sábado, 11 de setembro de 2021

Miniférias em 2021
Dia 2 (11 de Setembro de 2021)
(Tomar)

Esta AS (antigo parque de campismo) pode dizer-se que estava completamente lotada.

Após o pequeno almoço decidimos passear um pouco pelas ruas da cidade.








A Sinagoga de Tomar, localizada no “casco antigo”, cuja  construção remonta ao século XV  é  o  único templo  “judaico  proto-renascença  existente  actualmente  no  país e encontra-se  localizada  na  antiga judiaria, em pleno centro histórico de Tomar. O edifício foi declarado Monumento Nacional desde 1921.
A Sinagoga de Tomar foi também uma cadeia pública, local de culto cristão, palheiro, adega, armazém de mercearia e actualmente alberga o “Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto”. O acervo do museu inclui livros e objectos da tradição e culto judaicos.


 



Entretanto passámos pela Igreja e Convento de São Francisco. O Convento de São Francisco cuja construção se iniciou no ano de 1624 é de estilo maneirista, construído em torno de dois claustros um dos quais abriga o Museu dos Fósforos.
Já a Igreja de São Francisco apenas começou a ser construída no ano de 1628 e no seu interior, a capela-mor acolhe um altar de talha dourada, enquadrado por quatro colunas torsas no qual foi montado em 1945 um bonito e raríssimo calvário, constituído por um conjunto de figuras de madeira que representam os Passos da Paixão de Cristo.




O Museu dos Fósforos alberga desde o ano de 1989, uma colecção superior a 80.000 objectos (caixas, etiquetas, carteiras de fósforos e cartazes) que foi legado à cidade pelo tomarense Aquiles da Mota Lima.
Esta coleção é uma das maiores da europa.
 







Uma oficina / atelier de olaria a funcionar no espaço do Museu dos Fósforos.




A Mata dos Sete Montes é o principal parque verde da cidade ocupando cerca de 39 hectares e a qual acompanha as muralhas do castelo que se erguem a um nível superior.
Ali podemos apreciar jardins de buxo francês bem como diversas árvores desde oliveiras centenárias, pinheiros mansos, carvalhos e uma mata de ciprestes. A mata apresenta ainda um percurso de manutenção e parque de merendas.
 

A antiga moagem de Tomar “A Portuguesa” integra desde Junho de 2021 o projecto “A Moagem – Fábrica das Artes”.
Ao longo dos cinco pisos podemos ver oficinas / atelelieres de artes tradicionais ligados à Festa dos Tabuleiros (latoaria, cestaria, olaria, flores de papel e rodilhas, têxtil, pintura e cerâmica).Também podemos admirar máquinas e equipamentos que eram usados na moagem durante o período do seu funcionamento.








Outras fotos da cidade de Tomar.

Café "Santa Iria" em Tomar

Interior do Café "Santa Iria"
em Tomar













Tomar tem muito mais para ver e visitar mas o evento mais importante é a Festa dos Tabuleiros, também conhecida como a Festa do Espírito Santo e realiza-se de 4 em 4 anos, no início do mês de Julho.
O traço mais característico desta festa é o Desfile ou Procissão dos Tabuleiros, onde desfilam inúmeros tabuleiros que representam as freguesias do concelho e percorre as principais ruas da cidade que se encontram ornamentadas com tapetes de flores de papel e colchas colocadas nas janelas durante um percurso de 5 Km.
Tradicionalmente o tabuleiro é transportado por uma rapariga vestida de branco e o tabuleiro terá de ter a altura da rapariga. O tabuleiro é decorado com flores de papel colorido, espigas de trigo, 30 pães de 400 gramas cada um, enfiados em canas que saem de um cesto de vime envolvido por um pano branco. O topo do tabuleiro é ainda composto por uma coroa encimada pela Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo.
As raparigas que transportam os tabuleiros são ajudadas por rapazes que também têm um traje a rigor, camisa branca de mangas arregaçadas, calças escuras, barrete preto e gravata na cor da fita da rapariga.
A próxima Festa dos Tabuleiros terá lugar em Julho de 2023.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário