sexta-feira, 17 de setembro de 2021

 Miniférias em 2021
Dia 8 (17 de Setembro de 2021)
(Aldeia da Luz)
A noite esteve agradável e apareceu alguma brisa para suavizar um pouco a temperatura.
Nesta AS passámos a noite 4 autocaravanas, 2 de nacionalidade belga, 1 dos países baixos e 1 portuguesa.
A Nova Aldeia da Luz é uma localidade Alentejana, do distrito de Évora e do concelho de Mourão, construída de raiz a pouco mais de 2 quilómetros da antiga Aldeia da Luz, a qual ficou submersa pelas águas da barragem do Alqueva.
A Nova Aldeia da Luz que implicou a construção de 212 casas, foi construída com base na estrutura funcional da Antiga Aldeia, numa lógica de reposição de casa por casa, terra por terra, mantendo as relações de vizinhança e foi inaugurada no ano de 2002, altura em que todos os 423 habitantes da antiga aldeia para ali se mudaram.
Nesta nova localidade além das casas de habitação também foram construídos os arruamentos, largos e estradas, estabelecimentos comerciais e equipamentos colectivos (escolas, centro de saúde, equipamentos desportivos, praça de touros, lavadouro, jardim público e cemitério). Foi refeito o Santuário de Nossa Senhora da Luz, à imagem do original.
Aquando da transladação dos corpos do cemitério da Antiga Aldeia da Luz, para o cemitério da Nova Aldeia da Luz, foi o “episódio” mais intimista e com o qual a população mais sofreu.
De manhã, após o pequeno almoço, fomos passear descontraidamente pelas ruas desta localidade.





Igreja do Sagrado Coração de Jesus na
Aldeia da Luz

A Nova Igreja de Nossa Senhora da Luz, inaugurada no ano de 2003, foi construída à imagem da igreja original da Antiga Aldeia da Luz, tendo-se recorrido a um levantamento arquitectónico rigoroso e à utilização de métodos e técnicas de construção tradicionais.


Igreja de Nossa Senhora da Luz, na
Aldeia da Luz

Junto à igreja encontra-se construído o Museu da Luz que acabámos por ir visitar.
A ideia da construção de um museu tem origem na década de 1980, no quadro da definição de medidas compensatórias dos impactes decorrentes da implementação do projecto de Alqueva e da reposição da aldeia. O museu encontra-se aberto ao público desde 2003.
O Museu da Luz encontra-se localizado entre a Nova Aldeia da Luz e a margem do lago do Alqueva. O edifício construído em xisto encontra-se perfeitamente integrado na paisagem.



Este Museu encontra-se centrado a perpetuar a memória da antiga aldeia e suas gentes bem como as memórias e identidades do passado e do futuro dos territórios da Luz e do Alqueva.
No museu existe uma sala de exposições temporárias, bem como uma colecção etnográfica da Aldeia e peças arqueológicas.
Numa das salas de exposição no museu (a Sala da Luz), existe uma pequena janela de onde se pode ver o local exacto onde se encontra submersa a antiga aldeia da Luz.
Esta visita ao Museu permite-nos ficar a conhecer a antiga aldeia da Luz, bem como o impacto da construção da barragem e o processo de construção da nova aldeia.




O bilhete de acesso ao museu custa 2€, mas reformados e maiores de 65 anos, família de 2 adultos e filhos com 15 a 25 anos têm desconto de 50%.
Menores de 15 anos têm entrada livre.
Também tem entrada livre aos domingos e feriados até às 13 horas.
Após esta visita fomos até à Praia Fluvial de Mourão, onde acabámos por almoçar no bar ali existente.
A praia fluvial é pequena mas agradável o que nos motivou a passar aqui o resto do dia.





Pernoita num grande estacionamento existente junto às águas da Praia Fluvial de Mourão.


Percorridos no dia 8 km.


Sem comentários:

Enviar um comentário