Torre do Castelo de Rocamadour
AVila de Rocamadour vista desde as muralhas do Castelho
Ao sair do Castelo optámos por descer umas rampas com alguma inclinação com as Estações de Cristo, Caminho das Cruzes, e que nos conduz ao Santuário de Nossa Senhora de Rocamadour “Notre Dame de Rocamadour”, que é um santuário medieval.




A partir da Vila o acesso ao Santuário de Nossa Senhora de Rocamadour que fica num complexo de construções monásticas é feito através de uma escadaria com 216 degraus.
O Santuário é composto de seis capelas e a Basílica de São Salvador que se encontra por cima da Cripta de Santo Amador. Posteriormente a Cripta de Santo Amador foi elevada à categoria de Basílica Menor.
A Capela de Nossa Senhora é como que o coração do Santuário e como o ponto principal e de referência do santuário.
Uma tradição diz que São Amador primeiro eremita de Rocamadour, esculpiu a partir de madeira de nogueira, que é naturalmente escura, uma estátua da Virgem Maria e que ao longo dos séculos tem havido uma tendência natural para escurecer ainda mais. Esta estátua da Virgem Maria hoje é mais conhecida como a Virgem Negra de Rocamadour e tem o Menino Jesus no seu joelho esquerdo.

Portal da Capela de Nossa Senhora de Rocamadour 
Retábulo da Capela de Nossa Senhora de Rocamadour 
Depois da visita ao santuário descemos a escadaria, 216 degraus, que nos conduzem à parte baixa da Vila, que é uma vila medieval.
Fomos ao Posto de Turismo que nos forneceram informações turísticas e mapas de modo a nos orientarmos um pouco durante a visita à vila.
A rua principal está cheia de turistas e lojas que vendem todo o tipo de produtos com especial destaque para produtos regionais e artigos religiosos. Não esquecer que Rocamadour faz parte do caminho francês para Santiago de Compostela.





Demos por terminada esta visita e regressámos novamente a pé até ao parking do Castelo onde estava a autocaravana e confeccionámos a refeição.
Após termos comido partimos em direcção à AS de Sarlat La Caneda e durante o percurso e na passagem por Souillac fomos abastecer novamente de gasóleo, às bombas do "E'Leclerc" , sendo o gasóleo a 1.285 € por litro.
Chegados à AS de Sarlat La Caneda por volta das 16 horas, a mesma já estava quase cheia de autocaravanas. 
Depois de devidamente instalados fomos a pé percorrer algumas ruas da vila e posteriormente é que entrámos na parte antiga.
A ideia que ficámos é de que a parte antiga da vila é uma zona quase pedonal, pequena e que se visita em pouco tempo, mas muito interessante do ponto de vista arquitectónico pois é uma zona medieval.
A visita propriamente dita e com mais tempo e disposição será feita amanhã após nos deslocarmos ao Posto de Turismo, o qual se encontra já fechado.
Comprámos 2 baguetes de pão a pensar no pequeno-almoço de amanhã e regressámos à AS para tratar da refeição e descansar.
Esta AS fica junto ao cemitério mas muito central para as visitas, pois dista do centro da Vila e Posto de Turismo uns 15 minutos a pé,
O estacionamento é gratuito desde o mês de Setembro e a manutenção de águas é paga.
Pernoita na AS, coordenadas N 44º 53’ 45’’    E12’ 44’’
Percurso efectuado, 53 Km.

Sem comentários:

Enviar um comentário