sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Miniférias em 2021

Dia 1 (10 de Setembro de 2021)

(Vila Nova de Gaia - Tomar)

Esta viagem a que hoje damos início tem como finalidade disfrutar do prazer de viajar  e conhecer e, ao mesmo tempo, um aliviar um pouco e tentar recuperar destes tempos algo confusos em que temos vivido com todas as implicações desta pandemia.
 
Após termos efectuado as últimas verificações saímos em direcção a Tomar, primeiro local de destino destas miniférias que haviam sido planeadas.
Na passagem pela cidade de Pombal, abastecemos de gasóleo nas bombas do Intermarché e dado serem cerca das 12,00 horas e também optámos por almoçar no BurgerKing.
Chegámos a Tomar por volta das 15,00 horas e estacionámos na AS de autocaravanas (antigo parque de campismo). Nesse local já se encontravam bastantes autocaravanas, diria que havia poucos lugares com opção para estacionar.
Tomar pertence ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo, na região do centro de Portugal.
Tomar foi a antiga sede da “Ordem dos Templários” e como tal é considerada a “cidade dos Templários”.
Depois de devidamente instalados demos um pequeno passeio pelo centro da cidade e acabámos por ir visitar o “Convento de Cristo” e o “Castelo de Tomar” que é considerado um dos mais importantes edifícios militares portugueses do século XII, e ambos classificados como Património Mundial pela UNESCO desde 1983.
O Castelo de Tomar é facilmente identificável de qualquer parte da cidade, pois localiza-se no ponto mais alto de Tomar.
 
Castelo de Tomar

O “Castelo de Tomar era constituído por uma cintura de muralhas e estava dividido em três espaços. Na parte sul situava-se o recinto da vila (onde hoje se encontra o laranjal). Na parte mais elevada da colina, a norte, a casa militar dos Templários, ladeada pela casa do Mestre ( a Alcáçova; em ruínas), com a sua torre de menagem e, a poente, o oratório dos cavaleiros (a Charola). Separava estes dois recintos o vasto terreiro do castelo, hoje um espaço ajardinado.
Um pouco de história: O “Convento de Cristo” é a denominação que identifica um importante conjunto arquitectónico que inclui o “Castelo Templário de Tomar”, a “Charola” templária e igreja manuelina adjacente, o “Convento renascentista da Ordem de Cristo”, a cerca conventual (Mata dos Sete Montes), a “Ermida de Nossa Senhora da Conceição” e o “aqueduto dos Pegões”.
Para visitar o “Convento de Cristo” obrigatóriamente acabamos por visitar também o “Castelo de Tomar” pois para entrarmos no convento temos de entrar pela porta das muralhas do Castelo.
O bilhete de entrada é de 6€ por adulto.


 Ao passar na porta das muralhas do castelo podemos de imediato admirar as muralhas, a bela torre de menagem e uns belos e cuidados jardins.




O “Convento de Cristo”, ao longo dos séculos teve influência de vários estilos arquitectónicos, românico, gótico, manuelino, renascentista, maneirista e do chamado estilo chão.
Interiormente podemos admirar os impressionantes claustros góticos e renascentistas, (claustro do cemitério, claustro das lavagens e o claustro dos Corvos entre outros) as fachadas da igreja manuelina, a janela manuelina  e também o ex-libris deste convento, a “Charola”. 
A “Charola do Convento de Cristo”, (com uma decoração e riqueza impressionantes) era o oratório privativo (com prováveis funções sepulcrais) dos Cavaleiros no interior da fortaleza.
 
"Charola" do Convento de Cristo
de Tomar

"Charola" do Convento de Cristo
de Tomar

"Charola" do Convento de Cristo
de Tomar

"Charola" do Convento de Cristo
de Tomar

Outras fotos do “Convento de Cristo” 

Claustro de D. João III


Janela Manuelina



"Claustro do cemitério"

Estacionamento e pernoita na AS (antigo parque de campismo) (coordenadas N 39º 36’ 25”      W 08º 24’ 37”)
Percorridos no dia 228 Km



Sem comentários:

Enviar um comentário