quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Dia 24 - França - 2014

Dia 24 (02 de Outubro de 2014)
(Colmar - Beaune)

Após o pequeno-almoço e depois de efectuada a respectiva manutenção de águas partimos com destino a Beaune
Chegados a Beaune por volta das 13,30 horas, fomos para a AS que fica próximo do centro da cidade, a cerca de 5 minutos a pé e também fica próximo do Carrefour
Após nos termos instalado na AS e depois de termos confeccionado a nossa refeição, fomos como habitualmente ao Posto de Turismo para nos fornecerem informações turísticas e mapas.
Na posse dessas informações passeámos um pouco pela cidade e constatámos que o centro antigo de Beaune fica dentro da cidade amuralhada de origem medieval sendo formada por uma série de ruas estreitas com muitas caves de vinhos.
Os telhados das construções antigas apresentam desenhos geométricos pintados de amarelo e vermelho, sendo isso uma das características da cidade.
O que nos mereceu especial atenção foi o "Hotel Dieu", o Hospital Medieval, cuja entrada é paga, 7 € por pessoa, e têm áudios guias em várias línguas incluindo o português.

"Hotel Dieu"
"Hotel Dieu"

"Hotel Dieu"
O que é mais interessante é que a história do Hotel-Dieu é narrada pelos seus fundadores, Nicolas Rolin e Guigone Salins.
O Hospital de Beuane ou Hotel-Dieu de Beaune foi fundado pelo chanceler de Borgonha, Nicolas Rolin, como sendo um hospital destinado aos pobres uma vez que três quartos da população de Beaune estavam sem recursos, sofrendo de pobreza e fome devido à guerra dos 100 anos.
O primeiro paciente deu entrada em 1 de Janeiro de 1452 e as freiras que ali estavam cuidaram de muitos doentes nas várias salas do Hospital. O Hospital rapidamente ganhou uma grande reputação não só entre os pobres mas também entre os nobres e burgueses.
As funções médicas exercidas neste Hospital foram transferidas no ano de 1971 para um hospital moderno e as restantes funções para um lar de idosos.
O edifício original do hospital é um dos melhores exemplos da arquitectura francesa do século XV, sendo actualmente um museu.
Os edifícios de dois andares que compõem o hospital estão dispostos em torno de um pátio de pedra e os telhados são ornamentados e com janelas no sótão. O melhor local para observar a riqueza do telhado é do pátio interno.







Os edifícios laterais do hospital serviam de funções de escritório, cozinha e farmácia e boticário. As religiosas e os pacientes estavam alojados no centro do edifício e próximos da capela
Os idosos, deficientes e doentes, órfãos, mulheres prestes a dar à luz e os indigentes, bem como os pobres foram sempre aqui tratados.
Ao longo dos séculos muitas doações foram dadas ao hospital por famílias ricas e benfeitores generosos ou até de pacientes que ficaram lá. Essas doações chegaram a ser de fazendas, imóveis, madeiras, obras de arte, tapeçarias, pinturas, esculturas frascos de farmácia e vinhedos.
Esta instituição é um dos melhores patrimónios históricos, filantropos e produtores de vinho, e possui uma colecção de cerca de 5.000 objectos e o políptico em óleo sobre tela “O Juízo Final” de Rogier Van der Weyden é a sua verdadeira jóia.
Seguem algumas fotos de algumas das exposições existentes no interior deste "Hotel-Dieu"










Em seguida fomos visitar a Igreja Colegial de Notre Dame de Beaune "Collégiale Notre Dame de Beaune" que é uma das últimas grandes igrejas românicas com adições góticas no portal e cabeceira e a torre sineira de estilo renascentista.
O coro abriga uma notável colecção de tapeçarias “Tournai” do século XV, representado cenas da vida de Maria.
Podemos admirar também uns belos vitrais e uma capela de estilo renascentista.








Outra bela construção "Maison Colombier"
Após termos dado por finda esta visita regressámos à AS.
Esta AS tem o estacionamento gratuito e a manutenção de águas é paga, 3 €.
A AS é próxima do centro da cidade, cerca de 5 minutos a pé e fica também próxima do "Carrefour".
Pernoita na AS, coordenadas, N 47º 1’ 2’’     E50’ 10’’
Total diário, 284 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário