terça-feira, 7 de outubro de 2014

Dia 29 - França - 2014

Dia 29 (07 de Outubro de 2014)
(Laline – Arcachon – Dune de Pilat - Arcachon)

Após o pequeno-almoço procedemos à manutenção de águas e partimos em direcção à AS de Arcachon onde chegámos por volta das 11,30 horas.
A AS estava quase cheia de autocaravanas e depois de instalados fomos à compras ao Lidl, que fica logo ali ao lado.
Após o almoço fomos a pé até ao centro da cidade, e fomos como habitualmente ao Posto de Turismo para nos fornecerem informações turísticas e mapas. Logo fomos apanhados num contratempo pois áudio guia do petit train tem tradução em várias línguas mas não em português, o que é de lamentar.
Continuámos por percorrer as ruas pedonais em direcção à Baía de Arcachon “Bassin D’Arcachon”. Esta baía quase parece um lago pois está apenas aberta ao oceano atlântico na sua extremidade sul. Ao redor da baía e as ruas circundantes com os restaurantes e esplanadas e estabelecimentos comerciais de todo o tipo, fazem a delícia dos turistas que por aqui ainda aproveitam estes dias de Outubro.

Baía de Arcachon
Local  de embarque para visitar a "Ilha dos Pássaros"
Entretanto optámos por não visitar a ilha dos pássaros que dizem ser uma visita extraordinária e fomos em direcção à Duna de Pilat “Dune de Pyla ou Pilat”e que fica a cerca de 9 Km de Arcachon. Durante o percurso fomos abastecer de gasóleo nas bombas do "Carrefour" de Mestra, sendo o gasóleo a 1.259 € por litro.
A Duna de Pilat é uma enorme formação de areia natural costeira acumulada no litoral da Aquitânia do Golfo da Vizcaya à entrada da baía de Arcachon, sendo a maior duna da europa e é um dos locais mais visitados de França.
Chegados à proximidade da Duna de Pilat estacionámos no parking ali existente que é pago, pagámos 2 €. Nesse parking já se encontravam também meia dúzia de autocaravanas.


Após estacionar-mos seguimos o “trilho” que nos conduziu à entrada da Duna de Pilat e ali deparámos com um grande monte de areia que quase parece tocar o céu.
Esta duna mede 110 metros de altura, 500 metros de largura e 2,7 km de comprimento e tem mais de 60 milhões de metros cúbicos de areia fina.
Para se subir ao alto da duna pode-se utilizar umas escadas ali existentes ou simplesmente subir pela areia. Nós utilizámos as escadas, 140 degraus, e uma vez no alto verificámos que o cansaço da subida valeu a pena, pois desfrutamos de uma beleza impressionante.

Escadas com 140 degraus para acesso à Duna de Pilat
Estar no alto da duna é uma sensação incrível. A vista é espectacular, ver a imensidão de areia e de um lado a floresta e do outro lado o mar.




Daqui temos uma vista panorâmica e previligiada sobre a baía de Arcachon.


Esta é uma duna viva, tanto que avança para o interior à razão de 1 a 5 metros por ano sobre a influência dos ventos e marés o que provoca a diminuição da zona de floresta.
O lado da duna virado para o oceano é levemente inclinado enquanto o outro lado virado para a floresta é íngreme

Após termos dada por finda esta visita regressámos novamente à AS de Arcachon.
A AS de Arcachon é gratuita e com manutenção de águas e fica localizada a cerca de 30 minutos a pé do centro da cidade e o Lidl fica logo ali ao lado.
Parking na Duna de Pilat, coordenadas N 44º 35’ 53.57’’    W -1º 11’ 50.27’’
Pernoita na AS de Arcachon, coordenadas N 44º 39’ 5’’    W -1º 8’ 54’’
Percurso efectuado Laline a Arcachon, 197 Km.
Percurso efectuado de Arcachon – Dune de Pilat - Arcachon, 21 Km.
Total diário, 218 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário