domingo, 12 de setembro de 2021

 

Miniférias em 2021
Dia 3 (12 de Setembro de 2021)
(Tomar – Castelo de Vide)
Após o pequeno-almoço e feita a respectiva manutenção das águas saímos com destino a Castelo de Vide onde chegámos por volta das 11 horas.
Na aproximação à vila de Castelo de Vide somos surpreendidos por uma paisagem deslumbrante com um imenso casario branco que emerge da paisagem e que no cimo se encontra o castelo.
 

Castelo de Vide é conhecida por “Sintra do Alentejo”, designação atribuída ao rei D. Pedro V, devido ao esplendor da paisagem e o caracter romântico da vila, bem como os seus jardins, clima ameno e a proximidade da serra de São Mamede. 
Entrámos na vila e fomos estacionar num parque já referenciado que fica junto ao pavilhão gimnodesportivo. 
 

Fomos dar uma breve volta pela vila e decidimos comprar o almoço num restaurante que também tinha Take Way.
Depois do almoço descansámos um pouco, pois estava muito calor e a meio da tarde decidimos sair para ir conhecer a vila.
Saímos em direcção ao centro da vila e na Praça D. Pedro V encontra-se a igreja matriz, Igreja de Santa Maria da Devesa, cuja data de construção remonta aos séculos XVIII e XIX, de estilo barroco e neoclássico. Não foi possivel visitar a igreja dado se encontrar fechada.


Passeámos no centro histórico nas suas ruas estreitas e medievais e apreciámos a grande variedade e beleza de “portas ogivais” existentes nas casas. Em Castelo de Vide encontra-se um dos mais importantes e interessantes conjuntos de portas ogivais (setenta e três) existentes no país, é precisamente aqui em Castelo de Vide que o podemos apreciar. Estas “Portas Ogivais, remontam aos séculos XIV e XV.



O castelo mandado construir pelo Rei D. Dinis, no ano de 1280 com a sua torre de menagem de 12 metros de altura. A cintura das muralhas foi apenas terminada  durante o reinado de D. Afonso IV.
No interior das muralhas do castelo actualmente ainda existe uma zona habitacional.

 
"Porta de S. Pedro" do Castelo de 
Castelo de Vide


No castelo podemos visitar o “Centro de Interpretação do Megalitismo” que é um centro especializado nos temas ligados à arte megalítica, das antas aos menires, na região alentejana. Esta informação pode ser acompanhada pela leitura e imagens dos painéis informativos que ali estão colocados. 
Também, no castelo, ainda podemos visitar o “Museu de História e Arquitetura Militar” que apresenta uma exposição sucinta e cronológica dos reis do castelo entre os séculos XII e XIX bem como alguns mosquetes, balas de canhão e ferramentas de pedra. 
Na “Torre de Menagem” não podemos deixar de visitar a “Casa da Cidadania Salgueiro Maia”. Salgueiro Maia é recordado como um grande herói da “Revolução do Cravos” e comandou a coluna militar que saiu de Santarém e chegados a Lisboa ocuparam o Terreiro do Paço ás primeiras horas do dia 25 de Abril de 1974. Salgueiro Maia também comandou o cerco ao Quartel do Carmo o qual terminou com a rendição de Marcelo Caetano.
Salgueiro Maia faleceu prematuramente em 1992 com apenas 47 anos de idade.
O núcleo museológico integra o espólio que Salgueiro Maia doou, em testamento, ao município de Castelo de Vide, terra onde nasceu.
Este núcleo museológico pretende divulgar os valores da fraternidade, liberdade e democracia às novas gerações bem como promover a visibilidade da personalidade de Salgueiro Maia que representa a essência da revolução do 25 de Abril de 1974.
Entre as peças que integram o núcleo museológico  encontra-se o conhecido megafone com o qual, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo em Lisboa, o capitão Salgueiro Maia intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.
Ali ainda podemos ver diversos uniformes, divisas, estandartes e insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares bem como o uniforme usado no 25 de Abril de 1974 pelo capitão Salgueiro Maia.
Descemos até ás ruas estreitas do núcleo histórico da Judiaria. A Judiaria de Castelo de Vide é uma das judiarias mais bem preservadas de Portugal e um dos exemplos mais importantes da presença dos judeus no nosso país.
A sinagoga encontra-se convertida em museu. Não foi possível visitar a sinagoga uma vez que a mesma já se encontrava fechada.





Algumas fotos de Castelo de Vide

"Árvore Triste"

"Fonte Pedra do Alentejo"






Castelo de Vide tem muito mais para ver e visitar tal como, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, Capela do Salvador do Mundo, Casa de Mouzinho da Silveira e antigos Paços do Concelho, entre outros.
Castelo de Vide também faz jus a algumas personalidades da terra tal como o capitão Salgueiro Maia (o capitão de Abril), Mouzinho da Silveira e Garcia da Horta.
Local de pernoita (coordenadas N 39º 24’ 37”       W 07º 26’ 57”) 
Percorridos 112 Km


Sem comentários:

Enviar um comentário