segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dia 28 - França - 2014

Dia 28 (06 de Outubro de 2014)
(Sarlat la Caneda – Domme – Roque de Gageac – Beynac et Cazenac - Laline)

Após o pequeno-almoço fomos a pé até ao Posto de Turismo para nos fornecerem informações turísticas e mapas que nos orientem na visita a esta vila.
Sarlat La Caneda é a localidade que mais zona medieval tem por metro quadrado.
Sarlat é uma cidade muito visitada por turistas em quase todas as épocas do ano. A zona mais visitada é a parte antiga da cidade, a zona medieval.
O Posto de Turismo fica precisamente localizado na vila medieval na sua rua principal.
Esta rua principal é praticamente toda pedestre, e a nossa visita começou logo ali próximo, na Catedral Saint Sacerdos, cuja construção actualmente é uma mistura de românico, gótico e outros.


Catedral "Saint Sacerdos"
Catedral "Saint Sacerdos"
Nas traseiras da catedral existe um jardim e uma estructura incomum em forma de bala e que serviu entre outras coisas como uma capela funerária.
Esta estructura designa-se a Lanterna dos Mortos “La Lanterne dês Morts”.

A Lanterna dos Mortos "La Lanterne dês Morts"
Catedral vista da "Lanterna dos Mortos"
Catedral vista da "Lanterna dos Mortos"
A partir daqui percorremos as diversas ruas, ruelas e praças desta interessante cidade medieval e cujas fotos mostram um pouco dessa beleza.







Na Praça Jaques Boissarie temos a escultura em bronze "Le Badaud" que representa um homem sentado casualmente num muro baixo e do tipo observador, instalado confortavelmente  e sem outras preocupações do que apenas observar as pessoas que circulam pela praça e para passar o tempo.

Le Badaud
A Praça do Mercado dos Gansos "Place du Marché dês Oies", é um dos lugares emblemáticos da cidade medieval que era utilizada como mercado de animais de capoeira. Esta tradição mantém-se e todos os sábados de Março a Dezembro, funciona ali um mercado especializado de produtos de ganso. Como homenagem a essa tradição e costume foi ali colocada a escultura em bronze, que representa três gansos e que se tornaram um símbolo da cidade.

Praça do Mercado dos Gansos "Place du Marché dês Oies"
Praça do Mercado dos Gansos "Place du Marché dês Oies"
Casa localizada na Praça do Mercado dos Gansos "Place du Marché dês Oies"
A Praça da Liberdade é rodeada por edifícios maravilhosos e onde se situa a Câmara Municipal "Hotel de Ville".
Câmara Municipal 
A Igreja de Santa Maria “Église Saint Marie” uma antiga igreja localizada no centro histórico medieval e que actualmente está convertida em um mercado coberto.
Uma das suas atracções é um elevador panorâmico que sobe através do centro da torre do sino e que permite no topo da torre obter uma vista deslumbrante da cidade. Dada a hora em que estávamos a efectuar esta visita não nos foi possível aceder ao elevador panorâmico.


Mercado coberto na antiga Igreja de Santa Maria
Regressados à AS partimos e fomos ao supermercado "Lidl", ali próximo da AS, efectuar algumas compras de bens de alimentação. Após partimos com destino à AS de Domme. Ali chegados estacionámos ao lado de outros autocaravanistas que ali se encontravam e após termos procedido ao pagamento referente ao estacionamento, 3 €,  deslocámo-nos a pé para o centro da vila que dista cerca de 800 metros.
Domme também está classificada entre as mais belas aldeias de França.


A nossa entrada na vila foi através da porta Del Bos “La Porte Del Bos” o que nos permitiu desde logo apreciar as belas muralhas existentes ao redor da vila.

Entrada em Domme através da Porta "Del Bos"
Em seguida fomos até à rua grande “Grand Rue”, que é essencialmente turística com imensas lojas que vendem diversos artesanatos, vinhos e produtos regionais entre outros.


Seguimos até à praça central “Place de La Halle" onde se localiza o Posto de Turismo. Ali obtivemos mapas e informações turísticas, tendo de imediato começado a nossa visita a esta vila que é relativamente pequena.

Posto de Turismo de Domme
Domme é uma vila medieval e fica localizada no cimo de uma falésia que permite desfrutar de umas vistas excepcionais sobre o vale de Dordogne e as aldeias mais próximas bem como a grandiosidade das escarpas que seguem o próprio rio Dordogne..

Vale de Dordogne visto de Domme
Vale de Dordogne visto de Domme
Vale de Dordogne visto de Domme
Visitámos a Igreja de Nossa Senhora da Assunção “Église  Notre Dame de L’Assomption”, construída com pedras da antiga igreja destruída durante as guerras de religião e que apresenta uma impressionante fachada de parede frontal com o sino e a estátua de Nossa Senhora.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Portal da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Retábulo da Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Seguidamente optámos por passear nas ruelas estreitas, apreciar as construções medievais e apreciar estas vistas maravilhosas.




Demos por finda a nossa visita e regressámos à AS onde confeccionámos a nossa refeição.
Seguidamente partimos em direcção a Roque de Gageac, que fica relativamente próximo.
Durante o percurso pudemos continuar a desfrutar destas excelentes paisagens no vale de Dordogne e na passagem por Saint Cyprien fomos ao "Carrefour" comprar algum pão já a pensar no pequeno-almoço do dia de amanhã.
Chegados Roque de Gageac, por volta das 14,30 horas, fomos estacionar a autocaravana ao parking existente junto do rio Dordogne. Este parking é pago, pagámos 2 €.
A vista que temos de Roque de Gageac é fantástica pois a vila fica no sopé de um penhasco e pode-se ver com alguma facilidade mesmo algo distantes uns buracos existentes na rocha, tipo cavernas e que são os fortes trogloditas que tinham a função defensiva em caso de ataque inimigo.
Mais tarde viemos a verificar que o acesso aos fortes trogloditas estão interditos devido a derrocadas.

Roque de Gageac
Roque de Gageac e com vista também dos Fortes Trogloditas

Fortes Trogloditas em Roque de Gageac
Fortes Trogloditas em Roque de Gageac
Fortes Trogloditas em Roque de Gageac
Roque de Gageac também está classificada entre as mais belas aldeias de França e as casas são em amarelo dourado com telhados tradicionais de Perigord, em ardósia.


Próximo da igreja podemos apreciar um pequeno jardim exótico, tipo “estilo tropical” que dá um ar interessante e de contraste. Esta variedade de plantas é possível porque o penhasco atrás da aldeia protege do clima frio do norte enquanto a sul é muito exposta ao sol.

Jardim exótico em Roque de Gageac
Rua de acesso ao Jardim Exótico


Igreja Medieval em Roque de Gageac
Retábulo da Igreja Medieval em Roque de Gageac
Esta beleza "mal tratada " no interior da Igreja Medieval em Roque de Gageac
Casa incrustada na rocha e pormenores do telhado
Casa incrustada na rocha e pormenores do telhado
Casa incrustada na rocha e pormenores do telhado
Continuámos a nossa visita por estas ruelas íngremes e estreitas desta interessante localidade e cujas fotos mostram precisamente essa beleza.





Após esta breve visita partimos para Beynac et Cazenac tendo estacionado num parking gratuito existente próximo da vila. Nesse parking já se encontravam mais autocaravanistas. Chegámos pouco depois  das 17,00 horas.
Passámos pelo Posto de Turismo para nos fornecerem informações turísticas e mapas.
O Posto de Turismo fica na parte baixa e central da vila.

Posto de Turismo em Beynac et Cazenac
Praça junto dos correios e Posto de Turismo em Beynac et Cazenac


Beynac et Cazenac é uma vila medieval e também está classificada entre as mais belas aldeias de França e as casas têm telhados de ardósia e as fachadas são em tons amarelos.
A história desta vila gira em torno do seu magnifico castelo situado no alto de um penhasco e cuja visita é aconselhável.

Castelo de Beynac et Cazenac
Castelo de Beynac et Cazenac
Durante e guerra dos 100 anos, nessa região, o rio Dordogne era a fronteira entre a França e a Inglaterra e o castelo de Beynac estava com o franceses e do outro lado do rio, o castelo de Castelnand, com os ingleses.
O Castelo de Beynac et Cazenac está classificado como Monumento Histórico de França e desde 1962 que passou para propriedade privada pois foi adquirido por Lucien Grosso que o restaurou.
O castelo foi utilizado algumas vezes para a realização de alguns filmes ou apenas cenas de filmes, entre eles a Vingança dos Mosqueteiros, em 1994, e o filme Joana D'Arc, de 1999.
O acesso ao castelo é feito através de ruas empedradas, estreitas e muito íngremes.



Porta principal de acesso ao "Castelo Feudal de Beynac et Cazenac"

Porta de acesso livre a uma parte das muralhas do "Castelo Feudal de Beynac et Cazenac"



Praça junto à entrada principal do "Castelo Feudal de Beynac et Cazenac"


Após esta brevíssima visita partimos para a AS de Laline tendo ali chegado ao fim do dia, por volta das 20,00 horas.
Esta AS com serviços de águas é gratuita e fica localizada junto da estação dos comboios.
Optámos por esta área apenas de passagem para pernoita e manutenção de águas.
Estamos a sair da zona, departamento, da Dordonha e com tanto que ficou para ver. Esta zona com inúmeros castelos, localidades medievais e vistas espectaculares. Para incluir sem dúvida numa próxima viagem.
AS de Domme, coordenadas N 44º 48’ 4’’    E13’ 18’’
Parking em Roque de Gageac, coordenadas N 44º 49' 27''    E 1º 11' 2''
Parking em Beynac e Cazenac, coordenadas N 44º 50’ 40’’   E8’ 43’’
Pernoita na AS de Laline, coordenadas N 44º 50’ 21’’    E44’ 34’’
Percurso efectuado de Sarlat La Caneda a Domme, 20 Km.
Percurso efectuado de Domme a Roque de Gageac, 11 Km.
Percurso efectuado de Roque de Gageac a Beynac et Cazenac, 7 Km.
Percurso efectuado de Beynac et Cazenac a Laline, 41 Km.
Total diário, 79 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário